Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8990
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da disciplina de Controladoria nos cursos de Mestrado em Ciências Contábeis e Controladoria no Brasil
Autor: CUNHA, Tácio Marques da 
Primeiro orientador: AMORIM, Tânia Nobre Gonçalves Ferreira
Primeiro membro da banca: CALLADO, Antônio André Cunha
Segundo membro da banca: ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Resumo: Os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em Ciências Contábeis e Controladoria têm contribuído para uma melhor compreensão sobre a área de Controladoria em vários de seus aspectos, visto que existem apenas dois cursos de graduação específicos sobre esta temática no Brasil. Partindo-se desta prerrogativa, o presente estudo buscou identificar quais as principais características adotadas no ensino da disciplina de Controladoria nos cursos de mestrado em Ciências Contábeis e/ou Controladoria no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, descritiva e abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos, classifica-se como de levantamento (survey) e documental. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários, de maneira transversal, enviados via formulário eletrônico aos docentes e coordenadores, bem como a realização de uma desk research, através da leitura analítica dos programas, ementas e/ou grades curriculares, disponibilizados pelos cursos de mestrado em Ciências Contábeis e Controladoria do Brasil, participantes da pesquisa. Na investigação com os docentes, foram enviados 51 questionários, obtendo-se 27 retornos, o que representou uma taxa de resposta de 53%. Quanto a realidade dos cursos e disciplinas, foram analisados 22, os que estavam disponibilizados na internet, do universo de 32 mestrados. Para análise e tratamento dos dados, utilizou-se a estatística descritiva com o emprego do software Microsoft Excel para tabulação e apresentação dos mesmos. Foram definidos cinco grupos de variáveis que buscaram definir o perfil dos cursos, características da disciplina estudada, competências dos controllers desenvolvidas e desejáveis, e o perfil e percepção dos docentes sobre os aspectos conceituais, procedimentais e profissionais da Controladoria. Na realidade dos cursos participantes, constatou-se que a maioria está localizada na região Sudeste, formada por mestrados acadêmicos, com duas linhas de pesquisa voltadas à área de contabilidade, existem de 5 a 15 anos e possuem conceito 3 da CAPES. Sobre as características da disciplina de Controladoria, revelou-se que a maioria é denominada Controladoria, com expressivas cargas horárias de 45 e 60 horas e metade delas de caráter obrigatório. Os docentes foram, predominantemente homens, metade deles na faixa etária entre os 50 e 59 anos, graduados em Ciências Contábeis há mais de 20 anos, mestres em Ciências Contábeis, Controladoria e Administração há, no mínimo, 6 anos, e doutores em Controladoria e Contabilidade há, no máximo, 15 anos. Quanto às percepções dos mesmos sobre a Controladoria, mais da metade a definiram com uma função organizacional, unidade organizacional e ramo do conhecimento, sendo considerada como uma evolução da Contabilidade. Como unidade organizacional, a maioria dos professores percebeu a Controladoria como um órgão administrativo de linha inserido no nível estratégico com função gerencial-estratégica. No tocante aos aspectos profissionais, a percepção dos participantes demostrou que a formação acadêmica em Ciências Contábeis e a língua inglesa são as características mais desejáveis ao controller. No tocante às competências desenvolvidas e desejáveis ao controller, que tenha conhecimento sobre o negócio da empresa, visão holística, orientada ao processo decisório, resultados, planejamento financeiro e estratégico, abarcando tanto a área técnica como de apoio à tomada de decisão. Acredita-se que a pesquisa tenha proporcionado à realização de um diagnóstico geral sobre o tratamento da Controladoria no meio acadêmico, ainda que o razoável número de respostas obtidas pelos coordenadores e docentes aliados à aplicação apenas nos cursos de mestrado sejam consideradas limitações do estudo.
Abstract: The lato sensu and stricto sensu postgraduate courses in Accounting and Controllership have contributed to a better understanding of the Controllership area in several of its aspects, since there are only two undergraduate courses on this subject in Brazil. Based on this prerogative, the present study sought to identify which are the main features adopted in the teaching of the Controllership discipline in master's courses in Accounting and/or Controllership in Brazil. Methodologically, it is an applied, exploratory-descriptive research with a quantitative approach. As for the procedures, it is classified as a survey and documentary. Data collection involved the application of questionnaires, in a transversal way, sent via electronic form to teachers and coordinators, as well as the performance of desk research, through the analytical reading of programs, menus and/or curricular grids made available by master's courses. in Accounting and Controllership in Brazil participating in the research. In the investigation with the professors, 51 questionnaires were sent, obtaining 27 returns, which represented a response rate of 53%, whereas in reality the courses and disciplines were analyzed 22 of the universe resulting from 32 master's degrees. For data analysis and treatment, descriptive statistics was used with the use of Microsoft Excel software for tabulation and presentation. Five groups of variables were defined that sought to define the profile of the courses, characteristics of the discipline, the competencies of the controllers developed and desirable, and the profile and perception of the teachers on the conceptual, procedural and professional aspects of Controllership. In reality of the participating courses, it was found that most are located in the Southeast, are academic, have two lines of research that are focused on the accounting area, exist for 5 to 15 years and have a CAPES concept 3. Regarding the characteristics of the Controllership discipline, it was revealed that the majority is called Controllership, with significant workloads of 45 and 60 hours and half of them are mandatory. The teachers were predominantly men, located, for half of them, in the age group between 50 and 59 years old, graduated in Accounting Sciences for more than 20 years, masters in Accounting Sciences, Controllership and Administration for at least 6 years, and PhD in Controllership and Accounting for a maximum of 15 years. As for their perceptions of Controllership, more than half defined it as an organizational function, organizational unit and branch of knowledge, being considered as an evolution of Accounting. As an organizational unit, most teachers perceived Controllership as a line administrative body inserted at the strategic level with a managerial-strategic function. With regard to professional aspects, the perception of the participants showed that academic training in Accounting and the English language are the most desirable characteristics for the controller. Regarding the competencies developed and desirable to the controller, it was noticed that, even though they are not entirely consonant, they reported that the controller profile is currently being developed so that they have knowledge about the company's business, with a holistic, oriented view to the decision-making process, results, financial and strategic planning, covering both the technical area and support for decision making. It is believed that the research provided a general diagnosis about the controllership treatment in the academic environment, even though the reasonable number of responses obtained by the coordinators and teachers allied to the application only in the master's courses are considered limitations of the study.
Palavras-chave: Ciências contábeis
Controladoria
Pós-graduação
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Controladoria
Citação: CUNHA, Tácio Marques da. O ensino da disciplina de Controladoria nos cursos de Mestrado em Ciências Contábeis e Controladoria no Brasil. 2020. 175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Controladoria) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8990
Data de defesa: 8-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Controladoria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tacio Marques da Cunha.pdfDocumento principal1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.