Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8639
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dissolvendo fronteiras, abrindo novos horizontes : por um ensino intercultural de inglês como língua franca, do curso de licenciatura em letras à educação básica
Autor: SOUZA, Salvia de Medeiros 
Primeiro orientador: VICENTE, Renata Barbosa
Primeiro membro da banca: LIMA-HERNANDES, Maria Célia
Segundo membro da banca: FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles
Resumo: Esta pesquisa surge diante da importância de que, durante a formação inicial de professores na graduação, os licenciandos tenham conhecimento sobre questões envolvendo ensino e aprendizagem de língua e cultura, especialmente em relação ao Inglês como Língua Franca (ILF) e consequentemente ao seu papel como meio de comunicação intercultural por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) entre falantes de diferentes línguas maternas. Nesta pesquisa, buscaremos compreender como ocorre a relação entre linguagem, cultura, interculturalidade e como essa relação é abordada na formação docente e na sala de aula no âmbito do ensino ILF, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é investigar como a interculturalidade materializa-se no ensino e aprendizagem de ILF na formação docente no curso de licenciatura em Letras e sua aplicação na Educação Básica. Para o desenvolvimento da pesquisa, tomamos como aparato teórico da pesquisa autores como: Kramsch (1993), Fleuri (2002), Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Motta-Roth (2004), Nizegorodcew (2011), Mauranen (2018). A fim de contemplar o objetivo, metodologicamente, analisamos os seguintes documentos: Pareceres do Ministério da Educação (MEC) para cursos de licenciatura em Letras, BNC-Formação (2019; 2020), projetos pedagógicos de cinco cursos de Letras presenciais, de habilitação dupla em português e inglês, de universidades públicas federais, sendo uma de cada região do Brasil, relatório de estágio supervisionado obrigatório, questionários com discentes e docentes de um curso de Letras e com professores que atuam no ensino de língua inglesa. Contatamos que, embora a interculturalidade seja trazida desde 2001 pelos documentos do MEC, esteve pouco presente nas ementas nas disciplinas de língua inglesa dos PPCs analisados, nas matrizes curriculares e até mesmo no que foi relatado da experiência de estágio. Identificamos uma presença influente da visão colonialista no ensino de língua inglesa e verificamos que ainda há pouca adesão ao ensino de ILF e à abordagem intercultural pelos professores e pelos PPCs.
Abstract: This research comes from the importance that, during the initial training of teachers in undergraduate courses, undergraduate students have knowledge about issues involving teaching and learning of language and culture, especially I relation to English a Lingua Franca (ELF) and consequently their role as a means of intercultural communication through Digital Information and Communication Technologies (DICT) between speakers of different native languages. In the research project we aim to understand the relationship between language, culture and interculturality occurs in the classroom in the context of ELF education as proposed by the National Common Core Curriculum (BNCC). The aim is to investigate how interculturality is materialized in the teaching and learning of ELF in teacher education in the Letras degree course and its application in basic education. For the development of the research, we take authors such as: Kramsch (1993), Fleuri (2002), Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Motta-Roth, 2004, Nizegorodcew (2011), Mauranen (2018). In order to address the aim, methodologically, we analyzed the following documents: Legal Opinions of the Brazilian Ministry of Education (MEC) for Letras Licenciate courses, BNC-Formação (2019; 2020), Pedagogical Projects (PPCs) from five presential Letras undergraduate courses, with double qualification in Portuguese and English, from Federal Higher Education Institutions, one from each Major Region of Brazil, a mandatory supervised internship report, surveys with students and teachers of a language course and with teachers who work in English language teaching. We note that, although interculturality has been brought about since 2001 by the MEC documents, it was barely present in the syllabuses in the English language disciplines of the analyzed PPCs, in the content grids and even in what was reported from the internship experience. We also identified an influential presence of the colonialist vision in English language teaching and found that there is still a small accession to the teaching of ILF and the intercultural approach by teachers and PPCs.
Palavras-chave: Interculturalidade
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Ensino de inglês
Língua franca
Língua inglesa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: SOUZA, Salvia de Medeiros. Dissolvendo fronteiras, abrindo novos horizontes : por um ensino intercultural de inglês como língua franca, do curso de licenciatura em letras à educação básica. 2021. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8639
Data de defesa: 27-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Salvia de Medeiros Souza.pdfDocumento principal1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.