???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8694
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise da absorção de estudantes do ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucano |
Autor: | BARBOSA, Eukennya de Araújo e Silva Pereira |
Primeiro orientador: | XAVIER, Maria Gilca Pinto |
Primeiro coorientador: | MELO, André de Souza |
Primeiro membro da banca: | VITAL, Tales Wanderley |
Segundo membro da banca: | XAVIER, Leonardo Ferraz |
Terceiro membro da banca: | LINS, Walquíria Castelo Branco |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a absorção dos estudantes egressos do ensino médio em empregos formais de Pernambuco, a partir da unidade de Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias. A metodologia baseia-se no levantamento documental sobre a oferta de educação profissional, informações sobre empregos formais no estado e a formação técnica da ETE. Como procedimento metodológico tem-se o cruzamento dos dados identificados dos egressos da ETE (2013-2015) com os microdados da RAIS-PE (2014-2016), e a tabulação e análise com auxílio de softwares estatísticos. O modelo de processo é utilizado para verificar a execução de política em estudo, quanto aos alcances do seu planejamento. Diante dos resultados obtidos, verifica-se a conexão da formação técnica ofertada com o setor econômico das empresas contratantes, e potencial empregabilidade nos setores de serviços e Tecnologia da Informação e Comunicação, como também que a política vem alcançando parte das metas do Plano Estadual de Educação (2015-2025), documento balizador do planejamento da política de educação estadual. |
Abstract: | This study aims to analyze the absorption of students graduating from high school in formal jobs in Pernambuco, from the State Technical School (ETE) unit Cícero Dias. The methodology is based on the documentary survey on the provision of professional education, information on formal jobs in the state and the technical training of ETE. As a methodological procedure, there is the crossing of the identified data of the graduates of ETE (2013-2015) with the microdata of RAIS-PE (2014- 2016), and the tabulation and analysis with the aid of statistical software. The process model is used to verify the execution of the policy under study, regarding the scope of its planning. In view of the results obtained, there is a connection between the technical training offered with the economic sector of the contracting companies, and potential employability in the services and Information and Communication Technology sectors, as well as that the policy has been achieving part of the goals of the State Plan for Education (2015-2025), a guiding document for the planning of state education policy. |
Palavras-chave: | Mercado de trabalho Política educacional Educação profissional Ensino médio Pernambuco |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural |
Citação: | BARBOSA, Eukennya de Araújo e Silva Pereira. Análise da absorção de estudantes do ensino médio integrado em ETE do município de Recife no mercado de trabalho pernambucano. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8694 |
Data de defesa: | 6-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eukennya de Araujo e Silva Pereira Barbosa.pdf | Documento principal | 1,46 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.