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Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetória educativa dos/as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida em Recife/PE
Autor: ARAGÃO, Mallon Francisco Felipe Rodrigues de 
Primeiro orientador: MIRANDA, Humberto da Silva
Primeiro membro da banca: ANDRADE, Juliana Alves de
Segundo membro da banca: FERREIRA, Hugo Monteiro
Resumo: A presente pesquisa busca tem um compromisso ético e político com a defesa dos direitos humanos, em especial dos direitos humanos dos adolescentes em vivência de medidas socioeducativas. Com o objetivo de discutir o Sistema Socioeducativo a partir das trajetórias educativas dos Adolescentes em medidas socioeducativas de liberdade assistida na cidade do Recife. Tendo um olhar direcionado às adolescências, nesta pesquisa focamos nossos esforços nos/nas adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida, problematizando seu acesso , permanência e sucesso na escola. Pensando nisso, a pesquisa que apresentamos é resultado da seguinte pergunta: “Como os adolescentes em vivência de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida compreendem sua trajetória escolar e a (in)efetividade de seu direito humano à educação ? O objetivo principal desta pesquisa é: Constatar, a partir da vocalização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida a (in)efetividade do direito à educação escolar. Visando que a voz, muitas vezes negada aos adolescentes em medidas socioeducativas precisa ser garantida e efetivada como direito. No primeiro momento buscamos fazer um estado da arte, tendo como base a BDTD e quando utilizando os descritores: adolescente, medidas socioeducativas e escola, encontramos diversos trabalhos. Afunilamos para o tipo de medida que é a liberdade assistida, encontramos algumas pesquisas, contudo nenhuma em Pernambuco. Mesmo nas pesquisas encontradas, nenhuma trazia a voz dos adolescentes sobre a escola e muito sua trajetória na educação. Metodologicamente essa pesquisa se alinha como uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009) sobre educação (ANDRE, 2013). Utilizando como método de análise o documental (GASKEL, 2002) sendo cinco adolescentes em vivência e egressos de Liberdade Assistida entrevistados na cidade do Recife. A partir da vocalização dos adolescentes entendemos suas trajetórias a partir da compreensão de sua condição social e das formas de acesso e acolhida no ambiente escolar. São apresentados dados sobre as medidas socioeducativas em Pernambuco e extraídos os dados de Recife também. Neste trabalho debato essencialmente o Direito Humano à educação dos adolescentes, problematizando que sem o acesso à educação pública e de qualidade a Medida Socioeducativa em meio aberto fica sem sentido.
Abstract: This research seeks to have an ethical and political commitment to the defense of human rights, especially the human rights of adolescents experiencing socio-educational measures. With the objective of discussing the Socio-Educational System from the educational trajectories of Adolescents in socio-educational measures of assisted freedom in the city of Recife. With a focus on teenagers, in this research we focus our efforts on teenagers who comply with socio-educational measures in an open environment of Assisted Freedom, questioning their access, permanence and success in school. With that in mind, the research we present is the result of the following question: “How do adolescents experiencing socio-educational measures in an open environment of Assisted Freedom understand their school trajectory and the (in)effectiveness of their human right to education? The main objective of this research is: To verify , from the vocalization of adolescents in fulfillment of socio-educational measure of assisted freedom, the (in)effectiveness of the right to school education. Aiming that the voice, often denied to adolescents in socio-educational measures, needs to be guaranteed and enforced as a right. At first, we sought to make a state of the art, based on the BDTD and when using the descriptors: adolescent, socio-educational measures and school, we found several works. We narrowed it down to the type of measure that is probation, we found some research, but none in Pernambuco. Even in the surveys found, none brought the voice of adolescents about school and much about their trajectory in education. Methodologically, this research aligns with a qualitative research (MINAYO, 2009) on education (ANDRE, 2013). Using as a method of analysis the documentary (GASKEL, 2002) being five teenagers in experience and egresses of Assisted Freedom interviewed in the city of Recife. From the vocalization of the adolescents, we understand their trajectories from the understanding of their social condition and the forms of access and welcome in the school environment. Data on socio-educational measures in Pernambuco are presented and data from Recife is also extracted. In this work, I essentially debate the Human Right to education for adolescents, problematizing that without access to public and quality education, the Socio-Educational Measure in an open environment is meaningless.
Palavras-chave: Adolescência
Liberdade assistida
Educação
Direitos humanos
Sistema socioeducativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: ARAGÃO, Mallon Francisco Felipe Rodrigues de. Trajetória educativa dos/as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida em Recife/PE. 2022. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9036
Data de defesa: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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