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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Danilo Melo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037287499301609por
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Cibele Maria Lima-
dc.contributor.advisor-co1PERES, Flávia Mendes de Andrade e-
dc.contributor.referee1FERRAZ, Bruna Tarcília-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Alexandre Viana-
dc.date.accessioned2023-05-30T21:49:29Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationLIMA, Danilo Melo de. Programa Aluno Conectado e informática educacional: materialização e descontinuidade da política de tecnologia educacional no contexto pernambucano. 2021. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9014-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo compreender os processos de estabelecimento e descontinuidade do Programa Aluno Conectado (PAC) em Pernambuco, como parte das políticas de inserção de tecnologia digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação. A análise foi construída com base em pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com ex-integrantes da equipe de gestão do programa na Secretaria de Educação. Tomamos como base, a Abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball e Richard Bowe, aliada à Análise de Discurso Francesa. Nesse sentido, nosso primeiro passo foi compreender o histórico que antecede o referido programa como parte do chamado contexto de influência – melhor exemplificado a partir do PROUCA e do One Laptop Per Child. Essa trajetória nos possibilitou estabelecer um paralelo entre os programas anteriores e o Programa Aluno Conectado, percebendo semelhanças e identificando possíveis pontos em comum no que diz respeito às respectivas descontinuidades. O programa foi gradativamente minguando ao ponto de ser descontinuado, deixando de atender centenas de milhares de estudantes da rede estadual de ensino nesse processo. Entendemos que a criação e descontinuidade do programa em Pernambuco tem relações com o cenário político, no qual a inclusão digital estava inserida em um contexto de direitos (estado republicano). Pudemos identificar nas falas dos entrevistados que elementos de natureza econômica foram apontados como principais fatores para descontinuidade. Por outro lado, entendemos que sua descontinuidade também esteja relacionada com a não sedimentação desse discurso como parte do direito à educação.por
dc.description.abstractThis research tries to understand the processes of establishment and discontinuity of the Connected Student Program in Pernambuco, as part of policies for the insertion of digital information and communication technology (DICT) in education. The analysis was based on documentary research and semi-structured interviews with former members of the program management team at the Department of Education. We take as a base, the Policy Cycle Approach formulated by Stephen Ball and Richard Bowe, combined with the French Discourse Analysis. In that regard, our first step was to understand the background that precedes that program as part of the so-called Context of Influence – best exemplified from PROUCA and One Laptop per Child. This trajectory enabled us to establish a parallel between the previous programs and the Connected Student Program - realizing similarities and identifying possible points in common with regard to the respective discontinuities. The program gradually waned to the point of being discontinued, failing to serve hundreds of thousands of students from the state school system in this process. We understand that the creation and discontinuity of the program in Pernambuco it’s related with the political scenario, in which digital inclusion was inserted in a context of rights (republican state). We were able to identify in the interviewees' statements that elements of an economic nature were identified as the main factors for discontinuity. On the other hand, we understand that its discontinuity is also related to the non-sedimentation of this discourse as part of the right to education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-30T21:49:29Z No. of bitstreams: 1 Danilo Melo de Lima.pdf: 1131742 bytes, checksum: 46c4667e9a2c4f9921038f909d101d1f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T21:49:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danilo Melo de Lima.pdf: 1131742 bytes, checksum: 46c4667e9a2c4f9921038f909d101d1f (MD5) Previous issue date: 2021-05-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrograma Aluno Conectado e informática educacional: materialização e descontinuidade da política de tecnologia educacional no contexto pernambucanopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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