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Tipo do documento: Tese
Título: Analisando processos de avaliação formativa considerando a heterogeneidade de modos de pensar e formas de falar, dilemas e contradições em aulas de química
Autor: SALES, Eliemerson de Souza 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Segundo membro da banca: CAVALCANTI NETO, Ana Lúcia Gomes
Terceiro membro da banca: VIANA, Kilma da Silva Lima
Quarto membro da banca: MORTIMER, Eduardo Fleury
Resumo: O trabalho de tese teve como objetivo analisar como se estabelecem processos de avaliação formativa em face à heterogeneidade dos modos de pensar e formas de falar presentes na sala de aula de Química, e possíveis dilemas e contradições que podem emergir no processo. Nesse sentido, propomos a estruturação de um sistema de atividades que teve como objeto a apropriação do conceito de calor. Os sujeitos participantes da pesquisa foram o professor/pesquisador e 22 estudantes do segundo ano do Ensino Médio do componente curricular Química de uma escola da rede pública situada no interior de Pernambuco, Brasil. Na metodologia, a pesquisa adotou os pressupostos da abordagem qualitativa guiando-se pelo método descritivo e interpretativo. Como aportes teórico-metodológicos, para estruturar o sistema de atividades, recorremos aos pressupostos que dão suporte ao diagrama de atividades como sistema (ENGESTROM, 2001), a teoria dos perfis conceituais (MORTIMER; EL-HANI, 2014) contribuiu para modelar a heterogeneidade do pensamento e da linguagem, mais especificamente com relação às zonas do perfil conceitual de calor (AMARAL; MORTIMER, 2001) e para planejar e analisar o processo avaliativo integrado ao ensino e aprendizagem, tomamos por base a perspectiva de Bell e Cowie (2001) a partir as características da avaliação formativa no Ensino de Ciências, assim como contribuições de outros autores que corroboram com a discussão acerca da avaliação como atividade sociocultural. Os resultados apontaram que a estruturação de atividades em processos integrados de ensino, avaliação e aprendizagem, que levam em consideração a heterogeneidade do pensamento e da linguagem, favoreceu o engajamento dos estudantes em interações discursivas possibilitando a eles a expressão de diferentes modos de pensar e formas de falar sobre o conceito de calor. Os processos avaliativos com foco na heterogeneidade, revelaram que as enunciações dos estudantes se apresentam como construções híbridas, alinhadas não apenas ao discurso científico, mas também a linguagens sociais associadas a diferentes contextos. Dessa forma, a aprendizagem promovida pelos artefatos mediadores que explicitam as diferenças entre modos de pensar e falar sobre o conceito estudado, associados a contextos diversos, convida os estudantes a articularem ideias para uma significação situada do ponto de vista científico, e isso traz implicações para as formas de avaliação adotadas pelo professor.
Abstract: This work aimed to analyze how processes of formative assessment are established in Chemistry classroom, considering the heterogeneity of modes of thinking and ways of speaking presented by the students and possible dilemmas and contradictions that may emerge in such processes. In this sense, we propose a system of activities that had as object the heat concept teaching and learning. The subjects participating in the research were the teacher/researcher and 22 students (year 10) involved in Chemistry classes, in a public High School located in a town of the countryside of Pernambuco, Brazil. In the methodology, we adopted the assumptions of the qualitative approach for the research, guided by the descriptive and interpretative method. As theoretical and methodological basis, to structure the system of activities, we use the assumptions that support the diagram of activities as a system (ENGESTROM, 2001), the theory of conceptual profiles (MORTIMER; EL-HANI, 2014) contributed to model the heterogeneity of thinking and language, more specifically in relation to the zones of the conceptual profile for heat (AMARAL; MORTIMER, 2001) and to plan and analyze the assessment processes integrated to teaching and learning, we based on the perspective of Bell and Cowie (2001) considering the characteristics of formative assessment in science teaching, as well as contributions from other authors who corroborate with the discussion about evaluation as a sociocultural activity. The results showed that the structuring of activities in integrated processes of teaching, assessment, and learning, which take into account the heterogeneity of thinking and language, favored the engagement of students in discursive interactions enabling them to express different ways of thinking and speaking about the concept of heat. The assessment processes focused on heterogeneity revealed that the utterances were presented by the students as hybrid constructions, aligned not only with scientific view, but also using social languages associated with different contexts. Thus, the mediating artifacts that explain the differences between ways of thinking and speaking about the concept studied invites students to articulate the scientific meanings for the concept with other ideas associated with diverse contexts promoting a situated learning on the scientific point of view, and this has impacts in ways of evaluating the students’ learning by the teacher.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Heterogeneidade de pensamento
Sistema de atividade
Ensino de química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SALES, Eliemerson de Souza. Analisando processos de avaliação formativa considerando a heterogeneidade de modos de pensar e formas de falar, dilemas e contradições em aulas de química. 2022. 280 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8679
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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