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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um(a) companheiro(a) de luta e um amuleto de proteção: experiências educativas em duas organizações negras comunitárias no Recife (PE)
Autor: CORREIA, Jacqueline Martins Alves 
Primeiro orientador: BOTELHO, Denise Maria
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Segundo membro da banca: QUEIROZ, Martha Rosa Figueira
Terceiro membro da banca: TAVARES, Maurício Antunes
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender as experiências educativas de duas organizações negras comunitárias, o Daruê Malungo e o Gris Espaço Solidário, ambas localizadas na cidade do Recife, Pernambuco. Considerando as africanidades como perspectiva que apoia a construção de um referencial teórico-metodológico no campo da Educação, ao que Petit (2015) chama de Pretagogia, buscamos identificar os elementos dessa Pretagogia que florescem nas experiências educativas dessas duas organizações, recorrendo ao método da história oral. Por meio de entrevistas semiestruturadas com três participantes de cada um desses espaços, mergulhamos no caleidoscópio das africanidades e percebemos fragmentos da tradição palmarina em criar espaços educativos afrorreferenciados que devolvem humanidade para pessoas negras. As reflexões aqui elaboradas buscam realizar um percurso circular que dialoga com a bibliografia disponível sobre temas como quilombo, pretagogia, africanidades e filosofias africanas, destacadamente de autorias como Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Sandra Petit e Allan da Rosa que, transversalizadas com outras pesquisas e autorias, apoiam as reflexões e interpretações aqui construídas e a afirmação de que tais espaços podem, então, nos apontar para outras pedagogias a partir das experiências educativas pretagógicas.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo comprender las experiencias educativas de dos organizaciones comunitarias negras, Daruê Malungo y Gris Espaço Solidário, ambas ubicadas en la ciudad de Recife, Pernambuco. Considerando lasafricanidades como perspectiva que sustenta la construcción de experiencias de una determinada enseñanza teórico-metodológica en el campo de la educación-metodológica en el campo de la búsqueda, a lo que Petit (2015) denomina Pretagogía, identificamos los elementos de la Pretagogía que afloran en el docentes de estas organizaciones, utilizando el método de la historia oral. A través de entrevistas semiestructuradas a tres participantes de cada uno de estos espacios, en el caleidoscopio de las culturas africanas y fragmentos educativos de la tradición palmarina creamos espacios afroreferenciados que devuelven humanidad a los negros. Las reflexiones aquí investigadas buscan realizar un recorrido circular que dialoga con la bibliografía disponible sobre temas como bibliografía, pretogogía, africanidades y filosofías africanas, especialmente de autores como Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Sandra Petit, Allan da Rosa que, transversalizados con otros la investigación y la autoría, se sustentan como otras pedagogías desde las experiencias educativas pregógicas y la comprensión de dichos espacios.
Palavras-chave: Organização comunitária
Identidade negra
Educação
Pretagogia
Relação étnico-racial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: CORREIA, Jacqueline Martins Alves. Um(a) companheiro(a) de luta e um amuleto de proteção: experiências educativas em duas organizações negras comunitárias no Recife (PE). 2022. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9027
Data de defesa: 21-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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