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Tipo do documento: Dissertação
Título: As figuras retóricas e a coisificação do ser humano em angústia, de Graciliano Ramos
Autor: SANTOS, Rodrigo Severiano dos 
Primeiro orientador: PEREIRA, João Batista
Resumo: Considerando a figura de Graciliano Ramos, não apenas entre aqueles representantes da geração de 1930, mas também, no que diz respeito à tradição na literatura brasileira, este trabalho consiste na análise dos elementos expressivos que arquitetam a narrativa do livro Angústia. No romance, o autor aborda a trajetória do burocrata Luís da Silva (narrador-personagem-protagonista), por meio de suas memórias fragmentadas, cujo objeto principal é a reconstrução do percurso de sua vida desde a infância na fazenda, passando pela adolescência, culminando no romance com Marina, até o estilhaçamento do seu eu. A falência deste relacionamento, por sua vez, promove a ira de Luís, que descontrolado enforca o suposto responsável pela sua derrocada: Julião Tavares. Diante desse cenário, procuramos discutir como o uso de figuras retóricas (metáfora, metonímia/sinédoque) pelo autor alagoano age como elemento de representação das personagens em seus contextos sociohistóricos. Para tal, seguimos as ideias de Antonio Candido (1975; 1999; 2006), Otto Maria Carpeaux (1942; 1952; 1953; 1978) e Sônia Brayner (1978), entre outros teóricos como Michel Foucault (1966; 2006), Eric Hobsbawm (1997), Immanuel Kant (2008) e Paul Ricoeur (2000). Como resultado, percebeu-se que Graciliano Ramos, através da utilização das figuras de linguagem, apresenta seres humanos num processo de conversão em coisas, onde suas individualidades são apagadas em detrimento de um trabalho que não representa suas subjetividades, equiparando-se a automatos. A análise de figuras retóricas atua em paralelo com a apresentação crítica do Brasil no início do século XX, envolto em clima de modernidade, mas herdeiro das oligarquias, das famílias escravocratas e do capitalismo. Assim, analisou-se a ideia filosófica da coisa em si e a influência na construção do pensamento ocidental, as figuras retóricas como protagonistas na arquitetura da narrativa, os personagens vistos como pedaços, o narrador-protagonista e seu discurso no caminho da desumanização, num processo de simbiose entre seres humanos e máquinas, através da figura angustiada e fragmentada de Luís da Silva.
Abstract: Considering the figure of Graciliano Ramos, not only among those of the 1930’s generation, but also, regarding to the tradition of Brazilian literature, this work consists in the analysis of the expressive elements building the narrative of the book Angústia. In the novel, the author addresses the trajectory of the bureaucrat Luís da Silva (narrator-character-protagonist), through his fragmented memories, whose main objective is to rebuild the course of his life from childhood on the farm, passing through adolescence, ending in his romance with Marina, to the shattering of his self. The failure of the relationship, in turn, promotes the anger of Luís, who loses control and hangs the alleged responsible for his downfall: Julião Tavares. In this scenario, we search to discuss how the use of rhetorical figures metaphor/metonymy/synecdoche) made by the author from Alagoas (Brazil) acts as an element of representation of the charac-ters in their socio-historical contexts. To do that, we follow the ideas of Antonio Candido (1975, 1999, 2006), Otto Maria Carpeaux (1942, 1952, 1953, 1978) and Sônia Brayner (1978), among other theorists as Michel Foucault (1966, 2006), Eric Hobsbawm (1997), Im-manuel Kant (2008) and Paul Ricoeur (2000). As a result, it was noticed that Graciliano Ra-mos, using figures of speech, presents human beings in a conversion process into things, where their individualities are erased at a work expense that does not represent their subjectiv-ities, equating them to automatons. The analysis of rhetorical figures works in parallel with the critical presentation of Brazil at the beginning of the 20th century, surrounded by a cli-mate of modernity, but heir to oligarchies, slave owners and capitalism. Thus, it was analyzed a philosophical idea of the thing itself and its influence on the construction of Western thought, as rhetorical figures and as protagonists in the narrative structure, the characters seen as pieces, the narrator-protagonist and his discourse on the path of dehumanization, in a sym-biotic process between humans and machines, through the anguished and fragmented figure of Luís da Silva.
Palavras-chave: Narrativa
Retórica
Literatura
Figura de linguagem
Desumanização
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: SANTOS, Rodrigo Severiano dos. As figuras retóricas e a coisificação do ser humano em angústia, de Graciliano Ramos. 2021. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8638
Data de defesa: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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