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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambuco
Autor: COSTA, Sebastiana Nunes da 
Primeiro orientador: FERRAZ, Bruna Tarcília
Primeiro coorientador: BOTELHO, Denise Maria
Primeiro membro da banca: AGUERO, Dolores Aronovich
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Resumo: A presente dissertação é resultado do trabalho de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE, vinculada a Linha de Pesquisa Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais, cujo objetivo principal foi analisar as políticas públicas educacionais no Estado de Pernambuco no âmbito do Ensino Médio voltadas para a formação de professores no contexto da temática de gênero e sexualidade, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças. Para tanto procurou-se realizar uma revisão bibliográfica para compor um referencial teórico que possibilitasse a compreensão do objeto de estudo, por meio de uma abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica orientou ainda a formação do referencial teórico que deu suporte à análise documental desenvolvida posteriormente e mediada pelas fontes documentais investigadas junto à Secretaria de Educação do Estado, Secretaria da Mulher, EREM do município de Recife e ETE do município de São Bento do Una, bem como nos deu suporte ainda as entrevistas realizadas com os nossos colaboradores. Verificou-se que as políticas públicas educacionais em gênero e sexualidade aplicadas no contexto da nossa pesquisa configuraram avanços em muitos aspectos, porém nos sinalizou alguns retrocessos e impedimentos para a sua implementação e ações formativas. Observou-se que as ações elaboradas se estruturaram enquanto política pública de educação, mas em alguns momentos essas são apenas políticas de governo. Estruturalmente os reflexos desse processo estão presentes nas escolas dificultando sobremaneira, movimentos educativos voltados a um ideal inclusivo e de equidade a todas(os) as(os) sujeitas(os).
Abstract: The present dissertation is the result of the research work of the Master's Program in Education, Cultures, and Identities of UFRPE, linked to the Research Line Policies, Programs, and Mana-gement of Educational and Cultural Processes, whose main objective was to analyze the edu-cational public policies in the State of Pernambuco in the scope of High School aimed at teacher training in the context of gender and sexuality, the Gender Nuclei and the Andanças Project. In order to do so, a bibliographic review was carried out to compose a theoretical referential that would allow the understanding of the object of study, by means of a qualitative approach. The bibliographical research also guided the formation of the theoretical framework that supported the documental analysis developed later and mediated by the documental sources investigated at the State Secretary of Education, Secretary of Women's Affairs, EREM in the city of Recife and ETE in the city of São Bento do Una, as well as supporting the interviews carried out with our collaborators. We verified that the educational public policies in Gender and Sexuality ap-plied in the context of our research configured advances in many aspects, but signaled some setbacks and impediments to their implementation and formative actions. It was observed that the actions developed were structured as public education policies, but sometimes these are just government policies. Structurally, the reflexes of this process are present in the schools, making it extremely difficult for educational movements aimed at an inclusive ideal and equity for all the subjects.
Palavras-chave: Política pública
Política educacional
Gênero
Sexualidade
Formação de professores
Formação continuada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: COSTA, Sebastiana Nunes da. Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambuco. 2021. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9050
Data de defesa: 8-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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