Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8694
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da absorção de estudantes do ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucano
Autor: BARBOSA, Eukennya de Araújo e Silva Pereira 
Primeiro orientador: XAVIER, Maria Gilca Pinto
Primeiro coorientador: MELO, André de Souza
Primeiro membro da banca: VITAL, Tales Wanderley
Segundo membro da banca: XAVIER, Leonardo Ferraz
Terceiro membro da banca: LINS, Walquíria Castelo Branco
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a absorção dos estudantes egressos do ensino médio em empregos formais de Pernambuco, a partir da unidade de Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias. A metodologia baseia-se no levantamento documental sobre a oferta de educação profissional, informações sobre empregos formais no estado e a formação técnica da ETE. Como procedimento metodológico tem-se o cruzamento dos dados identificados dos egressos da ETE (2013-2015) com os microdados da RAIS-PE (2014-2016), e a tabulação e análise com auxílio de softwares estatísticos. O modelo de processo é utilizado para verificar a execução de política em estudo, quanto aos alcances do seu planejamento. Diante dos resultados obtidos, verifica-se a conexão da formação técnica ofertada com o setor econômico das empresas contratantes, e potencial empregabilidade nos setores de serviços e Tecnologia da Informação e Comunicação, como também que a política vem alcançando parte das metas do Plano Estadual de Educação (2015-2025), documento balizador do planejamento da política de educação estadual.
Abstract: This study aims to analyze the absorption of students graduating from high school in formal jobs in Pernambuco, from the State Technical School (ETE) unit Cícero Dias. The methodology is based on the documentary survey on the provision of professional education, information on formal jobs in the state and the technical training of ETE. As a methodological procedure, there is the crossing of the identified data of the graduates of ETE (2013-2015) with the microdata of RAIS-PE (2014- 2016), and the tabulation and analysis with the aid of statistical software. The process model is used to verify the execution of the policy under study, regarding the scope of its planning. In view of the results obtained, there is a connection between the technical training offered with the economic sector of the contracting companies, and potential employability in the services and Information and Communication Technology sectors, as well as that the policy has been achieving part of the goals of the State Plan for Education (2015-2025), a guiding document for the planning of state education policy.
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Política educacional
Educação profissional
Ensino médio
Pernambuco
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: BARBOSA, Eukennya de Araújo e Silva Pereira. Análise da absorção de estudantes do ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucano. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8694
Data de defesa: 6-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eukennya de Araujo e Silva Pereira Barbosa.pdfDocumento principal1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.