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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo e movimento na Educação Infantil: possibilidades e limites para a livre expressão da criança
Autor: PENHA, Rosimere Ferreira da 
Primeiro orientador: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Segundo membro da banca: SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de
Resumo: Este estudo investiga a relação entre corpo e movimento, focalizando as possibilidades e limites da livre expressão da criança na Educação Infantil. Buscamos compreender como as crianças reagem nas interações com seus pares durante as rotinas e práticas pedagógicas na creche e CMEI. O parâmetro é a relação entre corpo e movimento com a organização do espaço, este se configurando como um elemento disciplinador ou integrador; com o tempo escolar organizado em contraposição aos desejos e necessidades das crianças que se vêm entre o controle e a transgressão das rotinas, como também, a autonomia e mobilidade que apresentam uma construção e organização localizadas entre os opostos de liberdade e limites dos movimentos e ações das crianças. As discussões partem dos novos estudos sociais das infâncias, propondo uma reflexão interdisciplinar articulada aos aportes teóricos que investem na reflexão acerca dos processos educativos do corpo que tem se configurado nas instituições escolares, ampliando a abordagem discutimos o desenvolvimento numa perspectiva sociocultural estabelecendo um diálogo com os conceitos de experiência presente na obra de Walter Benjamin e Jorge Larrosa. Os dados foram construídos a partir de registros videográficos que retratam atividades pedagógicas no quotidiano da creche e CMEI e entrevistas semi-estruturadas com as professoras I. O lócus da pesquisa são instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Recife. O estudo revela uma relação de imbricamento entre a livre expressão do corpo e seu movimento com o espaço, tempo, mobilidade e autonomia, assim como, discute percepções que podem favorecer novas experiências e práticas na Educação Infantil.
Abstract: This study investigates the relationship between body and movement, focusing on the possibilities and limits of children's free expression in Early Childhood Education. We seek to understand how children react in interactions with their peers during routines and pedagogical practices at day care centers and CMEI. The parameter is the relationship between body and movement with the organization of space, the latter becoming a disciplining or integrating element; with school time organized in contrast to the desires and needs of children who see themselves between the control and the transgression of routines, as well as the autonomy and mobility that present a construction and organization located between the opposites of freedom and limits of movements and actions of children. The discussions start from the new social studies of childhood, proposing an interdisciplinary reflection articulated to the theoretical contributions that invest in the reflection about the educational processes of the body that has been configured in school institutions, expanding the approach we discuss the development in a sociocultural perspective establishing a dialogue with the concepts of experience present in the work of Walter Benjamin and Jorge Larrosa. The data were constructed from videographic recordings that portray pedagogical activities in the day-to-day life of the nursery and CMEI and semi-structured interviews with the teachers I. The locus of the research are institutions of Early Childhood Education of the Municipal Network of Recife. The study reveals an overlapping relationship between the free expression of the body and its movement with space, time, mobility and autonomy, as well as discussing perceptions that may favor new experiences and practices in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Criança
Corpo e movimento
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: PENHA, Rosimere Ferreira da. Corpo e movimento na Educação Infantil: possibilidades e limites para a livre expressão da criança. 2022. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9048
Data de defesa: 13-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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