Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRAZ, Fabiana Schondorfer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3739007464190236por
dc.contributor.advisor1SILVA, Emmanuelle Christine Chaves da-
dc.contributor.advisor-co1SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa-
dc.contributor.referee1LYRA, Pompéia Villachan-
dc.contributor.referee2LIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.date.accessioned2020-10-02T16:51:48Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationBRAZ, Fabiana Schondorfer. Criança, inclusão e transtorno do espectro autista : contribuições da teoria histórico-cultural e da sociologia da infância. 2019. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8498-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral discutir criticamente as abordagens da teoria histórico-cultural e da Sociologia da Infância no que se refere à inclusão educacional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar brasileiro. Esse objetivo desdobrasse em: revisar sistematicamente pesquisas sobre inclusão educacional de crianças com TEA em plataformas digitais; caracterizar as concepções de infância, desenvolvimento humano, educação e criança com deficiência na teoria histórico-cultural e na Sociologia da Infância; estabelecer contribuições da teoria histórico-cultural e da Sociologia da Infância em estudos sobre a inclusão educacional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Para a realização desse estudo de cunho teórico, fizemos, em um primeiro momento, levantamentos bibliográficos para situar o Estado da Arte das pesquisas que versam sobre o tema da inclusão educacional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista, a fim de caracterizá-las em principais abordagens teóricas e metodológicas e identificamos a preponderância de pesquisas baseadas na perspectiva da teoria histórico-cultural. Com isso, buscamos fundamentar a perspectiva da teoria histórico-cultural pelos estudos Lev Vygotsky (1984, 1997), mas também a perspectiva da Sociologia da Infância, principalmente pelos estudos de William Corsaro (2011) e Eric Plaisance (2005), como possibilidades de abordagem teórica e metodológica. Para tanto, situamos ambas as perspectivas acerca de conceitos ligados a criança, infância, desenvolvimento, educação, criança com deficiência e pesquisa com crianças. Nossas reflexões apontaram que não só é possível como é preciso repensar as pesquisas feitas sobre crianças com o Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar indicando a necessidade de um olhar plural e interdisciplinar em termos teóricos, e em termos metodológicos, principalmente, sugere-se pensar em maneiras de fazer pesquisa que torne acessível à participação direta das próprias crianças na construção de dados sobre elas, tomando-as como co-autoras das pesquisas.por
dc.description.abstractThis study aims to point out contributions of historical-cultural theory and Sociology of Childhood in future academic research related to the inclusive education of children with Autistic Spectrum Disorder. This objective unfolded into: systematically review research on educational inclusion of children with ASD on digital platforms; characterizing the historical-cultural theory and the perspective of the Sociology of Childhood regarding the conception of childhood related to human development, education and disability; to establish contributions from historical-cultural theory and Sociology of Childhood in studies on the educational inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder. In order to conduct this theoretical study, we made, in a first moment, bibliographic surveys to situate the State of the Art of the research that deals with the theme of the educational inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder, in order to characterize them in main theoretical and methodological approaches and identified the preponderance of research based on the perspective of historical-cultural theory. With this, we seek to base the perspective of the historical-cultural theory by the studies Lev Vygotsky (1984, 1997), but also the perspective of the Sociology of Childhood, mainly by the studies of William Corsaro (2011) and Eric Plaisance (2005), as possibilities of theoretical and methodological approach. To this end, we situate both perspectives on concepts related to children, childhood, development, education, children with disabilities, and research with children. Our reflections have pointed out that it is not only possible but also necessary to rethink research on children with Autistic Spectrum Disorder in the school context, indicating the need for a plural and interdisciplinary look in theoretical terms, and in methodological terms, especially, it is suggested to think. in ways to do research that makes it accessible to their own direct participation in the construction of data about them, taking them as co-authors of the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-10-02T16:51:48Z No. of bitstreams: 1 Fabiana Schondorfer Braz.pdf: 1407487 bytes, checksum: 9be50f7de8c97fa92a7bd8feb42a6bd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-02T16:51:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana Schondorfer Braz.pdf: 1407487 bytes, checksum: 9be50f7de8c97fa92a7bd8feb42a6bd4 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAutismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCriança, inclusão e transtorno do espectro autista : contribuições da teoria histórico-cultural e da sociologia da infânciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Schondorfer Braz.pdfDocumento principal1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.