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Tipo do documento: Dissertação
Título: Grêmio estudantil na escola pública: entre a participação e a solidariedade caritativa (Agreste de Pernambuco, 2018-2020)
Autor: FIGUEIRÔA, Plínio Xavier de 
Primeiro orientador: MIRANDA, Humberto da Silva
Primeiro coorientador: FERREIRA, Hugo Monteiro
Primeiro membro da banca: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Segundo membro da banca: ANDRADE, Juliana Alves de
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a participação de estudantes através do grêmio estudantil. Buscou entender a organização do grêmio estudantil, como está sendo construída essa participação na escola e como isso tem impactado na vida dos estudantes fora do cotidiano escolar, além de também investigar as possíveis práticas adultocêntricas que impedem a participação dos estudantes na escola. Teve como pressuposto a percepção de que o grêmio estudantil é um espaço conquistado e coletivo e que pode construir práticas democráticas entre os estudantes e a escola como também com a sociedade de forma geral. Fundamentada na metodologia qualitativa, especificamente em um estudo de caso com base em André (2001), Yin (2001) e Pizzol (2004), a pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual do ensino médio que faz parte do programa semi-integral no Agreste de Pernambuco. Fizemos análises dos documentos da escola pertinentes à normatização, promoção e funcionamento do grêmio estudantil, como também o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição escolar. Também realizamos grupos focais com os estudantes que fizeram parte do grêmio no período de 2018 a 2020. A análise dos dados foi desenvolvida na perspectiva da metodologia de análise de conteúdo segundos os autores Bardin (1977), Minayo (2007) e Oliveira (2008), tomando as falas dos estudantes durante os grupos focais como fontes das categorias apresentadas neste trabalho. O grêmio estudantil configura-se como um espaço que pode promover experiências participativas com os estudantes e com isso desenvolver práticas cada vez mais democráticas. Tendo em vista que o grêmio estudantil é na maioria das vezes a primeira oportunidade de os estudantes participarem de um espaço democrático e coletivo, trata-se de um incentivo, mesmo que de forma indireta, a desenvolver a participação de forma ativa. É um espaço em favor do qual precisamos reafirmar sua proposta e conquista na escola. Embora essa participação seja controlada pelos adultos que estão presentes no cotidiano das escolas e pelos ideários da religião cristã, que prega que para ser um ser humano bom é necessário desenvolver a solidariedade e a caridade, práticas encontradas em nosso estudo, fortalecer o grêmio estudantil é promover cada vez mais uma educação democrática.
Abstract: This research aimed to analyze student participation through the student union. It sought to understand the organization of the student union and how this participation in the school is being built and how it has an impact on the students' lives beyond the school routine, as well as investigating the possible adult-centered practices that prevent students from participating in the school. It was assumed that the student union is a conquered and collective space and that it can build democratic practices between students and the school as well as with society in general. Based on the qualitative methodology, specifically not even a case study, the research was developed in a state public high school that is part of the semi-integral program in the countryside of Pernambuco. We carried out analyzes of the school documents relevant to the standardization, promotion and operation for the student union, as well as the PPP (Pedagogical Political Project) of the school institution, we held focus groups with the students who were part of the union in the period from 2018 to 2020. The data analysis was developed from the perspective of the content analysis methodology, making the students' speeches during the focus groups as the source of the categories presented in this work. The student union is configured as a space that can promote participatory experiences with students, thereby developing increasingly democratic practices. Bearing in mind that the student union is most of the time the students' first opportunity to participate in a democratic and collective space, with this it is an incentive, even if indirectly, to develop this participation actively. It is a space that we need to reaffirm your proposal and achievement at school. Although this participation is controlled mainly by the ideas of the Christian religion, which preaches that to be a good human being you need to develop solidarity and charity, practices that are found in our study. Strengthening the student union is promoting more and more democratic education.
Palavras-chave: Associações estudantis
Representação estudantil
Participação
Escola pública
Democracia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: FIGUEIRÔA, Plínio Xavier de. Grêmio estudantil na escola pública: entre a participação e a solidariedade caritativa (Agreste de Pernambuco, 2018-2020). 2020. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9047
Data de defesa: 21-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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