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dc.creatorSABINO, Jaqueline Dantas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799750277780425por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee1BEZERRA, Bruna Herculano da Silva-
dc.contributor.referee2NUÑEZ, Isauro Beltrán-
dc.contributor.referee3SEPULVEDA, Cláudia de Alencar Serra e-
dc.contributor.referee4FERREIRA, Helaine Silvini-
dc.date.accessioned2022-11-08T11:31:58Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSABINO, Jaqueline Dantas. Proposta de uma matriz semântica sobre alimentação para a análise de processos de tomada de consciência de licenciandos em abordagem com base na teoria da atividade. 2022. 236 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8682-
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivos: elaborar uma matriz semântica sobre alimentação a partir de temas semânticos, categorias e alguns compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos; analisar uma sequência de atividades a partir dos elementos da matriz semântica proposta e de elementos da atividade que possibilitem a tomada de consciência; e investigar o processo de tomada de consciência vivenciados pelos estudantes a partir de diferentes modos de pensar e de falar que eles expressaram sobre o tema alimentação. A elaboração da matriz semântica foi realizada a partir de uma investigação genética sobre alimentação considerando os domínios ontogenético, sociogenético e microgenético propostos por Vygotsky (Wertsch, 1985) e a identificação de alguns compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos implicados nas ideias sobre o tema. Para discussão teórica sobre o processo de tomada de consciência foram articuladas ideias relativas à tomada de consciência apresentada na teoria dos perfis conceituais (Mortimer; El-Hani, 2014) e abordadas por Leontiev (1978) a partir da Teoria da Atividade. A pesquisa foi de natureza qualitativa, organizada em etapas que abrangem uma revisão da literatura para registro de dados sobre aspectos históricos, concepções informais e formais sobre o tema, e a proposição de uma sequência de atividades que foi aplicada em uma turma de Licenciatura em Química de uma universidade pública. Foi feita a análise das interações discursivas produzidas pelos estudantes, a partir da utilização da ferramenta proposta por Mortimer e Scott (2002). A análise das relações entre os elementos da atividade evidencia o caráter individual e coletivo do processo de tomada de consciência, e tal análise foi feita por considerar que é na relação entre os elementos da atividade que o processo de conceituação se orienta para a tomada de consciência. Os resultados sugerem que o processo de tomada de consciência vivenciados pelos estudantes sobre o tema alimentação pode ser relacionado a um percurso de aprendizagem no qual procedimentos lógicos mais complexos são utilizados, à apropriação de um discurso sobre o tema que amplia os modos de pensar para além de ideias exclusivamente científicas, considerando outros aspectos que permitem perceber a alimentação de um ponto de vista global e holístico.por
dc.description.abstractThis thesis had as objectives: to elaborate a semantic matrix on feeding from semantic themes, categories, and taking into account some epistemological, ontological and axiological commitments; analyze a sequence of activities from the elements of the activity applying the proposed semantic matrix in order to evaluate how it allow the students to take awareness on the theme; and investigate the process of awareness experienced by students from different ways of thinking and speaking that they expressed on the theme of food. The elaboration of the semantic matrix was performed from a genetic investigation on feeding considering the ontogenetic, sociogenetic and microgenetic domains proposed by Vygotsky (Wertsch, 1985) and the identification of some epistemological, ontological, and axiological commitments involved in these ideas on the subject. For theoretical discussion on the taking awareness process, ideas on this process presented in the theory of conceptual profiles (Mortimer; El-Hani, 2014) and addressed by Leontiev (1978) from the Theory of Activity. The research was qualitative in nature, organized in stages that include a literature review on historical aspects, formal and unformal conceptions on the subject, and the proposition of a sequence of activities that was applied in a Chemistry teachers formation class of a public university. The discursive interactions framework proposed by Mortimer and Scott (2002) was applied to analyze discourse produced by the students. Analysis on the relationships between the elements of the activity evidenced an individual and collective character of the process of taking awareness, considering that activities provide conditions and means to start the conceptualization process which is oriented towards the awareness. The results suggest that the process of taking awareness experienced by students on the theme of feeding can be related to a learning path in which more complex logical procedures are used, to the appropriation of a discourse on the theme that expands the ways of thinking beyond exclusively scientific ideas, considering other aspects that allow to perceive feeding from a global and holistic point of view.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2022-11-08T11:31:57Z No. of bitstreams: 1 Jaqueline Dantas Sabino.pdf: 3280304 bytes, checksum: 9d00201ed0a84a459196cb61052ad09c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-08T11:31:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jaqueline Dantas Sabino.pdf: 3280304 bytes, checksum: 9d00201ed0a84a459196cb61052ad09c (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatriz semânticapor
dc.subjectTomada de consciênciapor
dc.subjectAlimentaçãopor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProposta de uma matriz semântica sobre alimentação para a análise de processos de tomada de consciência de licenciandos em abordagem com base na teoria da atividadepor
dc.typeTesepor
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