Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARRUDA, Harumi Matsumiya Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3903473073518373por
dc.contributor.advisor1SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa-
dc.contributor.referee1FERREIRA, Hugo Monteiro-
dc.contributor.referee2MOMO, Mariangela-
dc.date.accessioned2020-09-30T18:25:46Z-
dc.date.issued2019-12-26-
dc.identifier.citationARRUDA, Harumi Matsumiya Alves. O brincar no contexto da educação infantil : o que revelam as crianças?. 2019. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8495-
dc.description.resumoEsta pesquisa visou discutir as relações entre o brincar e a Educação Infantil com ênfase nas percepções das crianças sobre o tema tomando como base teórica a concepção de criança enquanto agente social e produtora de cultura (SARMENTO 2002, 2015); (CORSARO, 2011), bem como a perspectiva sociocultural do brincar (BROUGÈRE, 1995, 1998). O trabalho de registro dos dados foi realizado num Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, situado na cidade de Natal – Rio Grande do Norte, com um grupo de crianças do Nível IV (5 a 5 anos e 11 meses de idade). A investigação esteve orientada por princípios da etnografia, sendo adotados como procedimentos metodológicos a observação participante, as entrevistas com as crianças e os passeios pelo CMEI. A análise dos dados estruturou-se a partir de quatro unidades temáticas: ―Espaços internos e espaços externos‖; ―Rotina e brincadeira‖;―Aprendizado x brincadeira‖ e ―O adulto e a brincadeira‖. Os resultados apontaram que as crianças fazem uma associação direta do brincar aos espaços externos, enquanto que a sala de aula é vista como espaço de aprendizagem e estudo. No tocante a relação entre a rotina institucional e o brincar, verificou-se a presença de um excessivo controle por parte do adulto em relação aos tempos-espaços da brincadeira. Identificou-se, ademais, que as crianças reproduzem nas suas falas a dicotomia promovida no contexto educacional entre brincar e aprender. Por fim, averiguou-se que as crianças não reconhecem a professora como um sujeito que brinca.por
dc.description.abstractEsta investigación tuvo como objetivo discutir la relación entre el juego y la Educación Infantil con énfasis en las percepciones de los/as niños/as acerca del tema basado en la concepción de niño como agente social y productor de cultura (SARMENTO 2002, 2015); (CORSARO, 2011), así como en una perspectiva sociocultural del juego (BROUGÈRE, 1995, 1998). El trabajo de registro de los datos fue realizado en un Centro Municipal de Educación Infantil - CMEI, ubicado en la ciudad de Natal - Rio Grande do Norte, con un grupo de niños y niñas del Nivel IV (5 a 5 años y 11 meses). La investigación estuvo guiada por principios de la etnografía, adoptandose como procedimientos metodológicos la observación participante, las entrevistas con los/as niños/as y los paseos por el CMEI. El analisis de los datos estructurose a partir de cuatro unidades temáticas: "Espacios interiores y exteriores"; "Rutina y juego"; "Aprendizado x Juego" y "El adulto y el juego". Los resultados indican que los/as niños/as establecen una asociacion directa del juego a los espacios externos, mientras que conciben el aula como un espacio de aprendizaje y estudio. Con respecto a la relación entre la rutina institucional y el juego, se verifica que existe un control excesivo del adulto en relación con los tiempos-espacios del juego. Además, fue posible identificar que los/as niños/as reproducen en sus discursos la dicotomía promovida en el contexto educativo entre juego y aprendizaje. Finalmente, se averiguó que los/as niños/as no reconocen a la profesora como un sujeto que juega.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-09-30T18:25:45Z No. of bitstreams: 1 Harumi Matsumiya Alves Arruda.pdf: 1819613 bytes, checksum: e9ee8278c769cc509112b6d7641525fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-30T18:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Harumi Matsumiya Alves Arruda.pdf: 1819613 bytes, checksum: e9ee8278c769cc509112b6d7641525fa (MD5) Previous issue date: 2019-12-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO brincar no contexto da educação infantil : o que revelam as crianças?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Harumi Matsumiya Alves Arruda.pdfDocumento principal1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.