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dc.creatorSILVA, Anderson Rafael Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381465657520363por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Humberto da Silva-
dc.contributor.referee1SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa-
dc.contributor.referee2AREND, Sílvia Maria Faveiro-
dc.date.accessioned2023-05-30T19:02:06Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Rafael Lima da. Nem tão doce infância: educação escolar para crianças na Usina de Açúcar Bom Jesus (Cabo de Santo Agostinho/PE - 1990). 2021. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9008-
dc.description.resumoLocalizada no Nordeste Brasileiro, Estado de Pernambuco, a cidade do Cabo de Santo Agostinho tem sua história marcada pela plantation de cana-de-açúcar. Uma relação iniciada com a instalação dos primeiros engenhos na região, permanecendo até a chegada das primeiras usinas de açúcar, marcando o processo de industrialização da produção açucareira em Pernambuco no século XIX. A Usina de Açúcar Bom Jesus se insere nesse contexto. No seu entorno, uma vila de operários foi estabelecida. Nela, crianças circulavam, brincavam, estudavam e eram exploradas no uso de sua mão-de-obra no corte da cana. O objetivo deste trabalho é analisar a construção de desigualdades dentro da desigualdade no cotidiano escolar das crianças que experenciaram sua infância naquele espaço durante a década de 1990, separados entre “Infâncias dentro da Escola” e “Infâncias fora da Escola”. O recorte temporal se justifica pela primeira década da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, última década da escola sob administração da usina, passando para o Estado em 1999, além de todas as mobilizações de organizações da sociedade civil na luta contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes na zona rural. Buscamos debater as questões relacionadas à escolarização e iniciação ao trabalho precoce a partir de narrativas orais, pesquisas relacionadas à exploração do trabalho infantil e arquivos do Jornal do Commercio. Os resultados obtidos nos mostram a construção de duas estratégias no território da Usina Bom Jesus, uma seria a “Educação para o trabalho” e outra “Trabalho sem Educação”, para as crianças e adolescentes que viviam na Usina Bom Jesus.por
dc.description.abstractLocated in the Brazilian Northeast, State of Pernambuco, the city of Cabo de Santo Agostinho has its history marked by the sugar cane plantation. A relationship started with the installation of the first mills in the region, remaining until the arrival of the first sugar mills, marking the process of industrialization of sugar production in Pernambuco in the 19th century. The Usina de Açúcar Bom Jesus is inserted in this context. In its surroundings, a village of workers was established. In it, children were circulating, playing, studying and being exploited in the use of their labor in the cutting of the cane. The objective of this work is to analyze the construction of inequalities within the inequality in the daily school of children who experienced their childhood in that space during the 1990s, separated between “Infances within the School” and “Infances outside the School”. The temporal cut-off is justified by the first decade of the approval of the Statute of the Child and Adolescent, last decade of the school under the administration of the Usina, going to the State in 1999, in addition to all the mobilizations of civil society organizations in the fight against the exploitation of the work of children and adolescents in the rural area. We seek to discuss the issues related to schooling and initiation to early work from oral narratives, research related to the exploitation of child labor and Archives of the Jornal do Commercio. The results show us the construction of two strategies in the territory of the Usina Bom Jesus, one would be “Education for Labor” and another “work without Education” for the children and adolescents who lived in the Usina Bom Jesus.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-30T19:02:06Z No. of bitstreams: 1 Anderson Rafael Lima da Silva.pdf: 3021991 bytes, checksum: ebbdb3a1bf14fe4f0f01955d3c996e9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T19:02:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anderson Rafael Lima da Silva.pdf: 3021991 bytes, checksum: ebbdb3a1bf14fe4f0f01955d3c996e9c (MD5) Previous issue date: 2021-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectTrabalho infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNem tão doce infância: educação escolar para crianças na Usina de Açúcar Bom Jesus (Cabo de Santo Agostinho/PE - 1990)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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