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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRANDÃO, Maria Teresa-
dc.contributor.advisor1SILVA, Emmanuelle Christine Chaves da-
dc.contributor.advisor-co1LYRA, Pompéia Viliachan-
dc.date.accessioned2023-06-05T16:12:08Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Maria Teresa. Do sentimento de confiança da mãe à possibilidade de brincar do bebê - um estudo de caso a partir da abordagem Pikler. 2022. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9042-
dc.description.resumoSons, cores, ritmos, cheiros, formas, gestos e movimentos o bebê sente, aprende e, nesta dissertação, é o nosso professor. Atravessamentos com a Abordagem Pikler foram nosso adulto de referência nesta pesquisa. Nosso objetivo geral foi investigar as contribuições da observação na atitude de confiança da mãe e na autonomia do bebê ao brincar. Por isso, partimos da seguinte questão-problema: como uma proposta de formação dos cuidadores de bebês pode contribuir para a relação bebê-adulto e o desenvolvimento dos bebês no contexto da pandemia? Nossa pesquisa trata-se de uma proposta de estudo de caso, com inspiração da proposta pikleriana, que inicia-se com a formação de cuidadores de bebês, sustentando a atividade autônoma principal do bebê - o brincar - e é reforçada e ampliada pela observação, a qual fundamenta nossa metodologia de pesquisa, a análise de resultados e a conclusão. Nossos dados foram analisados a partir de registros videográficos e dos comentários de observação da mãe, a partir da metodologia escolhida, a ‘observação pikleriana’. Os resultados foram validados e fundamentados nos princípios da Abordagem Pikler, através de leituras e trabalhos que nos mostram o potencial dos pressupostos que constituem essa abordagem. Por fim, em nossas considerações, percebemos que a confiança da mãe no bebê e sua capacidade de brincar autônoma são indissociáveis, e isso é revelado nos dados desta pesquisa.por
dc.description.abstractSounds, colors, rhythms, smells, shapes, gestures and movements the baby feels, learns and, in this dissertation, is our teacher. Crossings with the Pikler Approach were our reference adult in this research. Our general objective was to investigate the contributions of observation on the mother's attitude of confidence and on the baby's autonomy when playing. Therefore, we start from the following problemquestion: how can a proposal for training baby caregivers contribute to the baby-adult relationship and the development of babies in the context of the pandemic? Our research is a case study proposal, inspired by the Piklerian proposal, which begins with the training of baby caregivers, sustaining the baby's main autonomous activity - playing - and is reinforced and expanded by observation, which underlies our research methodology, analysis of results and conclusion. Our data were analyzed from videographic records and comments from the mother's observation, based on the chosen methodology, the 'Piklerian observation'. The results were validated and based on the principles of the Pikler Approach, through readings and works that show us the potential of the assumptions that constitute this approach. Finally, in our considerations, we realized that the mother's confidence in the baby and her ability to play autonomously are inseparable, and this is revealed in the data of this research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-06-05T16:12:08Z No. of bitstreams: 1 Maria Teresa Melo Brandao Cavalcanti.pdf: 4580561 bytes, checksum: 3eb7bdad3a41a39d8effae85016da725 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-05T16:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Teresa Melo Brandao Cavalcanti.pdf: 4580561 bytes, checksum: 3eb7bdad3a41a39d8effae85016da725 (MD5) Previous issue date: 2022-11-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectAutonomia em criançaspor
dc.subjectCuidadores de criançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDo sentimento de confiança da mãe à possibilidade de brincar do bebê - um estudo de caso a partir da abordagem Piklerpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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