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dc.creatorASSUNÇÃO, Isaac de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7098209859454031por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Ana Paula Abrahamian de-
dc.contributor.referee1SANTANA, Moisés de Melo-
dc.contributor.referee2VIDAL, Fabiana Souto Lima-
dc.date.accessioned2023-05-31T20:02:46Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Isaac de Souza. Ensino das artes e culturas visuais: um estudo sobre as performatividades da prática de ensino em uma escola da rede pública municipal da cidade do Recife. 2021. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9025-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender quais as performatividades das/os estudantes dos anos iniciais da escolarização que são interpeladas pelas práticas de ensino de Arte desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Recife. Teoricamente, esta proposta dialoga com a epistemologia Queer, a partir da noção de performatividade em Judith Butler entrelaçada com as noções de Heterotopia e Cuidado de Si de Michel Foucault para pensar o campo da Arte/Educação e do seu ensino. O delineamento do percurso metodológico necessitou de uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação com lastro teórico-metodológico que se filia ao pensamento Pós-moderno e Pós-estruturalista. O método se constituiu de um estudo de caso e de insigts etnográficos na educação com as técnicas de observação participante, análise documental, entrevista semi-estruturada e, como instrumento de coleta de dados o diário etnográfico. Para interpretação dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Com a efetivação deste estudo, foi possível compreender as performatividades estabelecidas no ensino de arte escolar através das ações do projeto Maravigold, em que jovens conseguiram interromper a ritualização e a repetição de padrões que não consideravam sua construção identitária e as/os geravam sofrimento. As ações arte/educativas foram desenvolvidas sob orientação da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e das Culturas Visuais e se constituíram do ler, da contextualização e de produções artísticas dos quais as/os jovens puderem refletir e estabelecer com esses padrões uma relação crítica sendo possível romper com eles, alargando novos horizontes para o ato de existir regado das noções do cuidado de si.por
dc.description.abstractEsta propuesta de investigación hatenido como objetivo comprender cuáles son las performatividades de alumnos de los años iniciales de la escolarización son interpeladas por las prácticas de enseñanza de Arte desarrollada en la RMER. Teóricamente, esta propuesta transita con el concepto de performatividade en Judith Butler, entrelazada con la idea de Heterotopia y Cuidado de Si de Michel Foucault. El delineamiento del recurrido metodológico necesitó de un abordaje de investigación cualitativa en educación con lastro teórico-metodológico que se filia al pensamiento Pos moderno y Pos estructuralista. El método se constituye de un estudio de caso e de insigts etnográficos en la educación con las técnicas de observación participante, análisis documental, entrevista semiestructurada y como instrumento de recolecta de datos, el diario etnográfico. Fue posible con esa investigación poder entender la producción de las performatividades posibilitadas por la práctica educativa de Artes en la escuela, su producción y sus efectos. A través de la efectuación de este estudio, fue posible comprender las performatividades establecidas en la enseñanza de artes escolar por médio de acciones del proyecto Maravigold, donde jóvenes lograron interrumpir la ritualización y la repetición de patrones que no consideraban su construcción identitaria que les causaba sufrimiento. Las acciones artes educativas fueron desarrolladas bajo orientación del Abordaje Triangular de la Enseñanza de Artes y Culturas Visuales que se construyeron por leer, contextualizar y producir de forma artística, en que ellos pudieron reflejar y establecer con estos patrones una relación crítica haciéndose posible romper con éstos alargando nuevos horizontes para el acto de existir regado de nociones de cuidado de sí mismo.spa
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-31T20:02:46Z No. of bitstreams: 1 Isaac de Souza Assuncao.pdf: 2714266 bytes, checksum: 7704c34f130031b4a8668ba5cef3aa2b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-31T20:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isaac de Souza Assuncao.pdf: 2714266 bytes, checksum: 7704c34f130031b4a8668ba5cef3aa2b (MD5) Previous issue date: 2021-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectTeoria Queerpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino das artes e culturas visuais: um estudo sobre as performatividades da prática de ensino em uma escola da rede pública municipal da cidade do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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