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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequências didáticas construídas por licenciandos com enfoque na história da química para a modalidade EJA
Autor: SANTOS, Alida Beatrice Gomes 
Primeiro orientador: SILVEIRA, Thiago Araújo da
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivoneide Mendes da
Segundo membro da banca: LIMA, Janayna Silva Cavalcante de
Resumo: A presente dissertação trata da Formação Inicial dos professores de Química pensada em um ensino que utiliza abordagens históricas para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral é analisar o processo de elaboração de Sequências Didáticas (SD) para a EJA utilizando uma abordagem histórica da Química, por licenciandos em Química. O referencial teórico está situado em bases conceituais da formação dos professores, com ênfase na sua Formação Inicial, que são discutidas por Carvalho e Gil-Pérez (1993), Nóvoa (1995), García (1999) e Krasilchik (1987); da EJA, dando enfoque no ensino da Química e seus sujeitos; bem como da História da Química (HQ) e a elaboração de SD que as tenham como perspectiva educativa. A metodologia proposta é a qualitativa, por meio de uma pesquisa participante, seguindo pressupostos de Brandão (2000). Os atores sociais são os licenciandos matriculados em uma turma do 6º período de Licenciatura em Química, na disciplina de Metodologia do Ensino da Química. A técnica de coleta de dados foi a observação sistemática, o grupo focal e a videogravação; já a ferramenta de análise de dados foi a Análise Hermenêutica-Dialética (AHD), que é aquela que apreende de forma mais aproximada a realidade dos pesquisados (OLIVEIRA, 2014). Como resultados, a pesquisa obteve diferentes perspectivas dos estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a construção de SD elaboradas por eles destinadas ao ensino de Química na EJA, em que perceberam que não basta criar questões para uma SD, precisa considerar todos os aspectos contextuais que envolvem o aluno, levando principalmente em considerações sua bagagem conceitual obtida a partir das suas experiências com o mundo, até pensar no número e tempo de aulas que serão utilizadas. Ademais, o estudo discutiu aspectos sobre a importância de se trabalhar o ensino de Química por meio de uma abordagem histórica, cujos licenciandos perceberam que quando se ensina com esse viés o aluno compreenderá o conteúdo nas suas diversas faces e assim poderá aplicá-lo dentro do seu contexto. Além dessas reflexões, a pesquisa gerou outras, como quais impactos acreditaram que teria dentro da modalidade EJA se fosse trabalhada a HQ, e os licenciandos ressaltaram que os alunos iriam se engajar mais e desconstruir uma visão negativa que muitos tinham sobre a disciplina da Química. Posteriormente, falaram sobre a possibilidade da SD deles ser aplicada ao ensino remoto, devido à pandemia que estamos enfrentando do COVID-19, em que ocorreu uma divisão de opiniões: alguns defendendo que daria para aplicá-la, desde que houvesse algumas adaptações, enquanto outros disseram que os alunos e os professores estão ficando saturados de tanta informação vinda por meio de aulas online e pouco contato e interações nas aulas.
Abstract: This dissertation addresses initial training of Chemistry teachers conceived in a teaching that uses historical approaches for the public of Youth and Adult Education (EJA). The general objective is to analyze the process of elaboration of Didactic Sequences (DS) for EJA using a historical approach to Chemistry, by undergraduates in Chemistry. The theoretical framework is situated on conceptual bases of teacher education, with an emphasis on their Initial Education, which are discussed by Carvalho and Gil-Pérez (1993), Nóvoa (1995), García (1999) and Krasilchik (1987); EJA, focusing on the Teaching of Chemistry and its subjects; as well as the History of Chemistry (HC) and the elaboration of DS that have them as an educational perspective. The proposed methodology is qualitative, through participatory research, following the assumptions of Brandão (2000). The social actors are the undergraduates enrolled in a class of the 6th period of the Licentiate Degree in Chemistry, in the subject of Teaching Methodology of Chemistry. The data collection technique was systematic observation, focus group and video recording; on the other hand, the data analysis tool was the Hermeneutic-Dialetic Analysis (AHD), which is the one that more closely apprehends the reality of those surveyed (OLIVEIRA, 2014). As a result, the research obtained different perspectives from students of the Licentiate Degree in Chemistry on the construction of DS designed by them for the Teaching of Chemistry in EJA, in which they realized that it is not enough to create questions for a DS, it needs to consider all contextual aspects that involve the student, leading mainly considering their conceptual baggage obtained from their experiences with the world, until thinking about the number and time of classes that will be used. Furthermore, the study discussed aspects of the importance of working the teaching of Chemistry through a historical approach, whose undergraduates realized that, when teaching with this bias, the student will understand the content in its different faces and thus be able to apply it within its context. In addition to these reflections, the research generated others such as what impacts they believed it would have within the EJA modality if the HC were worked on, and the undergraduates emphasized that students would engage more and deconstruct a negative view that many had about the subject of Chemistry. Later, they talked about the possibility of their DS being applied to remote learning, due to the COVID-19 pandemic that we are facing, in which there was a division of opinions: some defending that it could be applied, provided there were some adaptations, while others claim that students and teachers are becoming saturated with so much information coming through online classes and little contact and interaction in classroom.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de química
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SANTOS, Alida Beatrice Gomes. Sequências didáticas construídas por licenciandos com enfoque na história da química para a modalidade EJA. 2021. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9186
Data de defesa: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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