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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8655
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas de internacionalização na educação superior pública federal : estudo de caso da UFPE
Autor: ALVES, Mariana de Souza 
Primeiro orientador: FERRAZ, Bruna Tarcília
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Segundo membro da banca: DINIZ, Madson Góis
Resumo: A internacionalização constitui hoje a missão e o destino das universidades, de acordo com Almeida Filho e Santos (2012). A pesquisa aqui desenvolvida buscou compreender como se deu o processo de internacionalização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especificando a concepção e as políticas de internacionalização institucionalmente adotadas e os segmentos envolvidos em sua elaboração. A importância deste trabalho reside no fato de a internacionalização, suas motivações, estratégias e práticas possuírem estreita relação com o contexto da instituição (DEWIT, 2013; KNIGHT, 2020) e na escassez de trabalhos que realizem uma análise das instituições pernambucanas. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, de natureza descritiva, e desenvolveu-se através da estratégia de estudo de caso e de técnicas de análise de conteúdo. A análise dos dados revelou que a compreensão sobre a internacionalização na UFPE iniciou de forma abstrata e evoluiu para uma bricolagem de diferentes concepções. De forma geral, atualmente prevalece o entendimento de que a internacionalização deve envolver todos os setores da universidade, por ser um processo transversal, e prestar um serviço à sociedade, com foco especial na sustentabilidade. Identificamos também 3 diferentes fases nas estratégias de internacionalização da UFPE: inicialmente havia um foco na mobilidade transfronteiriça, depois na expansão de iniciativas e parcerias e na internacionalização em casa e, por fim, na democratização do acesso e na institucionalização de políticas. Concluímos ainda que a origem da demanda pela internacionalização da instituição possui origem externa e interna, neste último caso com destaque especial para o segmento docente da comunidade acadêmica. Constatamos também a importância da Diretoria de Relações Internacionais da UFPE como protagonista, articuladora e facilitadora do processo de internacionalização da instituição, mesmo diante das resistências e obstáculos encontrados e de dificuldades do contexto nacional e internacional. Por fim, indicamos alguns pontos que a universidade deve observar no desenvolvimento futuro de suas políticas, destacando a garantia do reforço da cooperação Sul-Sul e de maior participação de todos os setores da comunidade acadêmica na elaboração das políticas institucionais.
Abstract: Internationalization constitutes today, according to Almeida Filho and Santos (2012), the mission and the destiny of universities. This research sought to understand how the internationalization process of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) took place, specifying the concept and internationalization policies institutionally adopted and the segments involved in its elaboration. The importance of this work lies in the fact that internationalization, its motivations, strategies and practices are closely related to the context of the institution (DEWIT, 2013; KNIGHT, 2020) and in the absence of works that analyse institutions from the state of Pernambuco. The research we conducted was qualitative and descriptive, and was developed through the case study method and content analysis techniques. Data analysis revealed that, at UFPE, internationalization was initially seen as an abstract concept, which evolved into a bricolage of different conceptions. In general, the understanding that currently prevails is that internationalization must involve all sectors of the university and must provide a contribution to society, with a special focus on sustainability. We have also identified 3 different phases in UFPE's internationalization strategies: initially there was a focus on cross-border mobility, then on the expansion of initiatives and partnerships and on internationalization at home and, finally, on the democratization of access and the institutionalization of policies. We also concluded that the demand for the internationalization of the institution has both external and internal origin, in the latter case, with special emphasis on the professors. We also confirmed the importance of the International Relations Office as a protagonist, articulator and facilitator of the institution's internationalization process, even in the face of internal resistance, obstacles and difficulties in the national and international context. Finally, we indicate some points that the university should observe in the future development of its policies, among which we highlight: ensuring the strengthening of South-South cooperation and greater participation of all sectors of the academic community in the elaboration of institutional policies.
Palavras-chave: Educação superior
Internacionalização
Universidade pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: ALVES, Mariana de Souza. Políticas de internacionalização na educação superior pública federal : estudo de caso da UFPE. 2022. 211 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8655
Data de defesa: 30-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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