Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9018
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Todo dia tem rebuliço”: os meninos e meninas em situação de rua e as percepções de cidadania em espaços urbanos
Autor: BARBOSA, Douglas Vasconcelos 
Primeiro orientador: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Primeiro coorientador: MIRANDA, Humberto da Silva
Primeiro membro da banca: PIRES, Flávia Ferreira
Segundo membro da banca: SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de
Terceiro membro da banca: PERES, Flávia Mendes de Andrade e
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como os meninos e meninas em situação de rua constroem conhecimento acerca de sua percepção cidadã dos espaços urbanos por ela ocupados. Os objetivos específicos pautaram-se em compreender sua visão sobre os espaços urbanos, seu direito à cidade e sobre as instituições que deveriam garantir os seus direitos sociais. A reflexão proposta é a articulação dos novos Estudos Sociais da Infância, partindo da concepção de criança como sujeito de direitos e agente social e, especialmente, com direito à cidade. A discussão mapeia a infância situada dos meninos e meninas em situação de rua, o território e o sentimento pelo lugar. Assim, essa proposta desenvolveu uma rota de concepção por intermédio da perspectiva da criança, inferida acerca de sua própria condição cidadã no meio urbano em que vive, maiormente por habitar uma sociedade tão excludente e infratora de direitos. A justificativa da nossa intenção por essa temática, sobretudo por esses sujeitos da pesquisa, visou colocar em tela a discussão tendo em vista que a sociedade, a família, a escola e o Estado carecem se voltar mais para olhar as crianças em situação de rua como um ser humano que possui dignidade, que tem direitos e precisa de cuidado e proteção, no sentido de que possam usufruir do que lhes foram afiançados nas legislações pátrias como a nossa Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ademais, a tensão desta pesquisa centra-se, pois, no seguinte questionamento: qual a perspectiva das crianças em situação de rua no que diz respeito: (1) aos espaços urbanos por elas ocupados; (2) sobre os seus direitos e (3) acerca das instituições (proteção, escola, família)? A metodologia de construção dos dados constou de um estudo etnográfico, onde o pesquisador pôde observar e vivenciar a rotina das crianças. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com a utilização de técnicas de observação participante e diálogos questionadores, com vistas a atingir os objetivos propostos desta pesquisa, bem como utilização dos aportes de análises de conteúdo a partir de Minayo (2016) para compreensão dos dados construídos no campo etnográfico com meninos e meninas em situação de rua. Destarte, essa pesquisa revelou que eles e elas compreendem os espaços urbanos, os direitos e as instituições a partir de suas vivências marcadas pela violência e que, mesmo assim, desenvolvem relações de amizade e solidariedade que lhes asseguram a sobrevivência e a capacidade de reflexões críticas sobre as desigualdades e injustiças sociais.
Abstract: El objetivo general de esta investigación fue entender cómo los niños y niñas em situación de calle construyen el conocimiento sobre la percepción que tienen los ciudadanos de los espacios urbanos que ocupan. Los objetivos específicos eran comprender su visión de los espacios urbanos, su derecho a la ciudad y lãs instituciones que deberían garantizar sus derechos sociales. La reflexión que se propone es la articulación de los nuevos Estudios Sociales de la Infancia, partiendo de la concepción de la infancia como sujeto de derechos y agente social y, especialmente, con el derecho a la ciudad. La discusión traza un mapa de la situación de la infancia de los niños de la calle, el territorio y el sentimiento del lugar. Así, esta propuesta desarrolló un recorrido de concepción a través de la perspectiva del niño, inferido sobre su propia condición de ciudadano en el medio urbano en el que vive, principalmente porque vive en una sociedad tan excluyente e infractora de derechos. La justificación de nuestra intención para este tema, sobre todo por estos temas de La investigación, tenía como objetivo poner en pantalla la discusión teniendo en cuenta que la sociedad, la familia, la escuela y el Estado necesitan volverse más para mirar a los niños en situación de calle como un ser humano que posee dignidad, que tiene derechos y necesita cuidado y protección, en el sentido de que pueden disfrutar de lo que se han afirmado en las legislaciones de la patria como nuestra Constitución Federal de la República Federativa del Brasil de 1988 y el Estatuto del Niño y Del Adolescente. Además, la tensión de esta investigación se centra en la siguiente pregunta: cuál es la perspectiva de los niños de la calle en lo que a ellos respecta? 1) sobre los espacios urbanos que ocupan; 2) sobre sus derechos y 3) sobre lãs instituciones (protección, escuela, familia)? La metodología de construcción de datos consistía en un estudio etnográfico, en el que el investigador podía observar y experimentar la rutina de los niños. Se trata de un enfoque cualitativo, con el uso de técnicas de observación de los participantes y diálogos de interrogación, para lograr los objetivos propuestos de esta investigación, así como el uso de los insumos de análisis de contenido de Minayo (2016) para comprender los datos construidos en el campo etnográfico con niños y niñas en situación de calle. Por lo tanto, esta investigación reveló que ellos y ellas entienden los espacios urbanos, los derechos y las instituciones a partir de sus experiencias marcadas por la violencia y que, aún así, desarrollan relaciones de amistad y solidaridad que aseguran su supervivencia y su capacidad de reflexión crítica sobre las desigualdades e injusticias sociales.
Palavras-chave: Infância
Criança
Cidadania
Direito social
Espaço urbano
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: BARBOSA, Douglas Vasconcelos. “Todo dia tem rebuliço”: os meninos e meninas em situação de rua e as percepções de cidadania em espaços urbanos. 2020. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9018
Data de defesa: 28-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Douglas Vasconcelos Barbosa.pdfDocumento principal1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.