???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8573
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino híbrido gamificado : o modelo de rotação por estações no ensino da radioatividade |
Autor: | OLIVEIRA, José Eudes da Silva de |
Primeiro orientador: | LEITE, Bruno Silva |
Primeiro membro da banca: | PAULA, Francine Santos de |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Iris Gabrielle de Sena |
Terceiro membro da banca: | SILVA JÚNIOR, Luiz Alberto da |
Resumo: | As metodologias ativas aplicadas ao ensino de Química são estratégias direcionadas para levar os estudantes dessa área do conhecimento a uma postura ativa frente ao processo aprendizado. Nesse sentido, com o objetivo de investigar a aplicação do modelo rotação por estações baseado na aprendizagem tecnológica ativa no ensino de radioatividade, essa pesquisa desenvolveu um levantamento de informações que forneceu um suporte teórico sobre metodologias ativas, rotação por estações e gamificação. De posse dessas informações construímos um manual didático que foi aplicado em uma turma de 25 estudantes voluntários da cidade de Campo Alegre – AL. A aplicação permitiu avaliar aspectos intrínsecos, observados pelo professor, durante o uso do manual. Os resultados obtidos foram avaliados qualitativamente, com ênfase nas contribuições observadas durantes a aplicação do manual didático. Além disso, os resultados indicam uma mudança de postura dos estudantes (de passiva para ativa) durante a atividade. Nesse contexto, foi possível perceber as diferentes contribuições das metodologias ativas, aprendizagem tecnológica ativa, ensino híbrido e gamificação no ensino de radioatividade. Por fim, acredita-se que o uso do manual didático (produto educacional) construído nessa pesquisa, irá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos envolvendo a química, em especial a radioatividade, no ensino médio. |
Abstract: | Active methodologies applied to the teaching of Chemistry are strategies aimed at taking students in this area of knowledge to an active posture in the learning process. In this sense, with the objective of investigating the application of the station rotation model based on active technological learning in the teaching of radioactivity, this research developed a survey of information that provided theoretical support on active methodologies, station rotation and gamification. With this information in hand, we built a didactic manual that was applied to a group of 25 volunteer students from the city of Campo Alegre - AL. The application allowed to evaluate intrinsic aspects, observed by the teacher, when using the manual. The results obtained were evaluated qualitatively, with emphasis on the contributions observed during the application of the textbook. In addition, the results indicate a change in the students' posture (from passive to active) during the activity. In this context, it was possible to perceive the different contributions of active methodologies, active technological learning, hybrid teaching and gamification in the teaching of radioactivity. Finally, it is believed that the use of the didactic manual (educational product) built in this research, will contribute to the process of teaching and learning content involving chemistry, especially radioactivity, in high school. |
Palavras-chave: | Ensino de química Ensino híbrido Gamificação Radioatividade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI) |
Citação: | OLIVEIRA, José Eudes da Silva de. Ensino híbrido gamificado : o modelo de rotação por estações no ensino da radioatividade. 2020. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8573 |
Data de defesa: | 29-Jan-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jose Eudes da Silva de Oliveira.pdf | Documento principal | 2,93 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.