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Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo em contexto no ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade pesqueira de Várzea do Una - PE
Autor: BATISTA, Larissa Hayannyelly Costa 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Segundo membro da banca: SOUZA, Ana Paula Abrahamian de
Resumo: A importância da agricultura familiar para a segurança alimentar é um fato, entretanto são registrados muitos descasos no que diz respeito às políticas públicas, a exemplo, o direito pela terra e a uma educação pública de qualidade e significado social. Em meados de 1988 a educação se torna, pelo menos do ponto de vista constitucional, direito de todos e dever do Estado. Neste sentido os povos do campo, passam a vislumbrar a oportunidade de incidir e refletir sobre as políticas públicas e o modelo de educação que atendesse suas especificidades. É a partir do contexto de luta pela superação dos moldes urbanocêntricos, da nucleação das escolas e do ensino e currículo desvinculados do contexto local, que o presente estudo emerge, tendo como objetivo compreender se o ensino de Ciências sofre influência do contexto da comunidade pesqueira de Várzea do Una – PE, a partir do currículo vivenciado do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Simone Marie. Para tanto a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa apoiada em pesquisas bibliográficas e documentais, com o diário de campo, entrevistas semiestruturadas destinadas aos docentes e gestora. Foi utilizada como técnica de análise dos resultados a análise textual discursiva (ATD) a partir de Moraes (2003). Sobre o currículo de ciências, é importante entender que a forma flexibilizada e mais “direta” de ensinar, foi uma solução temporária diante da pandemia apesar de suas desvantagens. Foi possível entender que a contextualização e interdisciplinaridade restritas a projetos não tinham uma dimensão problematizadora. De toda forma, os problemas encontrados podem ser resolvidos começando pela materialização do PPP, com a escolha do livro didático, com formação continuada e uma melhor aproximação escola-família-comunidade. Ademais, o estudo não para neste momento, conhecer é um dos estágios para a mudança, pois essa trilha não começa aqui, é esperado que aqui também não termine.
Abstract: La importancia de la agricultura familiar para la seguridad alimentaria es um hecho, sin embargo, existen muchas negligencias con respecto a las políticas públicas, como el derecho a la tierra y la educación pública de calidad y com trascendencia social. A mediados de 1988, la educación se convirtió, al menos desde el punto de vista constitucional, en un derecho de todos y un deber del Estado. En ese sentido, los pueblos del campo empiezan a ver la oportunidad de incidir y reflexionar sobre las políticas públicas y el modelo educativo que responda a sus especificidades. Es del contexto de la lucha por la superación de los patrones urbanocéntricos, la nucleación de las escuelas y la enseñanza y el currículo desconectados del contexto local, que surge el presente estudio, con el objetivo de comprender si la enseñanza de las ciencias está influenciada por el contexto de la comunidad pesquera. de Várzea do Una – PE, con base en el currículo experimentado en la Enseñanza Básica II de la Escuela Municipal Simone Marie. Para ello, la metodología utilizada fue el enfoque cualitativo apoyado en la investigación bibliográfica y documental, con el diario de campo, entrevistas semiestructuradas dirigidas a docentes y directivo. Como técnica de análisis de los resultados se utilizó el análisis textual discursivo (ATD) basado en Moraes (2003). En cuanto al plan de estudios de ciencias, es importante entender que la forma de enseñanza flexible y más “directa” fue una solución temporal ante la pandemia a pesar de sus desventajas. Fue posible comprender que la contextualización y la interdisciplinariedad restringida a los proyectos no tenían una dimensión problematizadora. En todo caso, los problemas encontrados pueden ser resueltos a partir de la materialización del PPP, con la elección del libro de texto, con la educación continua y un mejor enfoque escuela-familiacomunidad. Además, el estudio no se detiene en este momento, conocer es una de las etapas para el cambio, porque este camino no comienza aquí, se espera que tampoco termine aquí.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Currículo
Contextualização
Interdisciplinaridade
Comunidade pesqueira
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: BATISTA, Larissa Hayannyelly Costa. Currículo em contexto no ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade pesqueira de Várzea do Una - PE. 2022. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9033
Data de defesa: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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