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Tipo do documento: Tese
Título: Ensino de ciências em cultura cruzada : a formação de conceitos em sala de aula multicultural em Salgueiro, Pernambuco, Brasil
Autor: AQUINO, Rafael Santos de 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Segundo orientador: RÉGNIER, Nadja Maria Acioly
Primeiro membro da banca: GUIET-SILVAIN, Jeanne
Segundo membro da banca: FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Alonso Bezerra de
Quarto membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Quinto membro da banca: COUTO, Janaína de Albuquerque
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os impactos culturais na construção de conceitos em bioquímica em uma sala de aula multicultural sob a utilização de um dispositivo didático pedagógico digital, na perspectiva do paradigma da complexidade de Edgar Morin. Este dispositivo, projetado no âmbito do ensino remoto imposto pela crise sanitária da Covid-19, levou em conta as diversidades culturais dos estudantes sertanejos, indígenas, quilombolas e urbanos na construção destes conceitos. Embora nosso interesse esteja focado no aprendizado da bioquímica, ou seja, na construção de conceitos que os estudantes culturalmente distintos fazem, lançamos um olhar investigativo e interpretativo complexo, a partir de diferentes perspectivas multiculturais, tais como a influência cultural no desempenho acadêmico dos estudantes e a influência multicultural dos professores neste processo. Essas considerações exigem um ponto de vista teórico-metodológico geral que se baseia na complexidade, no multiculturalismo de Candau, como também na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na abordagem da cultura, cognição e afetividade de Acioly-Régnier. Para as questões conceituais, reunimos uma série de abordagens teóricas necessárias para a complexidade de nosso objeto de estudo, o que implica em um cruzamento de métodos de construção de dados. A estrutura metodológica foi dividida em quatro partes, onde cada uma delas integra métodos qualitativos e quantitativos, os quais são interpretados conjuntamente para a compreensão do todo conforme Morin. O estudo foi aplicado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, no âmbito do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária. A primeira parte da investigação visou identificar o perfil multicultural dos professores e as relações com as culturas dos estudantes. Na segunda parte um estudo quantitativo com a Análise Estatística Implicativa (ASI) sobre o desempenho escolar estudantil de 2011 a 2018. Na terceira parte da pesquisa, investigamos as culturas dos estudantes do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária para a partir da identificação das peculiaridades culturais planejar a intervenção didática digital no contexto da crise sanitária de Covid-19 para a mesma turma. A quarta parte foi composta por duas etapas metodológicas: a primeira foi o desenvolvimento de um dispositivo didático-pedagógico digital e a segunda, foi a investigação da construção de conceitos pela aplicação do dispositivo. Os resultados mostraram que o perfil multicultural dos professores é o Diferencialista, que se caracteriza pela padronização cultural; que a escola utiliza o desempenho acadêmico como meio de seleção onde exclui as culturas minoritárias como quilombolas e indígenas; as particularidades das diferenças culturais influenciam a relação dos estudantes com a cultura escolar afetando a aprendizagem; as representações conceituais presentes nas diversas situações e seus conjuntos de significantes e significados favorecem a conceitualização e que a associação com a teoria dos campos conceituais promove maior consolidação da construção de conceitos e a sua generalização às situações das culturas extraescolares. O perfil multicultural do professor influencia a construção de conceitos, essa influência se materializa no desempenho escolar que exclui estudantes de culturas minoritárias. Por isso, o estudo reforça a importância da perspectiva intercultural e decolonial na educação e ensino de ciências.
Abstract: L'objectif de cette recherche est d'identifier et d'analyser les impacts culturels dans la construction des concepts en biochimie dans une classe multiculturelle à partir de l'utilisation d'un dispositif pédagogique numérique d'enseignement, dans la perspective du paradigme de la complexité d'Edgar Morin. Ce dispositif, conçu dans le contexte de l'enseignement à distance imposé par la crise sanitaire de Covid-19, a pris en compte les diversités culturelles des étudiants ruraux, indigènes, quilombolas et urbains dans la construction de ces concepts. Bien que notre intérêt se concentre sur l'enseignement-apprentissage de la biochimie, c'est-à-dire sur la construction de concepts que font des élèves culturellement distincts, nous jetons un regard complexe d'investigation et d'interprétation à partir de différentes perspectives multiculturelles, telles que l'influence culturelle sur les performances scolaires des élèves et l'influence multiculturelle des enseignants dans ce processus. Ces considérations nécessitent un point de vue théorique-méthodologique général qui s'appuie sur la complexité, le multiculturalisme de Candau, ainsi que la théorie historico-culturelle de Vygotsky et l'approche de la culture, de la cognition et de l'affectivité d'Acioly-Régnier. Pour les questions conceptuelles, nous avons réuni une série d'approches théoriques nécessaires à la complexité de notre objet d'étude, ce qui implique un croisement des méthodes de construction des données. La structure méthodologique a été divisée en quatre étapes, où chacune intègre des méthodes qualitatives et quantitatives, qui sont interprétées pour la compréhension de l'ensemble selon Morin. L'étude a été appliquée à l'Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus de Salgueiro, dans le cadre d’un Lycée Agricole. La première étape de l'enquête visait à identifier le profil type multiculturel des enseignants et les relations avec les cultures des élèves. Dans la deuxième étape, une étude quantitative avec l'Analyse Statistique Implicative (ASI) sur les performances scolaires des élèves de 2011 à 2018 a été effectué. Dans la troisième partie de la recherche, nous avons enquêté sur les cultures des étudiants de la 4ème année du Lycée Agricole pour l'identification des particularités culturelles et pour planifier l'intervention didactique numérique dans le contexte de la crise sanitaire de Covid-19 pour l'application dans la même classe. La quatrième étape était composée de deux moment méthodologiques : le premier était le développement d'un dispositif didactique-pédagogique numérique et le second était l'analyse de la construction des concepts à travers l'application du dispositif. Les résultats ont montré que le profil multiculturel des enseignants est le profil Différentialiste, qui se caractérise par la standardisation culturelle où l'école utilise la performance académique comme moyen de sélection et exclut les cultures minoritaires et les telles que les quilombolas et les indigènes ; les particularités des différences culturelles influencent la relation des élèves avec la culture de l'école qui affecte l'apprentissage. Les représentations conceptuelles présentes dans différentes situations et leurs ensembles de significations et de signifiés favorisent la conceptualisation. La théorie des champs conceptuels fournit un outil important pour la compréhension de la conceptualisation et la généralisation à des situations de cultures extra-scolaires. Le profil multiculturel de l'enseignant influence la construction des concepts, et cette influence se matérialisant par des évaluations scolaires qui excluent les élèves issus de cultures minoritaires. L'étude montre l'importance de la perspective interculturelle et décoloniale dans l'éducation et l'enseignement des sciences.
Palavras-chave: Conceitos de bioquímica
Ensino de bioquímica
Educação intercultural
Contrução de conceitos
Teoria dos campos conceituais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: AQUINO, Rafael Santos de. Ensino de ciências em cultura cruzada : a formação de conceitos em sala de aula multicultural em Salgueiro, Pernambuco, Brasil. 2022. 361 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8708
Data de defesa: 20-Set-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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