Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOTA, Ana Elizabeth Japiá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5940068072648029por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Ana Paula Abrahamian de-
dc.contributor.advisor-co1TAVARES, Maurício Antunes-
dc.contributor.referee1LOMBARDI, Lúcia Maria Salgado dos Santos-
dc.contributor.referee2REIS, Luís Augusto da Veiga Pessoa-
dc.contributor.referee3SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa-
dc.date.accessioned2023-05-30T18:13:57Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationMOTA, Ana Elizabeth Japiá. A voz da criança no teatro infantil: a dramaturgia na berlinda. 2021. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9005-
dc.description.resumoO teatro infantil, na perspectiva das pedagogias culturais, constitui-se um artefato cultural carregado de sentidos e representações, imbricado por relações de poder entre quem realiza e quem frui. Considerando, por um lado, o paradigma de criança como atriz/ator social, produtora de culturas e detentora do direito de opinião e expressão; por outro, a possibilidade do teatro infantil como espaço de expressão das diversas crianças e de representação da pluralidade das infâncias, a presente pesquisa buscou compreender os processos de criação de 14 dramaturgas/os pernambucanos/as, para identificar a participação de “vozes infantis” no teatro a elas destinado. Para analisar a relação das/os dramaturgas/os com crianças e as repercussões em seus processos de criação, foram levantados, primeiramente, das conversas com as/os participantes, seus entendimentos sobre criança e infância, bem como sobre seu papel como dramaturga/o do teatro infantil, ou seja, suas percepções sobre as partes desta relação. Em seguida, foram identificados os espaços de participação de crianças nos seus procedimentos de criação, incluindo as escolhas dos temas e as construções das personagens-crianças. Lançando mão de uma brincadeira popular como metáfora à análise dos conteúdos, os temas tratados nas entrevistas, divididos em categorias, foram postos na “berlinda” e com o apanhado das ideias e práticas das/os dramaturgas/os foi estabelecido um “diálogo” com conceitos advindos do campo dos Estudos da Infância e dos Estudos Culturais. Ao final, são apresentadas possibilidades dialógicas dentre os processos de criação pesquisados, a configurar uma dramaturgia teatral por adultas/os com a participação de crianças.por
dc.description.abstractThe children's theater, from the perspective of cultural pedagogies, is a cultural artifact loaded with meanings and representations, imbricated by power relations between those who perform and those who enjoy it. Considering, on one hand, the paradigm of the child as a social actor, producer of culture and holder of the right to opinion and expression; on the other hand, the possibility of children's theater as a space for the expression of diverse children and the representation of the plurality of childhoods, this research sought to understand the processes of creation of 14 playwrights from Pernambuco, to identify the participation of "children's voices" in the theater intended for them. To analyze the relationship of the playwrights with children and the repercussions in their creation processes, firstly, it was gathered from conversations with the participants, their understandings about children and childhood, as well as about their role as playwrights of children's theater, that is, their perceptions about the parts of this relationship. Then, the spaces for children's participation in their creation procedures were identified, including the choice of themes and the construction of the children's characters. Using a popular game as a metaphor for the analysis of the contents, the themes dealt with in the interviews, divided into categories, were put in the "hot seat", and with the collection of ideas and practices of the playwrights a "dialogue" was established with concepts from the field of Childhood Studies and Cultural Studies. At the end, dialogical possibilities are presented among the creation processes researched, to configure a theatrical dramaturgy by adults with the participation of children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-30T18:13:57Z No. of bitstreams: 1 Ana Elizabeth Japia Mota.pdf: 1712028 bytes, checksum: 2fcc8bf9840b3e357dd6a2ff0eaf2b6e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T18:13:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Elizabeth Japia Mota.pdf: 1712028 bytes, checksum: 2fcc8bf9840b3e357dd6a2ff0eaf2b6e (MD5) Previous issue date: 2021-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia culturalpor
dc.subjectCultura infantilpor
dc.subjectTeatro Infantilpor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectCriançapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA voz da criança no teatro infantil: a dramaturgia na berlindapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Elizabeth Japia Mota.pdfDocumento principal1,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.