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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES (2007/2019) na perspectiva do ciclo de políticas
Autor: SILVA, Carla Christina Soares Guedes da 
Primeiro orientador: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Rosângela Tenório
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar resultados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto programa de formação inicial de professores no Brasil desde sua inauguração em 2007 até o ano de 2019. Para tanto, foram utilizadas como fonte os documentos oficiais do Ministério da Educação, mais especificamente, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, responsável por seu funcionamento. Assim, pretende-se contribuir para estudos sobre as políticas públicas em educação no Brasil, em especial as políticas de formação de professores. Partiu-se do entendimento que o PIBID, entre outras coisas, tem como objetivo interferir na formação inicial nos cursos de licenciatura e, por meio da sua inserção em escolas públicas, também favorece a “qualidade” destas. Como objetivo geral deste estudo pretendemos analisar a trajetória do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, considerando os discursos e resultados, a partir dos textos oficiais (editais e relatórios de gestão da CAPES, entre 2007 e 2019), aproximando-se da perspectiva do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (MAINARDES, 2006). Para responder a esse objetivo mais amplo, temos como objetivos específicos: Conceituar as Políticas educacionais e o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe; Apresentar, em linhas gerais, o debate da formação de professores; Apresentar o contexto da influência, que trata do momento histórico que antecede à criação do Programa; Analisar os textos do programa e resultados nos documentos oficiais. Como resultados das análises dos relatórios foi possível obeservar que em 2007, ano do ínicio do programa, foram ofertadas 3.088 bolsas; em 2014 esse número subiu para 90.247 bolsas PIBID no Brasil; e em 2019, ano do último relatório analisado, o número de bolsas havia reduzido para 48.277. O PIBID está relacionado com a formação docente enquanto política pública. Apresenta estratégias formativas, torna-se interessante de ser analisado, por percebermos que estas foram traçadas a partir de embates sobre a formação de professores. Por isso, decidimos analisar os documentos para avaliar a dimensão dos resultados do Programa ao longo dos anos.
Abstract: This research aims to present results from the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) as a program for initial teacher education in Brazil from its inauguration in 2007 until 2019. For this purpose, the official documents of the Ministry of Education, more specifically, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel / CAPES, responsible for its operation. Thus, it is intended to contribute to studies on public policies in education in Brazil, in particular teacher training policies. It started from the understanding that PIBID, among other things, aims to interfere in initial training in undergraduate courses and, through its insertion in public schools, also to favor their “quality”. As a general objective of this study we intend to analyze the trajectory of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship - PIBID, considering the speeches, results and effects, from the official texts (public notices and management reports from CAPES, between 2007 and 2019), bringing from the perspective of the Policy Cycle of Stephen Ball and Richard Bowe (MAINARDES, 2006). To answer this broader objective, we have as specific objectives: Conceptualize the Educational Policies and the Policy Cycle of Stephen Ball and Richard Bowe; To present, in general lines, the debate on teacher education; Present the context of influence, which deals with the historical moment that precedes the creation of the Program; Analyze speeches in the program text and results and effects in official documents. As a result of the analysis of the reports, it was possible to observe that in 2007, the year the program began, 3,088 scholarships were offered; in 2014 this number rose to 90,247 PIBID scholarships in Brazil; and in 2019, the year of the last report analyzed, the number of scholarships had reduced to 48,277. PIBID is related to teacher training as a public policy. It presents formative strategies, it becomes interesting to be analyzed, as we realize that these were drawn from clashes over teacher training. Therefore, we decided to analyze the documents to assess the extent of the Program's effects and results over the years.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professores
Política pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Carla Christina Soares Guedes da. Análise do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES (2007/2019) na perspectiva do ciclo de políticas. 2021. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9011
Data de defesa: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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