Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8512
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de docentes da UAB/UFRPE sobre repositórios digitais no contexto da educação a distância online
Autor: FELIX, Jaciara Maria 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz
Segundo membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Terceiro membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Resumo: As ferramentas tecnológicas estão assumindo destaque no contexto da educação a distância, modalidade em que os processos de ensino e aprendizagem são mediados pelas tecnologias nas interações entre docentes e discentes. Entre essas ferramentas, temos à disposição os Repositórios Digitais (RD) que podem ser utilizados nas instituições de ensino superior para facilitar o acesso aberto às informações científicas. Tendo em vista a importância dos RD no atual cenário de inovações tecnológicas, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as percepções dos docentes da UAB/UFRPE sobre repositórios digitais como ferramentas de apoio aos processos de ensino/aprendizagem no contexto da educação a distância online. São discutidas questões relacionadas aos seguintes eixos temáticos: educação a distância (MOORE; KEARSLEY, 2014; MATTAR, 2009; FORMIGA, 2012; LÉVY, 2010; TAMMARO, 2008; KENSKI, 2014; MILL, 2009; SOUZA; ALVES, 2018; MASSARO, 2014; OLIVEIRA, 2018); repositórios digitais (BARTON; WATER, 2004; SANTATAREM SEGUNDO, 2010); direitos autorais e licenças Creative Commons (BRANCO; BRITTO, 2013; REBOUÇAS; SANTOS, 2017), além de outros temas que serviram de base para o estudo. Em termos metodológicos, a pesquisa revela-se predominantemente qualitativa, descritiva e interpretativa, recorrendo, também, a alguns dados quantitativos. O público-alvo é formado por docentes dos Cursos de Licenciaturas da UFRPE, ofertados na modalidade a distância pelo Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário misto, com questões abertas e fechadas, disponibilizado em meio digital. Por meio das respostas obtidas, foi possível realizar análises e reflexões sobre a importância de haver a necessidade de um trabalho para orientação e uso dos repositórios, para que os docentes conheçam a finalidade dos RD e sua importância no âmbito de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontam para usos ainda incipientes dos repositórios digitais pelos docentes que atuam na UAB/UFRPE.
Abstract: Technological tools are becoming prominent in the context of distance education, a mode in which teaching and learning processes are mediated by technologies in the interactions between teachers and students. Among these tools, we have available the Digital Repositories (DR) that can be used in higher education institutions to facilitate open access to scientific information. Considering the importance of DRs in the current scenario of technological innovations, this research has as main objective to analyze the UAB/UFRPE teachers' perceptions about digital repositories as tools to support teaching / learning processes in the context of online distance education. The following topics are discussed in relation to the following themes: distance education (MOORE, KEARSLEY, 2014, MATTAR, 2009, FORMIGA, 2012, LÉVY, 2010, KENSKI, 2014, MILL, 2009, SOUZA, ALVES, 2018, MASSARO , 2014, OLIVEIRA, 2018); digital repositories (BARTON; WATER, 2004; SANTATAREM SEGUNDO, 2010); copyright and Creative Commons licenses (BRANCO, BRITTO, 2013, REBOUÇAS; SANTOS, 2017), as well as other themes that served as the basis for the study. In methodological terms, the research reveals itself predominantly qualitative, descriptive and interpretive, also using some quantitative data. The target audience is made up of professors of the UFRPE Undergraduate Courses, offered in the distance modality by the Program of the Open University of Brazil (UAB). As a data collection instrument, a mixed questionnaire was used, with open and closed questions, available in a digital medium. Through the answers obtained, it was possible to carry out analyzes and reflections on the importance of having a work for orientation and use of the repositories, so that the teachers know the purpose of DR and its importance in the scope of a higher education institution. The results point to the still incipient uses of the digital repositories by the professors who work at UAB/UFRPE.
Palavras-chave: Repositório digital
Educação a distância
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: FELIX, Jaciara Maria. Percepções de docentes da UAB/UFRPE sobre repositórios digitais no contexto da educação a distância online. 2019. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8512
Data de defesa: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaciara Maria Felix.pdfDocumento principal4,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.