Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8544
Tipo do documento: Tese
Título: Uma proposta para o perfil conceitual de energia em contextos do ensino da física e da química
Autor: SIMÕES NETO, José Euzebio 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: AGUIAR JÚNIOR, Orlando Gomes de
Segundo membro da banca: MATTOS, Cristiano Rodrigues
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Quarto membro da banca: Ruth do Nascimento, FIRME
Resumo: A presente pesquisa de doutorado busca a proposição de um perfil conceitual para o conceito de energia considerando os diferentes significados atribuídos a esse conceito em contextos diversos e que circulam em situações de aprendizagem de Física e Química. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Física e Química, e com uma turma do Ensino Médio. Para a teoria dos perfis conceituais, utilizada nesse trabalho, pessoas exibem diferentes maneiras de ver e conceituar o mundo, ou seja, diferentes modos de pensar os conceitos, que são utilizados em contextos distintos. Dessa forma, um perfil conceitual modela a diversidade de modos de pensar ou significar determinado conceito, e é constituído por várias zonas. De acordo com a metodologia proposta pelo programa de pesquisa sobre o perfil conceitual, buscamos trabalhar a partir de três dos domínios genéticos de Vigotski, a saber: sociocultural, ontogenético e microgenético, e foram utilizadas as seguintes fontes de dados para identificar modos de pensar e formas de falar sobre o conceito de energia: fontes históricas secundárias do desenvolvimento do conceito, literatura sobre concepções informais relativas ao conceito de energia, dados obtidos em questionários aplicados e nas interações discursivas estabelecidas em sala de aula. Foi proposta uma intervenção didática, aplicada em uma turma da licenciatura em Física, uma turma da licenciatura em Química e uma turma do segundo ano do Ensino Médio. O questionário aplicado era composto de quatro questões, das quais três foram analisadas para a construção do perfil conceitual. As interações discursivas foram analisadas a partir das discussões em sala de aula em um debate guiado por cinco situações-problemas, que utilizavam cinco diferentes contextos de uso do conceito de energia. A análise dos dados possibilitou à construção de uma matriz de modos de pensar e formas de falar sobre o conceito de energia em contexto do ensino da Física e da Química, fundamentais no reconhecimento dos compromissos epistemológicos, ontológicos e/ou axiológicos e a proposição das zonas para o perfil conceitual de energia: energia como algo espiritual ou místico, energia funcional/utilitarista, energia como movimento/atividade óbvia, energia como algo material, energia como agente causal das transformações e energia como grandeza que se conserva.
Abstract: This doctoral research aims to propose a conceptual profile to the concept of energy considering the different meanings given to that concept in different contexts and circulating in situations of Physics and Chemistry learning. In this sense, the research was developed in disciplines of degrees in Physics and Chemistry, and with a group of secondary school. For the theory of conceptual profiles, used in this work, people exhibit different ways of seeing and conceptualizing the world, that is, different ways of thinking concepts, which are used in different contexts. Thus, a conceptual profile models the diversity of ways of thinking or mean certain concept, and consists of several areas. According to the methodology proposed by the research program on the conceptual profile, we seek to work from three genetic domains of Vigotski, namely: socio-cultural, ontogenetic and microgenetic, and the following sources of data were used to identify ways of thinking and ways to talk about the concept of energy: secondary historical sources of the development of concept, literature on informal concepts for energy concept, data from questionnaires and discursive interactions established in the classroom. It proposed a didactic intervention, applied to a class degree in Physics, a class of degree in chemistry and a group of second year of secondary school. The questionnaire consisted of four questions, three of which were analyzed for the construction of the conceptual profile. The discursive interactions were analyzed from the discussions in the classroom in a guided discussion for five problems-situation, which used five different contexts of the concept of energy use. Data analysis enabled the construction of an array of ways of thinking and ways of talking about the concept of energy in the context of physics and chemistry, fundamental recognition of the epistemological, ontological and/or axiological commitments and the proposition of the zones for conceptual profile of energy: energy as something spiritual or mystical, energy functional/utilitarist, energy as movement/obvious activity, energy as something material, energy as the causal agent of change and energy as quantity that is conserved.
Palavras-chave: Conceito de energia
Ensino de física
Ensino de química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SIMÕES NETO, José Euzebio. Uma proposta para o perfil conceitual de energia em contextos do ensino da física e da química. 2016. 251 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8544
Data de defesa: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Euzebio Simoes Neto.pdfDocumento principal2,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.