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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da mobilização de saberes docentes sobre a abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) a partir de discursos de licenciandos em química em um processo formativo
Autor: SILVA, Anne Caline Bezerra Ferreira da 
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Segundo membro da banca: GUEDES, Marilia Gabriela de Menezes
Resumo: Neste trabalho tivemos como objetivo analisar possibilidades e dificuldades na mobilização de saberes docentes sobre a abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS), a partir de discursos de licenciandos em Química em um processo formativo. Seguimos uma abordagem qualitativa e contamos com a participação de licenciandos em Química de uma universidade pública de Pernambuco, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para composição dos instrumentos, realizamos a filmagem – e posterior transcrição – de uma formação acerca da abordagem CTS, baseada no modelo da racionalidade crítica e na espiral de responsabilidades de Waks, que aconteceu em dois encontros/aulas. Foram três procedimentos metodológicos: o planejamento da formação; a ministração da formação; e a construção e análise do Corpus. Para analisarmos o Corpus tomamos por base os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Fairclough, mais especificamente, o modelo tridimensional. A partir das análises empreendidas identificamos que: enquanto texto, os discursos dos licenciandos contribuíram para suas identidades docentes e para suas relações sociais com colegas e com a professora/pesquisadora, no âmbito do processo formativo; enquanto prática discursiva, identificamos a presença de discurso direto, indireto e de alguns tipos de discursos, como, por exemplo, o pedagógico-metodológico, o pedagógico-conteudista, o pedagógico-curricular, o pedagógico-contextualizado e o pedagógico-político; e enquanto prática social, identificamos discursos que podem contribuir tanto para a manutenção de ideologias hegemônicas presentes no contexto educacional, como para a ressignificações destas ideologias, transformando-as e/ou resistindo a elas. Identificamos ainda, alguns saberes docentes relativos à abordagem CTS os quais relacionamos aos saberes docentes de Tardif. Nesta direção, temos, por exemplo, a compreensão da dimensão social em seus diferentes aspectos e a articulação dos conteúdos químicos considerando as dimensões tecnológicas e sociais, como saberes experienciais, a compreensão da dimensão tecnológica, como saber disciplinar, e a compreensão do uso de abordagens temáticas, como saberes curricular e de formação profissional. Por fim, identificamos algumas possibilidades na mobilização destes saberes, dos quais destacamos, os significados expressados nos discursos dos licenciandos como, por exemplo, estímulo e persistência do professor, e práticas discursivas que podem se constituir como resistência e transformação de ideologias hegemônicas, como, por exemplo, o discurso do tipo pedagógico-político. E sobre as dificuldades na mobilização dos saberes docentes relativos à abordagem CTS, podemos destacar a concepção da tecnologia como inovação e práticas discursivas dos tipos pedagógico-estrutura escolar e pedagógico-demanda de trabalho docente, as quais podem reproduzir ideologias hegemônicas presentes no discurso educacional que restringem a implementação de outras abordagens de ensino, para além das tradicionais, devido, por exemplo, à demanda de trabalho docente.
Abstract: In this paperwork we had as objective analyze possibilities and difficulties in mobilization of teacher knowledge about STS approach, from speeches of students of the licentiate course in Chemistry in a formative process. Followed a qualitative approach and counting with students of the licentiate course in Chemistry of the public university of Pernambuco, participants of Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (PIBID). For instruments composition, a footage was made – and posterior transcription – of a formation about science-technology-society (STS) approach, based upon model of critical rationality and responsibility spiral of Waks, that happened in two encounters/classes, in addition, the final product was the classes plans made by the students of the licentiate course participants of this investigation. Three methodological procedures were made: formation plan; formation ministry; and construction and analysis of Corpus, composed by the transcript speeches. To analyze the Corpus the base was the Critical Discourse Analysis of Fairclough, more specifically, tridimensional model of CDA. From the analysis made it was identified that, as text, the students of the licentiate course speeches contributed for their docent identities and their social relationships with colleagues and the teacher/researcher, in the graduate process, as discursive practice, it was identified the presence of direct and indirect speech, and some speeches as, for example, the pedagogic-methodologic, the pedagogic-content, the pedagogic-curricular, the pedagogic contextualized, and the pedagogic-political, in addition, as social practice, it was identified discourses that contributed for the manutention of certain hegemonic ideologies that are present in education context and discourses that contributed for the resignification of these ideologies, resisting to them. It was possible to identify yet, some teacher knowledge relative to the STS approach in which we connect to the Tardif teacher knowledge. In this direction, we have, for example, as experimental knowledge, the comprehension of social dimension in its different aspects and the articulation of chemical contents considering the technological and social dimensions: The knowledge of technological dimension, as discipline. And the knowledge of how to use thematic approach, as curricular and professional formation. Lastly, it was identified some possibilities for the mobilization of this knowledge, for example, comprehension of the contribution the chemistry teaching has in social problems in the scientific and technological aspects, mainly in a educational perspective; the contribution of the graduates experiences in the process of constructing knowledge; the importance of teachers autonomy; and the importance of PIBID for the initial formation of teachers; as possibilities. Also, some difficulties in teacher knowledge mobilization relative to the STS approach, for example, as the misconception about technology; the number of classes as limitation for the STS approach; and the gap between the theory and practice.
Palavras-chave: Formação de professores
Abordagem CTS
Saber docente
Análise do discurso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Anne Caline Bezerra Ferreira da. Análise da mobilização de saberes docentes sobre a abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) a partir de discursos de licenciandos em química em um processo formativo. 2020. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9191
Data de defesa: 3-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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