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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8670
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas por meio da análise experimental da kalimba |
Autor: | MORAES, Vinícius de Oliveira |
Primeiro orientador: | MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon |
Primeiro membro da banca: | CRUZ FILHO, Antônio José da |
Segundo membro da banca: | BOSCO, Carlos André de Carvalho |
Resumo: | A presente dissertação materializa um percurso de ensino e pesquisa, baseado na aprendizagem significativa e nas unidades de ensino potencialmente significativas, o qual consistiu no desenvolvimento e aplicação de um produto educacional que se utilizou de um pequeno instrumento musical, a kalimba, da família dos lamelofones, voltado ao estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas, fixas em uma de suas extremidades. Neste percurso, os alunos puderam manipular o instrumento, refletir sobre a função das lâminas, caixa de ressonância, cavaletes, suporte e orifícios, centrando a atenção no modelo físico-matemático que relaciona a frequência fundamental de vibração de cada lâmina ao seu comprimento útil. Na sequência, refletiram sobre a relação entre a frequência e as notas musicais, a partir do entendimento da escala de 12 semitons igualmente temperados. A análise da aplicação do produto, bem como dos dados coletados, apontou para a importância do protagonismo na aprendizagem significativa, bem como para a construção de um importante subsunçor para a continuidade dos estudos em acústica, qual seja o de que a frequência de vibração de um corpo é função de suas dimensões. |
Abstract: | The present dissertation materializes a teaching and research path, based on meaningful learning and on potentially significant teaching units, which consisted in the development and application of an educational product that used a small musical instrument, the kalimba, from the lamellophone family, which turned to the physical and musical study of the vibration of homogeneous bars, fixed at one of their ends. In this course, students wereable to manipulate the instrument, reflect on the function of the blades, resonance box, easels, support and holes, focusing attention on the physical- mathematical model that relates the fundamental frequency of vibration of each blade to its useful length. Next, they reflected on the relationship between frequency and musical notes, based on the understanding of the 12 semitone scale equally tempered. The analysis of the application of the product, as wellas the data collected, pointed to the importance of protagonism in meaningful learning, as well as to the construction of an important subsumer for the continuity of studies in acoustics, which is that the vibration frequency of a body is a function of its dimensions. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Ensino de física Instrumento musical Kalimba |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | MORAES, Vinícius de Oliveira. Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas por meio da análise experimental da kalimba. 2022. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8670 |
Data de defesa: | 15-Jul-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
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