Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9040
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Caminhar entre pontes – museus e arte/educação: transpassar em experiências |
Autor: | VIEIRA, Nathália Teodósio |
Primeiro orientador: | SOUZA, Ana Paula Abrahamian de |
Primeiro coorientador: | TAVARES, Maurício Antunes |
Primeiro membro da banca: | VIDAL, Fabiana Souto Lima |
Resumo: | A presente pesquisa tomou como objetivo geral compreender como a Arte/Educação em um espaço museal, atravessada por experiências e memórias, constrói saberes. Nos aprofundamos na contribuição de Paulo Freire (2020) entendendo que o educador deve reconhecer as leituras de mundo dos educandos, firmando uma ponte com a Arte/Educação (BARBOSA, 2012), ao compreender como construções sociais, históricas e culturais podem se materializar nas práticas educativas, e, com Jorge Larrosa (2017), que nos mostra como a noção de experiência se relaciona com nossa vida em sua totalidade. A pesquisa contou com quatro ex-estagiários do setor educativo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam. Como instrumentos da pesquisa, foram realizadas entrevistas narrativas, buscando observar como e se os processos (auto)reflexivos dos/as participantes dialogam com o museu e sua construção, e as dinâmicas internas da instituição. Concluímos que as práticas em Arte/Educação em um museu, que se relacionem com memórias, histórias, identidades, saberes, é uma busca que não cessa, que se fazem presentes, necessitando de uma política cultural na/para a construção desses espaços. |
Abstract: | This research took as the main goal to comprehend how Art/Education in a museum space, crossed by experiences and memories, builds knowledge. We go deeper into the contribution of Paulo Freire (2020), with the understanding that an educator must acknowledge their learners' reading of the world, building bridges with Art/Education(BARBOSA, 2012), through grasping how social, historical and cultural constructs may come about in educational practices, and with Jorge Larrosa(2017), who shows us how the notion of experience relates to our life in its whole. The research counted on four former interns from the education sector at the Museum of modern art Aloisio Magalhães- MAMAM. As research instruments, narrative interviews were used, aiming to observe how and if the (self)reflective processes of the participants were in dialogue with the museum and its construction, as well as its internal dynamics. We concluded that the practices in Art/Education in a museum, which are related to memories, history, identities, knowledge, are a non-stopping search, evidencing the need for a cultural policy on/for the building of these spaces. |
Palavras-chave: | Museu Arte-educação Educação Memória Narrativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
Citação: | VIEIRA, Nathália Teodósio. Caminhar entre pontes – museus e arte/educação: transpassar em experiências. 2022. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9040 |
Data de defesa: | 19-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nathalia Teodosio Vieira.pdf | Documento principal | 7,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.