Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8752
Tipo do documento: Tese
Título: Mathematical models of warranty policies: a game theory perspective
Autor: ZAIDAN, Henrique Pinto dos Santos 
Primeiro orientador: CRISTINO, Cláudio Tadeu
Primeiro coorientador: ESMAEILI, Maryam
Primeiro membro da banca: STOSIC, Borko
Segundo membro da banca: STOSIC, Tatijana
Terceiro membro da banca: FIRMINO, Paulo Renato Alves
Resumo: Esta tese apresenta dois modelos matemáticos de precificação de políticas de garantia formulados via teoria dos jogos. O primeiro modelo é um problema de decisão que envolve dois tomadores de decisão. O consumidor terceiriza as ações de manutenção para um agente de manutenção que oferece quatro opções de garantia com diferentes tipos de cobertura. Estratégias de equilíbrio para cada parte são dadas via equilíbrio de Nash perfeito em subjogo. O segundo modelo representa um problema de decisão com três partes visto que o fabricante do equipamento é incorporado na modelagem. O fabricante define o preço de venda do produto (incluindo os custos da garantia base), enquanto o agente de manutenção realiza as ações de reparo após o período da garantia base. Estratégias de equilíbrio são dadas via uma combinação de jogos cooperativos e não – cooperativos. O modelo trás uma coalizão estabelecida entre o fabricante e o agente, e o valor de Shapley é usado para distribuir o ganho dos jogadores e definir o preço de equilíbrio. Em ambos os modelos, nós fazemos uma análise de sensibilidade com os parâmetros do modelo e aplicamos simulação computacional para estimar a média dos custos de algumas políticas de garantia.
Abstract: This thesis presents two mathematical models of pricing for warranty policies considering a game theory approach. The first model is a two-person game. The consumer outsources maintenance actions to the agent (maintenance agent), who shows four warranty options with different coverage characteristics. Equilibrium strategies for each decision-maker are obtained via the subgame-perfect Nash equilibrium. In the second model, we add the manufacturer in the modeling. Thus, a three-person game is formulated. The manufacturer defines the sale price of the product (including the base warranty costs), whereas the agent prices maintenance services. Equilibrium strategies are given through a combination of cooperative and non-cooperative solutions. The model brings a coalition between the manufacturer and the agent, and the Shapley value redistributes the payoffs and sets up the equilibrium prices. In both models, we perform a sensitivity analysis with the model parameters and apply computer simulation to estimate the expected value of warranty costs for some warranty policies.
Palavras-chave: Política de garantia
Preço
Teoria dos jogos
Modelos matemáticos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Estatística e Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada
Citação: ZAIDAN, Henrique Pinto dos Santos. Mathematical models of warranty policies: a game theory perspective. 2021. 69 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8752
Data de defesa: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Pinto dos Santos Zaidan.pdfDocumento principal900,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.