Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9007
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola e o currículo na roda do Samba de Coco de Arcoverde
Autor: SILVA, Ana Paula Leandro da 
Primeiro orientador: FERRAZ, Bruna Tarcília
Primeiro coorientador: SOUZA, Ana Paula Abrahamian de
Primeiro membro da banca: VIDAL, Fabiana Souto Lima
Segundo membro da banca: SANTANA, Moisés de Melo
Resumo: O presente estudo buscou compreender o currículo cultural do Samba de Coco de Arcoverde no processo escolarizado da EREM Carlos Rios, no município de Arcoverde. Tivemos como objetivos específicos: identificar as formas de materialização do currículo cultural do Samba de Coco na escola, analisar as concepções de currículo presentes nesse contexto, analisar as aprendizagens mobilizadas pela manifestação cultural do Samba de Coco na escola e identificar a relação da escola com artistas de coco da cidade. Para os caminhos investigativos nos fundamentamos na abordagem qualitativa, em que utilizamos para coleta de dados: (1) Análise documental; (2) Observação participante; (3) Entrevista semiestruturada. Na análise documental, estudamos sobre a proposta curricular do ensino médio integral na área de linguagens e o projeto político pedagógico da escola. Tendo em vista analisar as relações entre cultura, educação, currículo e arte no contexto da pedagogização do Samba de Coco dentro da escola. Tivemos como referencial teórico as concepções dos Estudos Culturais e das teorias crítica e pós-críticas de currículo. Encontramos na concepção de currículo, discursos de uma perspectiva tradicional e a perspectiva crítica. Alguns avanços foram identificados nos documentos com a presença de conteúdos que possibilitam discutir a perspectiva de (re)ver o conceito de cultura. Quanto ao currículo cultural do Samba de Coco na escola Carlos Rios, observamos: (1) o ensino das músicas, da dança, a contação da história do Coco pelos Mestres, visita aos locais dos grupos; (2) esse conhecimento nas disciplinas: Artes, Matemática, Educação Física, História e Português relacionando aos conhecimentos específicos de cada uma; (3) a valorização e o respeito pela cultura popular e a diversidade cultural, a valorização dos conhecimentos dos estudantes, a produção do conhecimento junto com os artistas; (4) contribuições para a cultura local, educação, arte, artistas, educadores e estudantes. Assim, evidenciamos a importância da escola para tratar sobre as diversidades e diferenças culturais; a importância da arte, do artista e do educador para esse processo e da relevância em discutir e promover ações conjuntas de políticas públicas de educação e cultura.
Abstract: The present study sought to understand the cultural curriculum of Samba de Coco de Arcoverde in the schooling process of EREM Carlos Rios, in the municipality of Arcoverde. We had as specific objectives: to identify the forms of materialization of the cultural curriculum of the Samba de Coco in the school, to analyze the conceptions of curriculum present in this context, to analyze the learning mobilized by the cultural manifestation of the Samba de Coco in the school and to identify the relationship of the school with artists city coconut. For the investigative paths we are based on the qualitative approach, in which we use for data collection: (1) Document analysis; (2) Participant observation; (3) Semi-structured interview. In the documentary analysis, we studied the curricular proposal of full-time high school in the area of languages and the political pedagogical project of the school. With a view to analyzing the relationships between culture, education, curriculum and art in the context of the pedagogization of Samba de Coco within the school. We had as a theoretical framework the concepts of Cultural Studies and critical and post-critical curriculum theories. We found in the conception of curriculum, speeches from a traditional perspective and the critical perspective. Some advances were identified in the documents with the presence of contents that make it possible to discuss the perspective of (re) seeing the concept of culture. As for the cultural curriculum of Samba de Coco at the Carlos Rios school, we observe: (1) the teaching of songs, dance, the telling of the story of Coco by the Masters, visits to the places of the groups; (2) this knowledge in the disciplines: Arts, Mathematics, Physical Education, History and Portuguese relating to the specific knowledge of each one; (3) valuing and respecting popular culture and cultural diversity, valuing students' knowledge, producing knowledge together with artists; (4) contributions to local culture, education, art, artists, educators, and students. Thus, we highlight the importance of the school to deal with cultural diversities and differences; the importance of art, the artist and the educator for this process and the importance of discussing and promoting joint actions of public policies on education and culture.
Palavras-chave: Pedagogia cultural
Samba de coco
Currículo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Ana Paula Leandro da. Escola e o currículo na roda do Samba de Coco de Arcoverde. 2021. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9007
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Leandro da Silva.pdfDocumento principal3,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.