Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8637
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da troca de pernas no leito de viúvas sem porvir : a transgressão feminina em Ana de Amsterdã, Bárbara e Geni, de Chico Buarque
Autor: CAVALCANTI, Roberta Moura 
Primeiro orientador: AZEVEDO, Natanael Duarte de
Primeiro membro da banca: ANDRADE, Brenda Carlos de
Segundo membro da banca: ALÓS, Anselmo Peres
Resumo: A presente pesquisa apresenta como tema a transgressão feminina nas personagens buarqueanas: Ana de Amsterdam, Bárbara e Geni. As personagens são caracterizadas como transgressoras, tomando por parte, respectivamente, suas condições enquanto prostituta, lésbica e travesti, que ganharam vida em plena Ditadura Militar, uma vez que foram escritas para as peças Calabar: o elogio da traição (1973) e Ópera do Malandro (1978). A metodologia utilizada será a qualitativa, aplicada ao campo literário e que possui como base para análise as canções contidas nas peças teatrais e nas quais as personagens assumem o eu-lírico. A pesquisa está estruturada em três etapas: escolha do referencial teórico, tentando, ao máximo, utilizar da decolonialidade na escolha de uma produção no Sul global e nas escritas de si, separação do corpus (escolha das canções a serem trabalhadas) e análise das personagens sob a ótica das suas condições de subalternidade. O trabalho está dividido em 03 capítulos: o primeiro em que consta a análise do contexto histórico, uma vez que essas personagens passaram a existir durante o período militar brasileiro. O segundo capítulo é destinado às análises de Ana de Amsterdam como prostituta, que possui como referencial teórico Rebecca Solnit (2016), Sílvia Federici (2017) e Monique Prada (2018), e Bárbara, analisada como lésbica, sob à luz de Monique Wittig (1980) e Tania Navarro- Swain (2004); O terceiro capítulo, destinado à Geni, trabalha a construção da identidade travesti com base em Viviane Vergueiro (2015), Jaqueline de Jesus (2012) e Sara Wagner York, Megg Rayara Oliveira e Bruna Benevides (2020). As três mulheres buarqueanas aqui estudadas usaram da transgressão feminina quando decidiram romper com o âmbito privado ao se prostituir, com a heterossexualidade compulsória ao se relacionar com outra mulher e com a cisgeneiridade, ao assumir a identidade travesti.
Abstract: This research presents the theme of female transgression in Buarquean characters Ana de Amsterdam, Bárbara, and Geni. The characters are featured as transgressors which is reflected in their conditions as prostitutes, lesbians, and transvestites. They were developed during the Military Dictatorship for the plays Calabar: o elogio da traição (1973) and Ópera do Malandro (1978). The qualitative methodology is applied to the literature and is based on the analysis of the songs contained in those plays in which the characters assume eu-lyrical. The research is structured in three steps: theoretical framework decision by using a decoloniality approach; delineation of the corpus (songs to be addressed); and analysis of the characters from the perspective of their subordinate conditions. The work is divided into three chapters: the first containing the analysis of the historical context, since these characters were developed during the Brazilian military period. The second chapter is dedicated to the analysis of Ana de Amsterdam as a prostitute. The theoretical framework is Rebecca Solnit (2016), Sílvia Federici (2017), Monique Prada (2018). Bárbara is analyzed as a lesbian in the light of Monique Wittig (1980) and Tania Navarro-Swain (2004). The third chapter, aimed at Geni, works on the construction of transgender identity based on Viviane Vergueiro (2015), Jaqueline de Jesus (2012) and Sara Wagner York, Megg Rayara Oliveira, and Bruna Benevides (2020). The three Buarquean women studied here used female transgression to break with their private sphere when they prostituted themselves, with compulsory heterosexuality when relating to another woman and with cisgender, by assuming the transgender identity.
Palavras-chave: Transgressão feminina
Literatura
Gênero
Sexualidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: CAVALCANTI, Roberta Moura. Da troca de pernas no leito de viúvas sem porvir : a transgressão feminina em Ana de Amsterdã, Bárbara e Geni, de Chico Buarque. 2021. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8637
Data de defesa: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Moura Cavalcanti.pdfDocumento principal1,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.