Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8498
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criança, inclusão e transtorno do espectro autista : contribuições da teoria histórico-cultural e da sociologia da infância
Autor: BRAZ, Fabiana Schondorfer 
Primeiro orientador: SILVA, Emmanuelle Christine Chaves da
Primeiro coorientador: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Primeiro membro da banca: LYRA, Pompéia Villachan
Segundo membro da banca: LIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral discutir criticamente as abordagens da teoria histórico-cultural e da Sociologia da Infância no que se refere à inclusão educacional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar brasileiro. Esse objetivo desdobrasse em: revisar sistematicamente pesquisas sobre inclusão educacional de crianças com TEA em plataformas digitais; caracterizar as concepções de infância, desenvolvimento humano, educação e criança com deficiência na teoria histórico-cultural e na Sociologia da Infância; estabelecer contribuições da teoria histórico-cultural e da Sociologia da Infância em estudos sobre a inclusão educacional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Para a realização desse estudo de cunho teórico, fizemos, em um primeiro momento, levantamentos bibliográficos para situar o Estado da Arte das pesquisas que versam sobre o tema da inclusão educacional de crianças com o Transtorno do Espectro Autista, a fim de caracterizá-las em principais abordagens teóricas e metodológicas e identificamos a preponderância de pesquisas baseadas na perspectiva da teoria histórico-cultural. Com isso, buscamos fundamentar a perspectiva da teoria histórico-cultural pelos estudos Lev Vygotsky (1984, 1997), mas também a perspectiva da Sociologia da Infância, principalmente pelos estudos de William Corsaro (2011) e Eric Plaisance (2005), como possibilidades de abordagem teórica e metodológica. Para tanto, situamos ambas as perspectivas acerca de conceitos ligados a criança, infância, desenvolvimento, educação, criança com deficiência e pesquisa com crianças. Nossas reflexões apontaram que não só é possível como é preciso repensar as pesquisas feitas sobre crianças com o Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar indicando a necessidade de um olhar plural e interdisciplinar em termos teóricos, e em termos metodológicos, principalmente, sugere-se pensar em maneiras de fazer pesquisa que torne acessível à participação direta das próprias crianças na construção de dados sobre elas, tomando-as como co-autoras das pesquisas.
Abstract: This study aims to point out contributions of historical-cultural theory and Sociology of Childhood in future academic research related to the inclusive education of children with Autistic Spectrum Disorder. This objective unfolded into: systematically review research on educational inclusion of children with ASD on digital platforms; characterizing the historical-cultural theory and the perspective of the Sociology of Childhood regarding the conception of childhood related to human development, education and disability; to establish contributions from historical-cultural theory and Sociology of Childhood in studies on the educational inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder. In order to conduct this theoretical study, we made, in a first moment, bibliographic surveys to situate the State of the Art of the research that deals with the theme of the educational inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder, in order to characterize them in main theoretical and methodological approaches and identified the preponderance of research based on the perspective of historical-cultural theory. With this, we seek to base the perspective of the historical-cultural theory by the studies Lev Vygotsky (1984, 1997), but also the perspective of the Sociology of Childhood, mainly by the studies of William Corsaro (2011) and Eric Plaisance (2005), as possibilities of theoretical and methodological approach. To this end, we situate both perspectives on concepts related to children, childhood, development, education, children with disabilities, and research with children. Our reflections have pointed out that it is not only possible but also necessary to rethink research on children with Autistic Spectrum Disorder in the school context, indicating the need for a plural and interdisciplinary look in theoretical terms, and in methodological terms, especially, it is suggested to think. in ways to do research that makes it accessible to their own direct participation in the construction of data about them, taking them as co-authors of the research.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Criança
Autismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: BRAZ, Fabiana Schondorfer. Criança, inclusão e transtorno do espectro autista : contribuições da teoria histórico-cultural e da sociologia da infância. 2019. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8498
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Schondorfer Braz.pdfDocumento principal1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.