Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTURETTA, Gabriela Maetê-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473147297559383por
dc.contributor.advisor1TAVARES, Maurício Antunes-
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Joana D’Arc de Souza-
dc.contributor.referee1HEITOR, Gleyce Kelly Maciel-
dc.contributor.referee2RUOSO, Carolina-
dc.contributor.referee3SOUZA, Ana Paula Abrahamian de-
dc.date.accessioned2023-05-31T19:11:03Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationTURETTA, Gabriela Maetê. Na construção dos modos de fazer: processos metodológicos de educadores(as) de museus e exposições de arte. 2023. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9024-
dc.description.resumoA pesquisa dialogou com e sobre os educadores(as) de museus e exposições de arte e suas mediações, com a finalidade de investigar a construção dos modos de fazer cotidianos constituídos sobre perspectivas metodológicas diversificadas devido tanto às diferentes áreas de formação desses educadores, quanto à própria diversidade de epistemes que formam esse campo de atuação. Utilizamos os autores Norbert Elias (trajetórias de vida) e Pierre Bourdieu (biografias e autobiografias) para embasar a metodologia da pesquisa, pois entendemos as mediações como trabalhos autorais e autobiográficos - inseridos em determinados contextos institucional e profissional -, à medida que evidenciam as trajetórias desses sujeitos. Como forma de produzir dados para análise foi construída uma cartografia virtual (na plataforma Blogger) onde os educadores contribuíram com o processo de pesquisa protagonizando a produção das narrativas que foram analisadas no presente estudo. Imergimos nessas narrativas produzidas pelos educadores(as) para compreender a complexa relação entre esses sujeitos e o contexto laboral, político e cultural no qual estão envolvidos. Com isso, tangenciamos o conjunto de práticas desenvolvidas por esses sujeitos no cenário da Educação Museal, Arte-Educação e Mediação Cultural e como elas se relacionam com suas experiências pessoais frente às estruturas educacionais no campo dos museus e exposições de arte, produzindo saberes coletivos, transmitindo práticas entre si de geração em geração e subvertendo heranças metodológicas dentro das instituições.por
dc.description.abstractThe research focused on the educators of museums and art exhibitions and their mediations, with the aim of investigating the construction of everyday ways of doing things and their perspectives on methodological aspects. We used the authors Norbert Elias (life trajectories) and Pierre Bourdieu (biographies and autobiographies) to support the research methodology, as we understand the mediations as authorial and autobiographical works, as they show the trajectories of these subjects. As a way of producing data for analysis, a virtual cartography was built (on the Blogger platform) where educators contributed to the research process, leading the production of the narrative that was analyzed in the present study. We immersed ourselves in these narratives produced by educators to understand the complex relationship between these subjects and the work, political and cultural context in which they are involved. With this, we touch on the set of practices developed by these subjects in the context of Museum Education, Art Education and Cultural Mediation and how they relate to their personal experiences in the face of educational structures in the field of museums and art exhibitions, producing collective knowledge, transmitting practices among themselves from generation to generation and subverting methodological inheritances within institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-31T19:11:03Z No. of bitstreams: 1 Gabriela Maete Turetta.pdf: 2751146 bytes, checksum: 998187c99229e0b2047e22c421ebe50d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-31T19:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela Maete Turetta.pdf: 2751146 bytes, checksum: 998187c99229e0b2047e22c421ebe50d (MD5) Previous issue date: 2023-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectMediação culturalpor
dc.subjectEducadorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNa construção dos modos de fazer: processos metodológicos de educadores(as) de museus e exposições de artepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Maete Turetta.pdfDocumento principal2,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.