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Tipo do documento: Tese
Título: Role Playing Game (RPG) : ensino dos elementos da matemática em um curso de administração com base nos princípios da teoria da flexibilidade cognitiva
Autor: FERREIRA, Tereza Evâny de Lima Renôr 
Primeiro orientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro coorientador: VASCONCELOS, Flávia Cristina Catunda Gomes
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivoneide Mendes da
Segundo membro da banca: CEOLIN, Alessandra Carla
Terceiro membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Quarto membro da banca: LUFT, Maria Conceição Melo Silva
Resumo: A Teoria da Flexibilidade Cognitiva e o Role Playing Game foram utilizados como princípios para estruturar o jogo RPG Flex, configurado como estratégia de ensino apropriada para conduzir estudantes e docentes a vivenciarem uma realidade pedagógica capaz de contribuir com o ensino dos elementos de matemática no Curso Superior de Administração. O estudo apresentou um arcabouço teórico central sobre a Teoria da Flexibilidade Cognitiva, o Role Playing Game e as metodologias de ensino para balizar os aspectos teóricos que podem estruturar uma reflexão crítica sobre a formação da estratégia de ensino adotada. O objetivo foi de analisar como o Role Playing Game pode contribuir para flexibilizar a cognição do conhecimento matemático em múltiplas representações no Curso de Administração com base nos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. A pesquisa identificou a relação da estratégia de ensino indicada com os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva; avaliou as estruturas de ensino do componente pesquisado para criar e implementar o RPG como estratégia de ensino com base nos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva; averiguou o desenvolvimento cognitivo dos estudantes relativos ao ensino dos elementos da matemática em múltiplas situações vivenciadas no Role Playing Game; e investigou se o Role Playing Game é uma estratégia de ensino que pode promover a flexibilidade cognitiva do conhecimento dos elementos da matemática em múltiplas situações vivenciadas pelos estudantes de Administração Financeira no Curso da Administração. Os meios de investigação são de natureza documental e pesquisa-ação, e os métodos empregados foram de abordagem quantitativa e qualitativo. A pesquisa envolveu docentes e estudantes de componentes da Administração Financeira do Curso de Administração, utilizou as dimensões do conhecimento do processo cognitivo da Taxonomia de Bloom e os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva para estruturar os questionários e formulários para coletar e analisar os dados. Para analisar os dados e obter os resultados, foi realizada uma triangulação composta da análise de documentos, questionário, observação e entrevista. Os resultados mais relevantes indicaram que, apesar de flexibilizar o conhecimento dos elementos da matemática, em alguns momentos do jogo, os estudantes negligenciaram o princípio relativo a “evitar o excesso de simplificação e de regras” da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Apesar de essa ser uma experiência inovadora para os estudantes no ensino remoto, eles tiveram dificuldades de gerir as informações, o tempo e o formato do jogo adotado. Para os docentes, o RPG Flex apresentou-se como uma estratégia de ensino que pode flexibilizar e avaliar o conhecimento dos estudantes; simular uma realidade futura, socializar o conhecimento da matemática explicitado em sala de aula e; promover a interdisciplinaridade. Como contribuição conceitual e metodológica foi possível criar uma estratégia de ensino vinculada a metodologia imersiva capaz de ampliar o estudo de jogos de RPG pedagógico para ensinar a matemática de forma interdisciplinar no âmbito da Administração, utilizando um manual para aplicação presencial e um ambiente virtual para aplicação em sala de aula virtual.
Abstract: The Cognitive Flexibility Theory and the Role Playing Game were used as principles to structure the RPG Flex game, configured as an appropriate teaching strategy to lead students and teachers to experience a pedagogical reality capable of contributing to the teaching of mathematics elements in the Undergraduate Course.of Business. The study presented a central theoretical framework on the Theory of Cognitive Flexibility, the Role Playing Game and teaching methodologies to guide the theoretical aspects that can structure a critical reflection on the formation of the adopted teaching strategy. The objective was to analyze how the Role Playing Game can contribute to flexibilize the cognition of mathematical knowledge in multiple representations in the Business Course based on the principles of the Cognitive Flexibility Theory. The research identified the relationship between the indicated teaching strategy and the principles of the Cognitive Flexibility Theory; evaluated the teaching structures of the researched component to create and implement RPG as a teaching strategy based on the principles of the Cognitive Flexibility Theory; investigated the students' cognitive development related to the teaching of mathematics elements in multiple situations experienced in the Role Playing Game; and investigated whether the Role Playing Game is a teaching strategy that can promote cognitive flexibility in the knowledge of mathematics elements in multiple situations experienced by Financial Management students in the Business Course. The means of investigation are documental and action-research in nature, and the methods employed have a quantitative and qualitative approach. The research involved professors and students of components of Financial Management of the Business Course, used the dimensions of knowledge of the cognitive process of Bloom's Taxonomy and the principles of the Theory of Cognitive Flexibility to structure the questionnaires and forms to collect and analyze the data. In order to analyze the data and obtain the results, a triangulation was carried out, consisting of the analysis of documents, questionnaire, observation and interview. The most relevant results indicated that, despite making the knowledge of the elements of mathematics more flexible, in some moments of the game, the students neglected the principle related to “avoiding the excess of simplification and rules” of the Theory of Cognitive Flexibility. Despite this being an innovative experience for students in remote teaching, they had difficulties managing the information, time and the adopted game format. For the teachers, the RPG Flex presented itself as a teaching strategy that can make flexible and evaluate the students' knowledge; simulate a future reality, socialize the knowledge of mathematics explained in the classroom and; promote interdisciplinarity. As a conceptual and methodological contribution, it was possible to create a teaching strategy linked to an immersive methodology capable of expanding the study of pedagogical RPG games to teach mathematics in an interdisciplinary way within the scope of Business, using a manual for face-to-face application and a virtual environment for application. in a virtual classroom.
Palavras-chave: Teoria da flexibilidade cognitiva
Ensino de matemática
Role playing game
Jogo didático
Administração financeira
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FERREIRA, Tereza Evâny de Lima Renôr. Role Playing Game (RPG) : ensino dos elementos da matemática em um curso de administração com base nos princípios da teoria da flexibilidade cognitiva. 2022. 270 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8866
Data de defesa: 17-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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