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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEZES, Marcelo José Rocha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491118134772518por
dc.contributor.advisor1COELHO, Maria Cristina de Oliveira Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1ALENCAR, Sylvana Pontual de-
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Grazielle Anahy de Sousa Aleixo-
dc.contributor.referee2SOUZA, Wagner Mclayton Alves de-
dc.date.accessioned2022-05-05T15:48:59Z-
dc.date.issued2013-12-09-
dc.identifier.citationMENEZES, Marcelo José Rocha de. Conhecimento e posicionamento dos discentes de medicina veterinária sobre bem-estar animal no ensino e na pesquisa. 2013. 49 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8596-
dc.description.resumoDebates e discussões a respeito de bem-estar animal são comuns nos dias atuais, tanto na sociedade quanto nas instituições de ensino e pesquisa. O paradigma biocêntrico vem acarretando mudanças na interação homem-animal, baseado nisso, objetivou-se investigar o conhecimento dos discentes do curso de medicina veterinária do segundo semestre de 2012 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sede, sobre bem-estar animal e o posicionamento quanto à utilização de animais no ensino e na pesquisa. Para isto, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória em uma amostra de 270 estudantes, utilizando-se um questionário semi-estruturado contendo 20 questões. Os discentes foram organizados em três grupos: grupo I (grupo dos iniciantes – primeiro, segundo e terceiro períodos), grupo II (grupo dos intermediários – quinto, sexto e sétimo períodos) e grupo III (grupo dos concluintes – oitavo, nono e décimo períodos), com o propósito de comparar e avaliar melhor os dados. Os discentes do quarto e do décimo primeiro períodos não participaram do estudo. O primeiro porque os resultados estatísticos obtidos não alterariam a pesquisa, sendo excluído para padronizar a pesquisa; o segundo, os discentes não se encontravam na universidade devido ao estágio supervisionado obrigatório. Os resultados mostraram que 81,1% dos discentes não sabiam o que significava as cinco liberdades, 86,3% não responderam o que era comitê de ética no uso de animais (CEUA) e 96,7% desconheciam os conceitos dos 3 R’s em bem-estar animal. Quanto à utilização de animais no ensino e na pesquisa, 84,3% se posicionaram a favor, embora com restrições. A partir dos dados observados, conclui-se que as informações sobre bem-estar animal transmitidas de forma transdiciplinar, não foram suficientes e nem satisfatórias demonstrando uma real necessidade de mudanças na metodologia ou na proposta pedagógica visando o aprimoramento do curso, bem como, atender as demandas da utilização não prejudicial dos animais no ensino e na pesquisa, contribuindo dessa maneira para o avanço ético na relação homem-animal.por
dc.description.abstractDebates and discussions on animal welfare are common nowadays, both in society and in the institutions of education and research. The biocentric paradigm has been causing changes in human-animal interaction, based on that, the objective was to investigate the knowledge of students from the veterinary medicine in the second half of 2012 of the Universidade Federal Rural de Pernambuco, head office, about animal welfare and the positioning regarding the use of animals in teaching and research. For this, it was conducted an exploratory research on a sample of 270 students, using a semi-structured questionnaire containing 20 questions. The students were organized into three groups: group I (group of beginners - first, second and third periods), group II (group of intermediaries - fifth, sixth and seventh periods) and group III (group of graduates - eighth, ninth and tenth periods), in order to compare and evaluate better the data. The students of the fourth and eleventh periods not enrolled. The first because the statistical results did not alter the research being excluded to standardize the survey and the second, the students were not at the university due to mandatory supervised. The results showed that 81.1% of students did not know what it meant to the five freedoms, 86.3% did not answer what was the ethics committee on animal use (CEUA) and 96.7% were unaware of the concept of the 3 R's in animal welfare. Regarding the use of animals in teaching and research, 84.3% came out in favor, albeit with restrictions. From the data, it was conclude that the information about animal welfare transmitted transdisciplinary way, were not sufficient nor satisfactory demonstrating a real need for changes in methodology or pedagogical proposal aiming to improve the course, as well as meet the demands of non-harmful use of animals in teaching and research, thus contributing to the ethical advancement in human-animal relationship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2022-05-05T15:48:59Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Jose Rocha de Menezes.pdf: 555863 bytes, checksum: 00d675720d0f687ff3fe19be83b87490 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T15:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Jose Rocha de Menezes.pdf: 555863 bytes, checksum: 00d675720d0f687ff3fe19be83b87490 (MD5) Previous issue date: 2013-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Medicina Veterináriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Veterináriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBem-estar animalpor
dc.subjectUso de animaispor
dc.subjectMétodo alternativopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIApor
dc.titleConhecimento e posicionamento dos discentes de medicina veterinária sobre bem-estar animal no ensino e na pesquisapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Veterinária

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