Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9022
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças, infâncias e ONG´s: concepções presentes nas organizações não governamentais
Autor: SILVA, Flávia Regina Costa da 
Primeiro orientador: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Primeiro membro da banca: MIRANDA, Humberto da Silva
Segundo membro da banca: LAGE, Allene Carvalho
Resumo: O presente trabalho investigou as concepções de crianças e infâncias em documentos de duas organizações não governamentais brasileiras que realizam ações direcionadas a crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. O aporte teórico foi embasado nos Novos Estudos Sociais das Infâncias que compreende a criança como sujeito de direitos e a infância como categoria estrutural da sociedade. A pesquisa parte também da observação de que, muitas vezes, a criança não é considerada como prioridade e tem sua infância invisibilizada. O caminho metodológico envolveu análise documental, a partir do levantamento e seleção de documentos, que norteiam e regulam os princípios e as ações institucionais das ONGs. A análise dos documentos revelou várias diferentes concepções de criança e de infância que coexistem na sociedade e que são definidas em suas relações com a família, a escola e outras instituições que para elas dirigem suas ações. Essas concepções também foram identificadas em normas jurídicas, pedagógicas, e nas ações direcionadas à criança das instituições investigadas. Como conclusão, o estudo identifica a influência dos marcos legais nas concepções de crianças e infâncias, evidencia que a condição social afeta as infâncias, aponta a presença de ações estratégicas direcionadas a revelar a criança e seu protagonismo, e sugere uma reflexão sobre a cultura adultocêntrica que, muitas vezes, coloca as crianças em uma condição inferior, diante das relações de poder, e, até, em uma condição de vulnerabilidade que, por outro lado, pode adultizar e impor responsabilidades, negando suas infâncias. Com isso, os resultados traduzem a importância dos estudos, debates e aprofundamentos sobre as crianças, de modo a refletimos o papel importante das crianças e as compreensões que levam o entendimento sobre suas diferentes infâncias.
Abstract: This paper investigated the conceptions of children and childhood in the documents of two Brazilian Non-Governmental Organizations that carry out actions aimed at children and adolescents in situations of social and economic vulnerability. The theoretical framework was based on the New Social Studies of Childhood, which understands the child as a subject of rights and childhood as a structural category of society. The research also starts from the observation that, many times, children are not considered a priority and their childhood is invisible. The methodological path involved document analysis, from the survey and selection of documents that guide and regulate the principles and institutional actions of NGOs. The analysis of the documents revealed several different conceptions of children and childhood that coexist in society and that are defined in their relations with the family, the school, and other institutions that direct their actions towards them. These conceptions were also identified in legal and pedagogical norms, and in the child-oriented actions of the institutions investigated. As a conclusion, the study identifies the influence of the legal frameworks in the conceptions of children and childhoods, shows that the social condition affects childhoods, points out the presence of strategic actions aimed at revealing the child and his/her protagonism, and suggests a reflection on the adult-centric culture that, many times, places children in an inferior condition, in the face of power relations, and even in a condition of vulnerability that, on the other hand, can adultize and impose responsibilities, denying their childhoods. Thus, the results translate the importance of the studies, debates, and deepening on children, in order to reflect the important role of children and the understandings that lead to the understanding of their different childhoods.
Palavras-chave: Infância
Criança
Organização não governamental
Direitos humanos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Flávia Regina Costa da. Crianças, infâncias e ONG´s: concepções presentes nas organizações não governamentais. 2022. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9022
Data de defesa: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Regina Costa da Silva.pdfDocumento principal1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.