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dc.creatorSANTOS, Joelma Trajano dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983200183051709por
dc.contributor.advisor1ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa-
dc.contributor.referee1MIRANDA, Humberto da Silva-
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Janete Maria Lins-
dc.date.accessioned2023-06-01T17:03:15Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Joelma Trajano dos. O que dizem os/as educadores/as sobre a escolarização de crianças e adolescentes em situação de trabalho: um estudo na cidade de Maceió/AL. 2020. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9032-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a compreensão de educadores/as sobre a escolarização de crianças e adolescentes em situação de trabalho, a partir da concepção que estes profissionais possuem sobre o trabalho e suas consequências na escolarização. Para a realização desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com estudo bibliográfico e documental. Os dados secundários foram obtidos nos relatórios do Programa de Erradicação do Trabalho infantil – PETI Volante do município de Maceió/AL. A pesquisa de campo contou com a aplicação de questionários junto aos/as educadores/as (docentes e coordenadores pedagógicos) atuantes em 03 escolas municipais. Conceituamos trabalho, enquanto exploração intrínseca ao capitalismo, e trabalho realizado por crianças e adolescentes enquanto causa e consequência da pobreza e condição social das famílias, que subordina esses pequenos trabalhadores às jornadas estafantes e degradantes e os priva do seu direito à educação. Através da revisão de literatura, verificamos a evolução social e legislativa referente à problemática da inserção de crianças e adolescentes no trabalho, destacando os aspectos históricos que ensejaram o surgimento e perpetuação dessa forma de violação de direitos. Em seguida, abordamos os programas sociais implementados através da política de assistência social, em especial aqueles de transferência de renda com condicionalidades, vistos como estratégias de enfrentamento à pobreza no Brasil. Situamos a questão de crianças e adolescentes inseridas nas mais diversas formas de trabalho desenvolvidas nas ruas de Maceió/AL, identificadas através do serviço de abordagem social do PETI da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS entre nos anos de 2016 a 2018. Na última parte do texto, apresentamos a concepção dos participantes da pesquisa acerca de trabalho realizado por crianças/adolescentes e suas consequências na escolarização. Os resultados da presente pesquisa reafirmam que o trabalho realizado ainda na infância ou na adolescência é uma realidade que persiste e representa um grave problema social que expõe crianças e adolescentes a situações perigosas e prejudiciais ao seu desenvolvimento físico e intelectual ao colocar em risco a sua permanência na escola. O enfrentamento da pobreza e da desigualdade social e educacional e a oferta de uma política de educação que possibilite a mudança social continuam sendo desafios a serem superados para o efetivo combate ao trabalho exercido por milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Compreendemos que tal realidade rouba a sua infância e coloca-os distantes da efetiva proteção legal e estatal.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the understanding of educators about the schooling of children and adolescents in work situations, based on the conception that these professionals have about work and its consequences in schooling. To carry out this study, a qualitative research with bibliographic and documentary study was developed. Secondary data were obtained from the reports of the Child Labor Eradication Program - PETI Volante in the city of Maceió/AL. The field research relied on the application of questionnaires with the educators (teachers and pedagogical coordinators) working in 03 municipal schools. We conceptualize work, as an exploration intrinsic to capitalism, and work carried out by children and adolescents as a cause and consequence of poverty and social condition of families, which subordinates these small workers to exhausting and degrading days and deprives them of their right to education. Through the literature review, we verified the social and legislative evolution regarding the problem of the insertion of children and adolescents in work, highlighting the historical aspects that gave rise to the emergence and perpetuation of this form of violation of rights. Then, we address the social programs implemented through the social assistance policy, especially those of income transfer with conditionalities, seen as strategies to face poverty in Brazil. We situate the issue of children and adolescents inserted in the most diverse forms of work developed in the streets of Maceió/AL, identified through the service of social approach of PETI of the Municipal Secretariat of Social Assistance - SEMAS between the years of 2016 to 2018. In the last part of the text, we present the research participants' conception of work carried out by children / adolescents and its consequences on schooling. The results of the present research reaffirm that the work carried out in childhood or adolescence is a reality that persists and represents a serious social problem that exposes children and adolescents to dangerous situations that are harmful to their physical and intellectual development by putting their permanence at risk in school. The fight against poverty and social and educational inequality and the offer of an education policy that enables social change continue to be challenges to be overcome in order to effectively combat the work carried out by thousands of children and adolescents in Brazil. We understand that this reality steals their childhood and puts them away from effective legal and state protection.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-06-01T17:03:15Z No. of bitstreams: 1 Joelma Trajano dos Santos.pdf: 1203942 bytes, checksum: adf1fb7ca77bb51e30f8fa68e2f602a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T17:03:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joelma Trajano dos Santos.pdf: 1203942 bytes, checksum: adf1fb7ca77bb51e30f8fa68e2f602a0 (MD5) Previous issue date: 2020-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectTrabalho infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO que dizem os/as educadores/as sobre a escolarização de crianças e adolescentes em situação de trabalho: um estudo na cidade de Maceió/ALpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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