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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Waleria Vila Nova da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8477434689766584por
dc.contributor.advisor1ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa-
dc.contributor.referee1SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.referee2FERRAZ, Bruna Tarcília-
dc.date.accessioned2023-06-05T20:59:43Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Waleria Vila Nova da. A educação infantil em Vitória de Santo Antão - PE, no contexto da pandemia do COVID-19. 2021. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9053-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objeto de estudo a dinâmica da Educação Infantil no município de Vitória de Santo Antão no contexto da pandemia do Covid-19, cujo objetivo geral foi analisar a etapa da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19. Como metodologia, utilizamos a observação sistemática (GIL, 2008), análise documental e o estudo de caso (YIN, 2001). As observações foram realizadas em participação nos eventos e formações promovidos pela Secretaria Municipal de Educação no formato presencial e remotos que denominamos de Campo Virtual da Pesquisa, bem como a participação em grupos de coordenação pedagógica (de modo geral) e docentes da Educação Infantil, ambos no Aplicativo WhatsApp. Foram analisados os documentos norteadores das atividades da Educação Infantil no município, durante o período de desenvolvimento deste estudo, tais como a Currículo de Pernambuco para a Educação Infantil (2019), os pareceres do Conselho Nacional de Educação (05/2020, 15/2020). O outro ponto de destaque são as orientações para preenchimento de relatórios e cadernetas de acordo com os documentos orientadores. Percebe-se neste contexto que os objetivos da gestão da rede municipal estão muito direcionados às tarefas burocráticas que comprovem que as atividades foram realizadas de acordo com os documentos orientadores e menos com o atendimento das necessidades dos/das docentes no contexto do trabalho em casa e as dificuldades relatadas na interação com as crianças, famílias e as atividades síncronas e assíncronas, bem como os recursos tecnológicos e equipamentos. Destaco ainda que não houve nas formações momentos de reflexões sobre concepção de infância, bem como orientações específicas sobre a educação da infância na pandemia do Covid-19.por
dc.description.abstractThis work is the result of a research whose object of study was the dynamics of Early Childhood Education in the city of Vitória de Santo Antão in the context of the Covid-19 pandemic, whose general objective was to analyze the stage of Early Childhood Education in the context of the Covid pandemic -19. As a methodology, we used systematic observation (Gil, 2008), document analysis and the Case Study (Yin, 2001). The observations were carried out through participation in events and training promoted by the Municipal Department of Education in face-to-face and remote format that we call the Virtual Field of Research, as well as participation in pedagogical coordination groups (in general) and early childhood education teachers, both in the WhatsApp App. The guiding documents of Early Childhood Education activities in the city were analyzed during the period of development of this study, such as the Pernambuco Curriculum for Early Childhood Education (2019), the opinions of the National Education Council (05/2020, 15/2020). The other highlight is the guidelines for filling out reports and passbooks in accordance with the guiding documents. It can be seen in this context that the objectives of the management of the municipal network are very much directed towards bureaucratic tasks that prove that the activities were carried out in accordance with the guiding documents and less in meeting the needs of teachers in the context of working at home and the difficulties reported in interacting with children, families and synchronous and asynchronous activities, as well as technological resources and equipment. I also emphasize that there were no moments of reflection on the concept of childhood in the training sessions, as well as specific guidelines on childhood education in the Covid-19 pandemic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-06-05T20:59:43Z No. of bitstreams: 1 Waleria Vila Nova da Silva.pdf: 2035252 bytes, checksum: 6809872e14d0449f9e6394a4e61d3f7f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-05T20:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Waleria Vila Nova da Silva.pdf: 2035252 bytes, checksum: 6809872e14d0449f9e6394a4e61d3f7f (MD5) Previous issue date: 2021-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectVitória de Santo Antão (PE)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação infantil em Vitória de Santo Antão - PE, no contexto da pandemia do COVID-19por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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