Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8684
Tipo do documento: Tese
Título: Resolução de problemas no ensino de química : reflexões sobre a divulgação científica e a formação continuada de professores
Autor: FREITAS, Amanda Pereira de 
Primeiro orientador: CAMPOS, Angela Fernandes
Primeiro membro da banca: SIMÕES NETO, José Euzébio
Segundo membro da banca: BATINGA, Verônica Santos Tavares
Terceiro membro da banca: ANJOS, José Ayron Lira dos
Quarto membro da banca: FERNANDES, Lucas dos Santos
Resumo: Este trabalho de tese é de natureza qualitativa e objetivou analisar as direções dos estudos sobre Divulgação Científica, os propósitos de ensino e as adequações teórico-metodológicas realizadas por professores de Química da Educação Básica em seus planejamentos de ensino sobre a Resolução de Problemas, como abordagem didática, a partir de um suporte de Divulgação Científica – Website RPEQ. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico em periódicos pertencentes a área de Educação e Ensino. Além disto, também realizamos uma atividade de Formação Continuada sobre Resolução de Problema e Divulgação Científica ambas as temáticas com enfoque no Ensino de Química para os docentes participantes do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participaram desta pesquisa vinte professores, que foram organizados em grupos. Nossos materiais de análise foram os artigos encontrados no levantamento bibliográfico, os planejamentos de ensino elaborados pelos grupos durante a formação e a gravação de suas apresentações. Tais materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Após a busca pelos artigos em quarenta periódicos localizamos um total de dezessete trabalhos em dez revistas que abordam a temática da Divulgação Científica para o Ensino de Química no intervalo de onze anos. Neste contexto, identificamos cinco direções de estudos. Constatamos que a Divulgação Científica se configura como objeto de estudo incipiente no Ensino de Química no nível deste recorte e que a maior parte das pesquisas propõe o uso da Divulgação Científica para promover a construção dos conceitos químicos, enquanto as experiências na área de Formação de Professores de Química são relatadas com menor frequência. Para a análise dos propósitos de ensino propusemos uma nova etapa no percurso da Divulgação Científica até chegar à sala de aula proposto por Lima e Giordan, a qual se refere a construção de planejamentos. Identificamos sete propósitos nos planejamentos dos professores ao utilizarem as pesquisas contidas no website RPEQ como material de Divulgação Científica, cinco deles relacionados com os estabelecidos por Lima e Giordan e dois deles referem-se a novos propósitos emergentes nesta tese. Alguns propósitos de ensino não foram contemplados pelos docentes. No concernente as adequações teórico-metodológicas sobre a Resolução de Problemas estabelecidas pelos professores analisamos oito aspectos: a modalidade de ensino, os conteúdos selecionados, a temática escolhida, o problema construído por eles, a dinâmica das atividades, as atividades e recursos propostos e a realização do levantamento de concepções prévias dos estudantes. Constatamos fragilidades nos planejamentos dos professores em relação a alguns fundamentos teórico-metodológicos da Resolução de Problemas, tais como a construção de problemas focados apenas na discussão de conteúdos do tipo conceituais e a falta de contextualização do problema, limitado apenas ao processo de exemplificação. O processo formativo com o uso do website RPEQ pôde contribuir para que os professores de Química conseguissem pensar e estabelecer diferentes propósitos de ensino em um único planejamento, vislumbrando a construção da aprendizagem e o entendimento do conhecimento químico de maneira mais significativa para o estudante a partir da Resolução de Problemas. Assim, observamos a potencialidade do website RPEQ referente a sua funcionalidade de recurso didático digital para o professor de Química e como suporte para realização de processos formativos a partir da Divulgação Científica.
Abstract: This thesis work is of a qualitative nature and aimed to analyze the directions of studies on Scientific Dissemination, the teaching purposes and the theoretical-methodological adjustments made by Basic Education Chemistry teachers in their teaching plans on Problem Solving, as an approach didactic, from a support of Scientific Dissemination – Website RPEQ. For that, we carried out a bibliographic survey in periodicals belonging to the area of Education and Teaching. In addition, we also carried out a Continuing Education activity on Problem Solving and Scientific Dissemination, both themes with a focus on Chemistry Teaching for teachers participating in the Professional Master's Program in Chemistry in National Network at the Federal Rural University of Pernambuco. Twenty teachers participated in this research, who were organized into groups. Our analysis materials were the articles found in the bibliographic survey, the teaching plans prepared by the groups during the formation and the recording of their presentations. Such materials were analyzed according to the Content Analysis proposed by Bardin. After searching for articles in forty journals, we found a total of seventeen works in ten journals that address the issue of Scientific Dissemination for Chemistry Teaching in an interval of eleven years. In this context, we identified five directions of studies. We found that Scientific Dissemination is configured as an incipient object of study in Chemistry Teaching at this level and that most of the research proposes the use of Scientific Dissemination to promote the construction of chemical concepts, while experiences in the area of Teacher Training Chemistry are reported less frequently. For the analysis of teaching purposes, we proposed a new stage in the course of Scientific Dissemination until reaching the classroom proposed by Lima and Giordan, which refers to the construction of plans. We identified seven purposes in the teachers' plans when using the research contained in the RPEQ website as Scientific Dissemination material, five of them related to those established by Lima and Giordan and two of them referring to new purposes emerging in this thesis. Some teaching purposes were not contemplated by the teachers. Concerning the theoretical-methodological adjustments on Problem Solving established by the teachers, we analyzed eight aspects: the teaching modality, the selected contents, the chosen theme, the problem constructed by them, the dynamics of the activities, the activities and resources proposed and the carrying out a survey of the students' previous conceptions. We found weaknesses in the teachers' plans in relation to some theoretical-methodological foundations of Problem Solving, such as the construction of problems focused only on the discussion of conceptual content and the lack of contextualization of the problem, limited only to the exemplification process. The training process using the RPEQ website could help Chemistry teachers to think and establish different teaching purposes in a single plan, envisioning the construction of learning and the understanding of chemical knowledge in a more meaningful way for the student from of Problem Solving. Thus, we observe the potential of the RPEQ website regarding its functionality as a digital didactic resource for the Chemistry teacher and as a support for carrying out training processes based on Scientific Dissemination.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Ensino de química
Formação continuada
Professor de química
Divulgação científica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FREITAS, Amanda Pereira de. Resolução de problemas no ensino de química : reflexões sobre a divulgação científica e a formação continuada de professores. 2022. 199 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8684
Data de defesa: 23-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Pereira de Freitas.pdfDocumento principal4,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.