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dc.creatorLÉO NETO, Nivaldo Aureliano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308320873555411por
dc.contributor.advisor1TAVARES, Maurício Antunes-
dc.contributor.referee1SANTANA, Moisés de Melo-
dc.contributor.referee2SCIFONI, Simone-
dc.date.accessioned2020-09-24T22:11:13Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationLÉO NETO, Nivaldo Aureliano. Educação patrimonial e diálogo de saberes no quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco). 2019. 288 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8494-
dc.description.resumoA busca por uma educação intercultural nos conduz à compreensão das alteridades e dos respectivos discursos performativos de identidades em certas situações sociais e campos políticos. A valorização dos diversos saberes dessas identidades, aceitando a sua própria epistemologia e domínios explicativos, indicam relações educadoras nas quais as tradições de conhecimentos locais podem interagir com processos de contextualização didática de conteúdos escolares. O presente trabalho buscará a compreensão dos processos educativos que podem existir ao efetuarmos as interações entre Culturas e Educações nos territórios que lidam com a gestão compartilhada da memória local, considerando que tais ações também se desdobram em lutas políticas por reconhecimento. Para tal, parte-se de uma ação de Educação Patrimonial de gestão compartilhada realizada em parceria com o quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), intitulada “Do Buraco ao Mundo”, ocorrida entre os anos de 2014-2018. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo em questão busca compreender as etapas ocorridas ao longo dessa ação, destacando os processos e os usos educativos do Patrimônio mediados por uma pesquisa-ação-participante. Problematiza-se sobre os processos de (des)legitimação dos conhecimentos locais e de sua interação com conteúdos didáticos escolares, especificamente para o Ensino de Ciências/Biologia, emaranhados nas afirmações de uma identidade que reconhece a presença negra e indígena no sertão de Pernambuco.por
dc.description.abstractThe search for an intercultural education leads us to understand the alterities and the respective performative discourses of identities in certain social situations and political fields. The appreciation of the diverse knowledge of these identities, accepting their own epistemology and explanatory domains, indicate educative relationships in which local knowledge traditions can interact with didactic contextualization processes of school contents. The present work will seek the understanding of the educational processes that may exist when performing the interactions between Cultures and Educations in the territories that deal with the shared management of local memory, considering that such actions also unfold in political struggles for recognition. To this end, it starts from a shared management Heritage Education action carried out in partnership with the indigenous quilombo Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), entitled “From the Hole to the World”, which took place between 2014-2018. Using a qualitative approach, the study in question seeks to understand the steps that occurred throughout this action, highlighting the processes and educational uses of Heritage mediated by a participatory action research. It discusses the processes of (de) legitimization of local knowledge and its interaction with school didactic contents, specifically for Science / Biology Teaching, entangled in the affirmations of an identity that recognizes the black and indigenous presence in the Pernambuco hinterland.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-09-24T22:11:13Z No. of bitstreams: 1 Nivaldo Aureliano Leo Neto.pdf: 5077038 bytes, checksum: f7d08f710ce5d0790d863056d630f822 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-24T22:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nivaldo Aureliano Leo Neto.pdf: 5077038 bytes, checksum: f7d08f710ce5d0790d863056d630f822 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectRelação étnico-racialpor
dc.subjectQuilombolapor
dc.subjectÍndiopor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação patrimonial e diálogo de saberes no quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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