Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Eukennya de Araújo e Silva Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550003705133405por
dc.contributor.advisor1XAVIER, Maria Gilca Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6470044940848558por
dc.contributor.advisor-co1MELO, André de Souza-
dc.contributor.referee1VITAL, Tales Wanderley-
dc.contributor.referee2XAVIER, Leonardo Ferraz-
dc.contributor.referee3LINS, Walquíria Castelo Branco-
dc.date.accessioned2022-11-11T22:03:59Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, Eukennya de Araújo e Silva Pereira. Análise da absorção de estudantes do ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucano. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8694-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a absorção dos estudantes egressos do ensino médio em empregos formais de Pernambuco, a partir da unidade de Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias. A metodologia baseia-se no levantamento documental sobre a oferta de educação profissional, informações sobre empregos formais no estado e a formação técnica da ETE. Como procedimento metodológico tem-se o cruzamento dos dados identificados dos egressos da ETE (2013-2015) com os microdados da RAIS-PE (2014-2016), e a tabulação e análise com auxílio de softwares estatísticos. O modelo de processo é utilizado para verificar a execução de política em estudo, quanto aos alcances do seu planejamento. Diante dos resultados obtidos, verifica-se a conexão da formação técnica ofertada com o setor econômico das empresas contratantes, e potencial empregabilidade nos setores de serviços e Tecnologia da Informação e Comunicação, como também que a política vem alcançando parte das metas do Plano Estadual de Educação (2015-2025), documento balizador do planejamento da política de educação estadual.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the absorption of students graduating from high school in formal jobs in Pernambuco, from the State Technical School (ETE) unit Cícero Dias. The methodology is based on the documentary survey on the provision of professional education, information on formal jobs in the state and the technical training of ETE. As a methodological procedure, there is the crossing of the identified data of the graduates of ETE (2013-2015) with the microdata of RAIS-PE (2014- 2016), and the tabulation and analysis with the aid of statistical software. The process model is used to verify the execution of the policy under study, regarding the scope of its planning. In view of the results obtained, there is a connection between the technical training offered with the economic sector of the contracting companies, and potential employability in the services and Information and Communication Technology sectors, as well as that the policy has been achieving part of the goals of the State Plan for Education (2015-2025), a guiding document for the planning of state education policy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2022-11-11T22:03:59Z No. of bitstreams: 1 Eukennya de Araujo e Silva Pereira Barbosa.pdf: 1496383 bytes, checksum: 1e30f7afeb299360cc31745bd9201069 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-11T22:03:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eukennya de Araujo e Silva Pereira Barbosa.pdf: 1496383 bytes, checksum: 1e30f7afeb299360cc31745bd9201069 (MD5) Previous issue date: 2020-10-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPernambucopor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleAnálise da absorção de estudantes do ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucanopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eukennya de Araujo e Silva Pereira Barbosa.pdfDocumento principal1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.