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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comercialização de flores e folhagens de corte em Pernmabuco : práticas, possibilidades, perspectivas (uma análise em período pandêmico: 2020/2021)
Autor: FERREIRA, Isabel Verônica Sarinho 
Primeiro orientador: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Primeiro membro da banca: VITAL, Tales Wanderley
Segundo membro da banca: CEOLIN, Alessandra Carla
Resumo: A floricultura é um dos setores mais promissores do agronegócio brasileiro sendo caracterizada como uma atividade competitiva, dinâmica e rentável. No entanto, ainda carente de pesquisas para fomentar a atividade em nível local e que contribuam para consolidação dos polos de produção regionais. Buscando cernir essa problemática, o objetivo dessa pesquisa é analisar como se dá, e tem se desenvolvido o processo de comercialização, especificamente o mercado de flores e folhagens de corte em áreas produtivas no estado de Pernambuco. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de natureza qualitativa, utilizando-se como método de investigação, o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela entrevista semidiretiva levada a cabo junto a duas empresas consolidadas no mercado de flores a saber: empresa AsFlores localizada no município de Gravatá especializada no cultivo de plantas nativas de clima temperado, e na Mumbecas, zona da mata, em Paulista, dedicada ao cultivo de plantas tropicais, além destas, com a gerente da CEASA/PE. Ainda como método de levantamento de dados também, se fez um levantamento documental, além da observação direta levada a efeito quando das entrevistas. Para a análise de dados, utilizou a metodologia da ‘análise de conteúdo’, em que o foco foi o alcance da mensagem que o entrevistado quis revelar, mais do que propriamente, aquilo que ele estritamente falou. Foi possível perceber a necessidade de desempenhar esforços em conjunto na direção as práticas de gestão quanto à comercialização destes produtos, cada produtor se lançou individualmente em estratégias de sobrevivência de acordo com particularidades dos seus cultivos, e a CEASA/PE desempenhou uma postura ativa para intensificar as vendas durante o período pandêmico. Observou-se ser o cultivo de flores (tanto temperadas, como tropicais) uma atividade com grandes possibilidades de se reinventar, de expressivo valor ao bem-estar do ser humano. O mercado mostrou-se amplo devido a versatilidade do uso das plantas de corte em diversos nichos. Contudo, ainda necessita aprimorar os cuidados na comercialização e focar nas demandas regionais, seja nos cuidados pós-colheita, relacionamentos ao longo da cadeia e análises do mercado.
Abstract: Floriculture is one of the most promising sectors of Brazilian agribusiness as a competitive, dynamic and profitable activity. However, it still lacks research to promote the activity at the local level and that contribute to the construction of poles of regions. Seeking to establish this problem, the objective of this research is how the commercialization process is analyzed and developed, specifically the market for cut flowers and foliage in productive areas in the state of Pernambuco. The research is descriptive and qualitative in nature, using the case study as a research method. As a data collection instrument, a semi-directive interview was carried out with two companies in the plant market, namely: the company AsFlores, located in the municipality of Gravatá, consolidated specialized in the cultivation of natives of temperate climate, and in Mumbecas, zona da mata, in Paulista, dedicated to the cultivation of tropical plants, in addition to these, with a manager from CEASA/PE. As a method of data collection, a documental survey was carried out, in addition to direct observation, which was also studied during the interviews. For the scope analysis, the methodology of 'content analysis' was used, in which the focus of data or message that the interviewee wanted to reveal, more than what he actually said was. Realizing the need to carry out the cultivation together in the direction as management practices for the sale of products, each producer launched itself individually in survival strategies according to the specificities of its members, and CEAS in terms of cultivation/PE played an activated posture to intensify as sales during the pandemic period. Note the cultivation of flowers (both temperate and tropical) an activity with great possibilities to reinvent itself, of expressive value to the well-being of the human being. The market showed itself due to a diversified niche of use of broad cut plants. However, it still needs to improve care on offer and focus on regional demands, be it post-harvest care, relationships along the chain and the market.
Palavras-chave: Floricultura
Comercialização
Agronegócio
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: FERREIRA, Isabel Verônica Sarinho. Comercialização de flores e folhagens de corte em Pernmabuco : práticas, possibilidades, perspectivas (uma análise em período pandêmico: 2020/2021). 2022. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8710
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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