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Tipo do documento: Dissertação
Título: A política de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais na rede municipal de educação do Recife e o GTERE (2006-2018)
Autor: CORREIA, Danielle Silva da Rocha 
Primeiro orientador: ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa
Primeiro coorientador: SANTANA, Moisés de Melo
Primeiro membro da banca: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva
Segundo membro da banca: CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro
Terceiro membro da banca: FERRAZ, Bruna Tarcília
Resumo: Este trabalho de investigação objetivou analisar a trajetória das políticas de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o papel do GTERE (Grupo de Trabalho em Educação para as Relações Étnico-Raciais) na rede municipal de Recife, nos períodos de 2006 a 2008 e de 2012 a 2018, com base no Ciclo de Políticas de Ball (2011), como metodologia de análise. Para isso, buscamos: Identificar o contexto da influência nas políticas de formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais; analisar os documentos legais que orientam essas políticas, bem como os contextos de produção dos mesmos; compreender as políticas de formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a atuação do GTERE no contexto da prática. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou a análise documental e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados, realizada com formadores e gestores. A técnica utilizada para analisar os dados foi a análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1994). Os dados investigados apontaram que as políticas educativas da rede municipal de Recife consistem na materialização das representações de fluxo de ideias oriundas de grupos e/ou indivíduos que atuam no campo educativo e tencionam esse espaço de disputas, podendo a formação de professores atuar ou não como estratégia para a construção de novas pedagogias, de caráter emancipatório, nos processos educativos. Nesse contexto, foi possível compreender que são o interesse político e as prioridades da gestão da rede de ensino que farão da formação alvo principal ou secundário das políticas educativas, mobilizando articulações e intervenções nas áreas de seu interesse. Espera-se que os resultados desta investigação possam fomentar as discussões sobre as políticas de formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, no que diz respeito aos desafios e às possibilidades no desenvolvimento de políticas públicas e ações que privilegiem a formação continuada dos (as) educadores (as) para a temática.
Abstract: This research work aimed to analyze the trajectory of teacher training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations and the role of GTERE in the educational network of Recife, during the periods from 2006 to 2008 and from 2012 to 2018, based on Ball's (2011) policy cycle approach as an analysis methodology. To this end, we seek to: identify the context of influence on training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations; analyze the legal documents that guide these policies, as well as the contexts of their production; as well as understanding the training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations and the role of GTERE (Working Group on Education for Ethnic Racial Relations) in the practice context. It was a qualitative research that used document analysis and semi-structured interviews as instruments of data collection, carried out with trainers and managers. The technique used to analyze the data was content analysis, from the perspective of Bardin (1994). The investigated data indicate that the educational policies of the education network of Recife consist of the materialization of representations of ideas flowed from groups and / or individuals working in the educational field and strenuous this space of disputes, being the teacher training able or not to act as an construction strategy of new pedagogies, with emancipatory character, in educational processes. In this context, it was possible to understand that it is the political interests and priorities of the management of the educational network that will make teacher training the main or secondary target of educational policies, mobilizing articulations and interventions more or less direct in the areas of interest. It is hoped that the results of this investigation may foster discussions on training policies for the Education of Ethnic-Racial Relations, with regard to the challenges and possibilities in the development of public policies and actions that privilege the continuing education of educators for the thematic.
Palavras-chave: Formação de professores
Política educacional
Relação étnico-racial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: CORREIA, Danielle Silva da Rocha. A política de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais na rede municipal de educação do Recife e o GTERE (2006-2018). 2020. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9013
Data de defesa: 27-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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