Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORREIA, Danielle Silva da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509654350455014por
dc.contributor.advisor1ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa-
dc.contributor.advisor-co1SANTANA, Moisés de Melo-
dc.contributor.referee1AGUIAR, Márcia Ângela da Silva-
dc.contributor.referee2CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro-
dc.contributor.referee3FERRAZ, Bruna Tarcília-
dc.date.accessioned2023-05-30T21:20:01Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.citationCORREIA, Danielle Silva da Rocha. A política de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais na rede municipal de educação do Recife e o GTERE (2006-2018). 2020. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9013-
dc.description.resumoEste trabalho de investigação objetivou analisar a trajetória das políticas de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o papel do GTERE (Grupo de Trabalho em Educação para as Relações Étnico-Raciais) na rede municipal de Recife, nos períodos de 2006 a 2008 e de 2012 a 2018, com base no Ciclo de Políticas de Ball (2011), como metodologia de análise. Para isso, buscamos: Identificar o contexto da influência nas políticas de formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais; analisar os documentos legais que orientam essas políticas, bem como os contextos de produção dos mesmos; compreender as políticas de formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a atuação do GTERE no contexto da prática. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou a análise documental e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados, realizada com formadores e gestores. A técnica utilizada para analisar os dados foi a análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1994). Os dados investigados apontaram que as políticas educativas da rede municipal de Recife consistem na materialização das representações de fluxo de ideias oriundas de grupos e/ou indivíduos que atuam no campo educativo e tencionam esse espaço de disputas, podendo a formação de professores atuar ou não como estratégia para a construção de novas pedagogias, de caráter emancipatório, nos processos educativos. Nesse contexto, foi possível compreender que são o interesse político e as prioridades da gestão da rede de ensino que farão da formação alvo principal ou secundário das políticas educativas, mobilizando articulações e intervenções nas áreas de seu interesse. Espera-se que os resultados desta investigação possam fomentar as discussões sobre as políticas de formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, no que diz respeito aos desafios e às possibilidades no desenvolvimento de políticas públicas e ações que privilegiem a formação continuada dos (as) educadores (as) para a temática.por
dc.description.abstractThis research work aimed to analyze the trajectory of teacher training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations and the role of GTERE in the educational network of Recife, during the periods from 2006 to 2008 and from 2012 to 2018, based on Ball's (2011) policy cycle approach as an analysis methodology. To this end, we seek to: identify the context of influence on training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations; analyze the legal documents that guide these policies, as well as the contexts of their production; as well as understanding the training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations and the role of GTERE (Working Group on Education for Ethnic Racial Relations) in the practice context. It was a qualitative research that used document analysis and semi-structured interviews as instruments of data collection, carried out with trainers and managers. The technique used to analyze the data was content analysis, from the perspective of Bardin (1994). The investigated data indicate that the educational policies of the education network of Recife consist of the materialization of representations of ideas flowed from groups and / or individuals working in the educational field and strenuous this space of disputes, being the teacher training able or not to act as an construction strategy of new pedagogies, with emancipatory character, in educational processes. In this context, it was possible to understand that it is the political interests and priorities of the management of the educational network that will make teacher training the main or secondary target of educational policies, mobilizing articulations and interventions more or less direct in the areas of interest. It is hoped that the results of this investigation may foster discussions on training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations, with regard to the challenges and possibilities in the development of public policies and actions that privilege the continuing education of educators for the thematic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-30T21:20:00Z No. of bitstreams: 1 Danielle Silva da Rocha Correia.pdf: 2001030 bytes, checksum: e19673a732d7eb15989bd1e2fbb955d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T21:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danielle Silva da Rocha Correia.pdf: 2001030 bytes, checksum: e19673a732d7eb15989bd1e2fbb955d2 (MD5) Previous issue date: 2020-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectRelação étnico-racialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA política de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais na rede municipal de educação do Recife e o GTERE (2006-2018)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle Silva da Rocha Correia.pdfDocumento principal1,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.