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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9029
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias de Tatuoca - uma história de mulheres
Autor: SILVA, Jaqueline Soares da 
Primeiro orientador: TAVARES, Maurício Antunes
Primeiro membro da banca: ANDRADE, Juliana Alves de
Segundo membro da banca: FERNANDES, Raquel de Aragão Uchôa
Resumo: A pesquisa intitulada Memórias de Tatuoca – Uma História de Mulheres teve por objetivo investigar os impactos do processo de desterritorialização dos moradores da Ilha de Tatuoca, a partir da perspectiva das mulheres sobre o cotidiano e os modos de vida da comunidade na atual Vila Nova de Tatuoca, considerando o passado vivenciado na Ilha e as mudanças sociais provocadas pelo reassentamento em contexto urbano. Esta remoção forçada foi ocasionada pelas obras de ampliação do Complexo Industrial Portuário de Suape em Ipojuca no ano de 2014. Por meio da escuta das memórias das antigas moradoras da Ilha e da escuta de mulheres das gerações mais novas procuramos identificar como os conhecimentos construídos nos modos de vida de muitas gerações vivenciadas na comunidade pesqueira persistiram no novo território. Metodologicamente, a memória, nas perspectivas que nos oferecem Bosi (2003), Nora (1984), Halbwachs (2013), nos possibilita investigar as tramas que entrelaçam gerações, lugares e comunidades. Assim, através das entrevistas narrativas, procuramos fazer emergir as experiências vividas pelas mulheres e comunicadas às novas gerações, apesar do silenciamento e da invisibilidade que permeiam as relações de gênero em nossa sociedade (SCOTT, 1990, 1998; PERROT, 2006). Realizamos entrevistas individuais e coletivas com mulheres jovens e idosas consideradas lideranças das principais famílias da área para elaborar um quadro explicativo das estratégias de adaptação das famílias, mostrando as permanências, resistências, adaptações e criação de novos modos de vida. É desta perspectiva que podemos pensar na relação entre memória, cultura e educação, trazendo elementos para a construção de uma compreensão intercultural e antirracista do outro, entendendo como pedagogias descolonizadoras (WALSH, 2013), as situações do cotidiano em que se faz a (re)construção de conhecimentos necessários aos desafios de cada respectivo tempo e espaço social, nas relações entre mulheres de gerações mais velhas e mais jovens. Nas conclusões podemos encontrar fortes elementos da transmissão de saberes para gerações que não viveram na ilha, educando novas gerações sobre práticas que não são ensinadas na escola, revelando novas Práticas educativo-culturais e identitárias.
Abstract: The research entitled Memories of Tatuoca – A History of Women has for object to investigates the impacts of the deterritorialization process of the inhabitants of Ilha de Tatuoca, from the perspective of women, in the daily life and in the ways of life of the community in the current Vila Nova de Tatuoca, considering the past. lived on the Island and the social changes caused by resettlement in an urban context. This forced removal was caused by the expansion works of the Suape Port Industrial Complex, in Ipojuca, in 2014. By listening to the memories of the former residents of the Island and listening to the women of the younger generations, we seek to identify how the knowledge built the ways of the lives of many generations lived in the fishing community persisted in the new territory. Methodologically, memory, in the perspectives offered by Bosi (2003), Nora (1984), Halbwachs (2013), allows us to investigate the plots that intertwine generations, places and communities. Thus, through narrative interviews, we seek to bring to light the experiences lived by women and communicated to new generations, despite the silencing and invisibility that permeate gender relations in our society (SCOTT, 1990, 1998; PERROT, 2006). We conducted individual and collective interviews with young and elderly women considered leaders of the main families in the area to prepare an explanatory framework of the families' adaptation strategies, showing the permanence, resistance, adaptations and creation of new ways of life. It is from this perspective that we can think about the relationship between memory, culture and education, bringing elements of Catherine Walsh's decolonial education, for the construction of an intercultural and anti-racist understanding of the other, understanding them as decolonizing pedagogies (WALSH, 2013). ) the everyday situations in which the (re)construction of knowledge necessary for the challenges of each respective time and social space is carried out, in the relationships between women of older and younger generations.
Palavras-chave: Processo educativo
Comunidade pesqueira
Memória coletiva
Mulher
Educação decolonial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Jaqueline Soares da. Memórias de Tatuoca - uma história de mulheres. 2022. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9029
Data de defesa: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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