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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perfil sensorial de café arábica comercial – avaliação por consumidores pelo método CATA home use test
Autor: NEVES, Anna Luiza Santana 
Primeiro orientador: ARRUDA, Luciana Leite de Andrade Lima
Primeiro coorientador: VERÍSSIMO, Caio Monteiro
Primeiro membro da banca: SILVA, Suzana Pedroza da
Segundo membro da banca: ARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de
Resumo: Historicamente, o Brasil tem ocupado posição de destaque na produção e exportação de café no mercado internacional. Hoje, o mercado de café no Brasil é considerado em transformação, com consumidores ampliando a experimentação e valorizando produtos de melhor qualidade. Este cenário destaca a importância de entender as preferências do consumidor e avaliar a qualidade de cafés brasileiros. A qualidade do café deve-se ao manejo agronômico, secagem, torra, moagem e elaboração da bebida, valorizando características visuais, aromáticas e gustativas, com reflexo direto na qualidade sensorial da bebida. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo utilizar consumidores para descrever sensorialmente a bebida obtida a partir de grãos de cafés (Coffea arabica Typica) de duas regiões produtoras de café em Pernambuco por meio de testes residenciais. Duas amostras de café arábica da cultivar Typica, provenientes de Triunfo e Taquaritinga do Norte na forma de grãos verdes com torrefação e moagem com parâmetros controlados para obter torra média e moagem média fina, e uma amostra comercial foram avaliadas quanto a atributos visuais, aromáticos e gustativos, por meio do teste Check-All-That-Apply (CATA) realizado em âmbito domiciliar através de plataforma online google forms utilizando o coador Melitta® para preparação do café, sendo o local de realização dos testes uma necessidade em função da nova realidade promovida pela pandemia da Covid-19. Os resultados demonstraram que o consumidor consegue distinguir os cafés especiais mas apresentou dificuldade em atribuir características de sabor e aroma ao café tradicional, provavelmente em virtude da torra excessiva e da baixa qualidade dos grãos. Justo oposto aos resultados dos cafés especiais, para os quais demonstraram maior facilidade de caracterização como uma bebida límpida, alaranjada e de menor amargor em comparação ao café tradicional avaliado. O Brasil possui excelentes variedades de cafés que com o devido manejo agronômico e processamento podem se categorizar como cafés de qualidade superior, bem como os cafés avaliados durante este estudo, e assim satisfazer o mercado consumidor, nacional e internacional, cada dia mais exigente.
Abstract: Historically, Brazil has occupied a prominent position in the production and export of coffee on the international market. Today, the coffee market in Brazil is considered to be in transformation, with consumers expanding their experimentation and valuing better quality products. This scenario highlights the importance of understanding consumer preferences and evaluating the quality of Brazilian coffees. The quality of coffee is due to the agronomic handling, drying, roasting, grinding and preparation of the drink, enhancing visual, aromatic and taste characteristics, with a direct impact on the sensory quality of the drink. In this context, the present work aims to use consumers to sensorially describe the beverage obtained from coffee beans (Coffea arabica Typica) from two coffee producing regions in Pernambuco, through residential tests. Two samples of arabica coffee cultivar Typica, from Triunfo and Taquaritinga do Norte in the form of green beans with roasting and grinding with controlled parameters to obtain medium roast and fine average grinding, and a commercial sample were evaluated for visual, aromatic and tastes, through the Check-All-That-Apply (CATA) test were carried out at home through the online google forms platform using the Melitta® strainer for coffee preparation, with the test location being a necessity due to the new reality promoted by the Covid-19 pandemic. The results showed that the consumer is able to distinguish the specialty coffees but had difficulty in attributing flavor and aroma characteristics to the traditional coffee, probably due to the excessive roasting and the low quality of the beans. Just opposite to the results of specialty coffees, which demonstrated greater ease of characterization as a clear, orange and less bitter drink compared to the traditional coffee evaluated. Brazil has excellent varieties of coffee that, with proper agronomic management and processing can be categorized as superior quality coffees, as well as the coffees evaluated during this study, and thus satisfy the increasingly demanding national and international consumer marke
Palavras-chave: Análise sensorial
Café
Café arábica
Qualidade do café
Consumo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citação: NEVES, Anna Luiza Santana. Perfil sensorial de café arábica comercial – avaliação por consumidores pelo método CATA home use test. 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8852
Data de defesa: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

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