Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8495
Tipo do documento: Dissertação
Título: O brincar no contexto da educação infantil : o que revelam as crianças?
Autor: ARRUDA, Harumi Matsumiya Alves 
Primeiro orientador: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Hugo Monteiro
Segundo membro da banca: MOMO, Mariangela
Resumo: Esta pesquisa visou discutir as relações entre o brincar e a Educação Infantil com ênfase nas percepções das crianças sobre o tema tomando como base teórica a concepção de criança enquanto agente social e produtora de cultura (SARMENTO 2002, 2015); (CORSARO, 2011), bem como a perspectiva sociocultural do brincar (BROUGÈRE, 1995, 1998). O trabalho de registro dos dados foi realizado num Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, situado na cidade de Natal – Rio Grande do Norte, com um grupo de crianças do Nível IV (5 a 5 anos e 11 meses de idade). A investigação esteve orientada por princípios da etnografia, sendo adotados como procedimentos metodológicos a observação participante, as entrevistas com as crianças e os passeios pelo CMEI. A análise dos dados estruturou-se a partir de quatro unidades temáticas: ―Espaços internos e espaços externos‖; ―Rotina e brincadeira‖;―Aprendizado x brincadeira‖ e ―O adulto e a brincadeira‖. Os resultados apontaram que as crianças fazem uma associação direta do brincar aos espaços externos, enquanto que a sala de aula é vista como espaço de aprendizagem e estudo. No tocante a relação entre a rotina institucional e o brincar, verificou-se a presença de um excessivo controle por parte do adulto em relação aos tempos-espaços da brincadeira. Identificou-se, ademais, que as crianças reproduzem nas suas falas a dicotomia promovida no contexto educacional entre brincar e aprender. Por fim, averiguou-se que as crianças não reconhecem a professora como um sujeito que brinca.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo discutir la relación entre el juego y la Educación Infantil con énfasis en las percepciones de los/as niños/as acerca del tema basado en la concepción de niño como agente social y productor de cultura (SARMENTO 2002, 2015); (CORSARO, 2011), así como en una perspectiva sociocultural del juego (BROUGÈRE, 1995, 1998). El trabajo de registro de los datos fue realizado en un Centro Municipal de Educación Infantil - CMEI, ubicado en la ciudad de Natal - Rio Grande do Norte, con un grupo de niños y niñas del Nivel IV (5 a 5 años y 11 meses). La investigación estuvo guiada por principios de la etnografía, adoptandose como procedimientos metodológicos la observación participante, las entrevistas con los/as niños/as y los paseos por el CMEI. El analisis de los datos estructurose a partir de cuatro unidades temáticas: "Espacios interiores y exteriores"; "Rutina y juego"; "Aprendizado x Juego" y "El adulto y el juego". Los resultados indican que los/as niños/as establecen una asociacion directa del juego a los espacios externos, mientras que conciben el aula como un espacio de aprendizaje y estudio. Con respecto a la relación entre la rutina institucional y el juego, se verifica que existe un control excesivo del adulto en relación con los tiempos-espacios del juego. Además, fue posible identificar que los/as niños/as reproducen en sus discursos la dicotomía promovida en el contexto educativo entre juego y aprendizaje. Finalmente, se averiguó que los/as niños/as no reconocen a la profesora como un sujeto que juega.
Palavras-chave: Educação infantil
Infância
Brincadeira
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: ARRUDA, Harumi Matsumiya Alves. O brincar no contexto da educação infantil : o que revelam as crianças?. 2019. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8495
Data de defesa: 26-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Harumi Matsumiya Alves Arruda.pdfDocumento principal1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.