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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aceitação e uso do ambiente virtual da aprendizagem : percepções dos docentes nos cursos de licenciaturas na área de ensino das ciências e matemática da ufrpe
Autor: MIRANDA, Ana Clara Cavalcanti de 
Primeiro orientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro coorientador: CEOLIN, Alessandra Carla
Primeiro membro da banca: LEITE, Bruno Silva
Segundo membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Resumo: Este estudo busca compreender os fatores que podem influenciar direta ou indiretamente na intenção de uso e consequente uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) à luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de tecnologia (UTAUT). A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade que levanta discussões sobre utilização de tecnologias desde o final do século XX. A EAD é um formato de ensino planejado previamente, que faz uso de técnicas, métodos e tecnologias, bem como combinações no modelo organizacional e administrativo. Por sua vez, a UTAUT busca aferir o grau que uma pessoa aceita ou rejeita determinada tecnologia. Para o aprofundamento teórico de estudo, realizou-se discussões com as literaturas sobre a globalização e as tecnologias da informação e comunicação, inter-relacionando com o uso da tecnologia no contexto educacional. A aplicação da pesquisa foi embasada metodologicamente na (UTAUT), sendo o objeto dessa dissertação o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRPE (AVAUFRPE) e os sujeitos são docentes e coordenadores dos cursos de Licenciatura do Ensino das Ciências da UFRPE campus Recife. Foram utilizadas as abordagens quantitativas e qualitativas e foram coletadas informações por meio de uma Survey e de entrevista episódica, com aplicação das análises utilizando Microsoft Excel e textual. No geral, os resultados mostraram que tanto na visão dos docentes, quanto dos coordenadores dos cursos do ensino das ciências da UFRPE apresentam uma baixa aceitação do uso e da intenção do uso do AVA-UFRPE segundo a UTAUT. Os docentes não percebem que o ambiente estudado minimiza a carga de trabalho, como também não minimiza o esforço docente ao ser utilizado. Foram identificadas diferenças nas percepções dos professores e coordenadores dos quatro cursos analisados: nos cursos de biologia e matemática os docentes afirmam que trocam informações e incentivos sobre o AVA-UFRPE, apesar que em geral os docentes dizem que não existe influência dos níveis hierárquicos na utilização do AVA-UFRPE. Já nos cursos de química e física foi percebida um menor intensão do AVA. Contudo observa-se que os mesmos acreditam que o ambiente apresenta funcionalidades interessantes para serem executadas e afirmam que falta mais experiência de acesso no AVA-UFRPE a fim de conhece-lo em sua totalidade.
Abstract: This study seeks to understand the factors that can directly or indirectly influence the intention to use and subsequent use of a Virtual Learning Environment (VLE) in the light of the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT). Distance Education (EAD) is a modality that raises discussions about the use of technologies since the end of the 20th century. Distance learning is a pre-planned teaching format, which makes use of techniques, methods and technologies, as well as combinations in the organizational and administrative model. In turn, UTAUT seeks to assess the degree to which a person accepts or rejects a given technology. For the theoretical deepening of the study, discussions were held with the literature on globalization and information and communication technologies, interrelating with the use of technology in the educational context. The application of the research was methodologically based on (UTAUT), being the object of this dissertation the Virtual Learning Environment of UFRPE (AVAUFRPE) and the subjects are professors and coordinators of the Licentiate of Science Teaching courses at UFRPE campus Recife. Quantitative and qualitative approaches were used and information was collected through a Survey and episodic interviews, with application of analyzes using Microsoft Excel and text. Overall, the results showed that both in the view of the professors and the coordinators of science teaching courses at UFRPE, they present a low acceptance of the use and intention of using the AVA-UFRPE according to UTAUT. Teachers do not realize that the studied environment minimizes the workload, and also does not minimize the teaching effort when used. Differences were identified in the perceptions of professors and coordinators of the four analyzed courses: in biology and mathematics courses, professors state that they exchange information and incentives about the AVA-UFRPE, although in general, professors say that there is no influence of hierarchical levels in the use of the AVA-UFRPE. In the chemistry and physics courses, a lower intensity of VLE was perceived. However, it is observed that they believe that the environment has interesting features to be implemented and claim that they lack more access experience in AVA-UFRPE in order to know it in its entirety.
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem
Docente
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MIRANDA, Ana Clara Cavalcanti de. Aceitação e uso do ambiente virtual da aprendizagem : percepções dos docentes nos cursos de licenciaturas na área de ensino das ciências e matemática da ufrpe. 2020. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9187
Data de defesa: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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